Os eletrodomésticos inteligentes para a cozinha já são uma realidade e começam a chegar ao consumidor final. Esses aparelhos contam não apenas com conectividade com a internet, smartphones, outros dispositivos smart, assistentes de voz, mas também com novas tecnologias e recursos de inteligência artificial.

O objetivo final é fazer com que os processos sejam automatizados e muito mais práticos. O Shoptime conta em quais itens você pode ficar de olho para investir em uma smart cozinha.

Fogão, forno e cooktop

Já existem fogões conectados que podem ter o forno acionado à distância ou avisam, com notificação no smartphone, se o usuário esqueceu o equipamento ligado, para desligá-lo de onde estiver.

Modelos de fogões inteligentes contam com sensores modernos, que permitem uma regulagem mais precisa da temperatura no forno e da chama nas bocas. O cozinheiro escolhe e configura as temperaturas ideais e o equipamento cuida de evitar que um preparo queime ou passe do ponto. O mesmo vale para cooktops e fornos elétricos inteligentes.

A aplicação de recursos de inteligência artificial pode permitir ciclos de aquecimento, cozimento e preparos pré-definidos. Ou seja, fogões smart vão "aprender" como fazer algumas receitas, podendo aumentar ou diminuir o fogo e temperatura em certos momentos, de acordo com a rotina do cozinheiro/a.

E essa categoria de eletrodomésticos smart conta com recursos para funcionarem com maior eficiência e menor gasto de energia, além de funções de segurança.

Micro-ondas

Assim como nos fogões e fornos, as inovações em micro-ondas passam por tecnologias de aquecimento e cozimento: controle mais preciso da potência e temperatura, com performance otimizada para que os alimentos sejam aquecidos ou descongelados por igual, levando em conta a economia de tempo e de energia elétrica.

Inovações tecnológicas também são aplicadas nos materiais e no design, para que a distribuição das micro-ondas seja mais eficaz e os equipamentos sejam mais fáceis de limpar, sem odores e com ação bacteriana.

Nos equipamentos smart, será possível controlar todas as funções de forma remota, programando ou ativando o micro-ondas. Ou seja, você poderá acompanhar o descongelamento de um alimento à distância, para que ele esteja pronto para o preparo quando você chegar em casa.

Geladeira

Modelos de geladeiras inteligentes contam com novas tecnologias de sensores que monitoram temperatura, refrigeração e umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados. As funções podem incluir refrigeração diferenciada para áreas distintas do eletrodoméstico. O controle da temperatura e da refrigeração interna permite ainda uma maior eficiência com menor consumo de energia.

Algumas geladeiras inteligentes contam com portas de duas camadas (sendo a interna em vidro ou material transparente), para criar uma área de fácil acesso e mostrar o interior do equipamento sem perda do ar frio. E modelos avançados têm telas de LED na porta e câmeras internas, para exibir os itens armazenados. Através do aplicativo do fabricante, é possível visualizar o interior da geladeira à distância, pelo celular.

A conexão com apps e plataformas integradas permite criar listas e cadastrar os itens armazenados, data de compra, abertura ou validade, e inclusive alertas dos produtos que estão acabando ou perto do vencimento, a fim de organizar melhor as compras.

Eletroportáteis

Fabricantes vêm anunciando cada vez mais eletroportáteis smart, como panela de arroz, panela de pressão,

... rget="_blank">fritadeira elétrica, cafeteira e chaleira, entre outros.

Em comum, eles contam com conectividade com internet, apps e assistentes de voz, como Google Home, para programação e operação à distância, ou com comandos dos assistentes. Além disso, há um foco em design moderno e novas tecnologias para economia de energia (uma vez que eles devem ficar ligados ou modo stand-by o tempo todo).

Pia e torneira

Já existe até pia com torneira inteligente, com funções de filtragem de água, emissão de bolhas e ondas ultrassônicas, para deixar de molho e lavar de forma mais efetiva os alimentos, inclusive para retirar traços de pesticidas de frutas, legumes e verduras.

Visite o Shoptime para conhecer as novidades em eletrodomésticos e eletroportáteis.

E comemore conosco o Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.