O conceito de smart home, ou casa inteligente, é ligado ao uso da tecnologia para garantir mais conforto, praticidade, acessibilidade e segurança aos moradores. Ainda que o processo de automação total de uma residência requeira um projeto completo e obras de adaptação, é possível deixar sua casa mais inteligente com alguns dispositivos. E o Shoptime explica os benefícios.

Ter uma casa ou apartamento totalmente inteligente e conectado é uma escolha que deve vir junto com o projeto do imóvel, desde o processo de construção. É provável que essa seja uma realidade cada vez mais incentivada em um futuro próximo, com soluções de geração de energia, economia e reuso de água, segurança e facilidade de acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência.

São ações como acender a luz, trancar a porta ou verificar se algum movimento estranho foi detectado. Tudo isso com comandos de voz, pela tela de um celular ou outro aparelho de controle conectado.

Para a realidade atual, estão disponíveis no mercado diversos tipos de dispositivos e kits de automação que adaptam a estrutura existente nas residências. Isso inclui lâmpadas, interruptores, fechaduras, tomadas, câmeras, sensores de movimento e de abertura de portas e janelas, portões para garagem, automatizadores de cortinas e persianas, entre outros.

Esses são dispositivos que mantêm uma conexão com o Wi-Fi local, para serem controlados via aplicativo nos smartphones dos moradores, por comando de um controle central ou por aparelhos com assistente de voz, como o Google Home.

Os assistentes, além de tocar música, responder perguntas, ler notícias e informar a previsão do tempo, acabam funcionando como um hub centralizador dos dispositivos, inclusive, possibilitando que itens de marcas diferentes funcionem em conjunto na mesma rede.

Além desses dispositivos, é cada vez mais fácil encontrar eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos residenciais com perfil inteligente: ar-condicionado, geladeira, fogão, lava-roupas, cafeteira, micro-ondas, chaleira, panela elétrica, TV, caixa de som, aspirador de pó, , entre muitos outros.

O ponto comum entre os aparelhos é a aplicação de novas tecnologias para um funcionamento mais prático, economia no consumo de energia, aplicação de recursos de inteligência artificial e "machine learning", o envio de alertas e avisos para os smartphones dos moradores. Com a conexão da internet, em muitos casos, é possível acioná-los ou monitorá-los à distância.

Para quem deseja começar o processo de automação e entender um pouco melhor o futuro das smart homes, entre os dispositivos mais fáceis de instalar estão as lâmpadas inteligentes, que costumam funcionar sem problema nos bocais e luminárias comuns.

Mais caras do que as lâmpadas tradicionais, elas ficam conectadas ao Wi-Fi. Por um assistente de voz ou app no celular, é possível ligar e desligá-las, mudar a intensidade e até a cor da iluminação.

Outro dispositivo fácil de instalar são os smart plugs, ou tomadas inteligentes. O usuário conecta o eletrônico desejado e libera, pelo smartphone ou assistente de voz, a entrada de energia para ligar o aparelho.

Uma terceira opção de produto inteligente que não é caro são os controles universais conectados, um hub que consegue enviar comandos para todos os aparelhos do ambiente que tenham controle remoto com infravermelho. Assim, com apenas um dispositivo, você pode comandar sua TV, aparelho de som, ventilador, ar-condicionado, etc.

... arget="_blank">Visite o Shoptime para conhecer outros dispositivos inteligentes, eletrodomésticos e eletrônicos smart para transformar a sua casa.

Chegou o Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.