"O Microsoft Excel parou de funcionar". Muitos usuários do editor de planilhas já se depararam com esta mensagem quando tentam executar o programa ou um arquivo específico. Atalhos ou suplementos corrompidos, conflitos com outros programas e versões incorretas de um arquivo do pacote do Office são possíveis causas para esses problemas de inicialização. Quando alguma delas for constatada, o Excel não abre ou informa a detecção da disfunção.

Isso pode fazer com que o usuário não consiga utilizar a aplicação por algum tempo e, às vezes, corromper dados armazenados. Para ajudar a solucionar essas disfunções e problemas quando o Excel não abre, confira, a seguir, oito possíveis soluções.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Iniciar no modo seguro

Uma possível solução quando o Excel não abre é inicializar a aplicação no modo seguro. Ao fazer isso, o editor desconsidera algumas funcionalidades e configurações, como alterações na barra de ferramentas. Há duas maneiras de executar o Excel no modo seguro. A primeira delas é abrir a aplicação ao mesmo tempo que se pressiona a tecla "Ctrl"; a outra é iniciar pelo menu "Executar". Para isso, pressione as teclas Windows + R e, na caixa que vai aparecer, digite "Excel /safe" (sem as aspas).

Se o problema for resolvido, é possível investigar se o problema por conta de um complemento do tipo COM. Para isso, será necessário desabilitá-los e habilitá-los manualmente. Para fazer a checagem, vá em Arquivo > Opções > Suplementos, selecione "Complementos COM" e pressione o botão "Ir".

Então, limpe as caixas de seleção e pressione "OK". Por fim, feche o Excel e o inicialize novamente. Caso o editor inicialize normalmente, passe a testar os complementos ao habilitá-los um por vez até descobrir se um deles estava causando a disfunção. É necessário reiniciar o programa a cada teste.

2. Atualizar o Excel

Muitas vezes a atualização da aplicação ou a instalação de alguma recomendação da Microsoft pode ser a solução para problemas quando o Excel não abre. Nesses casos, é preciso checar se o programa foi atualizado para a versão mais recente apresentada pelo provedor.

Antes que a atualização seja feita, é recomendado que o usuário cheque se todos os seus documentos foram salvos. Depois, é necessário abrir alguma das aplicações do pacote Office, como Word e PowerPoint, por exemplo. Clique no menu "Arquivo", e siga a ordem: Conta > Opções de atualização > Atualizar agora. Também é possível configurar o Windows Update para baixar e instalar atualizações de forma automática.

3. Conferir se o antivírus está atualizado ou em conflito com o Excel

A falta de atualização do programa de antivírus utilizado no computador do usuário pode fazer com que o Excel não abra ou tenha problemas de funcionamento e inicialização. Nesse caso, é indicado checar com frequência as atualizações oferecidas pelo fornecedor do antivírus na internet.

Também é possível que, no caso de o antivírus estar integrado ao editor de planilhas, as aplicações estejam em conflito. Para solucionar o problema, o usuário pode desabilitar essas integrações. Entretanto, isso pode deixar o computador suscetível a ataques hackers. O ideal é saber a orientação da empresa que fornece o antivírus para situações como essa.

4. Verificar se algum programa está em conflito com o Excel

Para checar se algum programa está em conflito e impedindo a execução do Excel, é necessário fazer uma "inic

... ialização limpa" de seu computador. Isso porque, ao iniciar o Windows, diversos aplicativos são executados em segundo plano, e um deles pode ser o causador de problemas no editor de planilhas.

A inicialização seletiva faz apenas a execução mínima de programas para que o sistema possa ser ligado. Assim, é possível saber qual aplicação causa problemas no Excel em seu computador. Novamente, o processo é manual.

Para fazer a inicialização seletiva, é necessário apertar Windows + R, digitar "msconfig" e confirmar em "OK". Será aberta a aba "Configurações do Sistema". Clique em "Serviços" e, depois, em "Ocultar todos os serviços da Microsoft". Ao fazer isso, assegura-se que nenhuma aplicação importante ao sistema operacional seja desativada. Em seguida, selecione "Desativar tudo" e siga os passos: Inicialização de Programas > Abrir Gerenciador de Tarefas.

Com o gerenciador aberto, o usuário pode desabilitar as aplicações que talvez estejam em conflito com o Excel. Para testar, remova-a da inicialização ao clicar em "Desabilitar". Novamente na janela "Configuração do Sistema", clique em "OK" e, depois, em "Reiniciar".

5. Reparar o Excel

Outra maneira de resolver o problema de congelamento do Excel é reparar o programa. No caso do Windows 10, ao clicar no botão "Windows", clique na opção "Aplicativos e Recursos". Depois, selecione o Excel — todo o pacote Office será reparado. Então, duas opções podem aparecer: "Clique para executar" ou "MSI". No caso da primeira, opte por "Reparo Online" e, por fim, "Reparar". Na segunda, siga a ordem de cliques: Alterar a instalação > Reparar > Continuar.

6. Reinstalar o Excel

Talvez seja necessário desinstalar o Excel do computador e instalá-lo novamente. A maneira de executar a instalação vai depender do tipo licença do usuário do pacote Office — física ou digital. Caso o usuário tenha o Office 2010, 2013 ou 2016, a licença ainda pode ser física, isso em situações em que o pacote não foi registrado por meio de uma conta da Microsoft com e-mail e senha. A chave pode ser encontrada na caixa ou documentação que veio com a cópia física.

Caso o usuário tenha o Office 2019 ou uma assinatura do Office 365, a instalação se dará através da conta online. Nesses casos em que há uma conta da Microsoft atrelada, a reinstalação é mais simples. Para isso, é necessário apenas acessar a página do Office (account.microsoft.com/services/office), logar com a senha e o e-mail cadastrados e buscar pelo botão "Instalar software".

Veja também: Como personalizar uma planilha do Excel

7. Conferir se há memória RAM suficiente

Com a adição de novas informações e formatações, um documento do Excel pode aumentar seu tamanho significativamente. Caso haja problema de execução no arquivo, cheque se há memória RAM suficiente para executar o programa.

Para conferir o uso atual da memória RAM de seu computador, clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows. Depois, clique em "Gerenciador de Tarefas" e vá até o menu "Memória", no Windows 10, ou o menu "Total", no caso do Windows 7. Caso necessário, vá até o site da Microsoft, no qual a empresa informa os requisitos para o uso de cada versão do pacote Office.

8. Usar o Excel online

Se nada funcionar, há a possibilidade de utilizar o Excel de forma online, já que não é preciso ter o programa instalado no computador. Para isso, é necessário acessar o Office.com. "O Office Online combina as características mais comuns de Office e recursos de coautoria em tempo real", descreve a Microsoft. No caso do editor de planilhas, é possível criar, editar e compartilhar arquivos. Os documentos podem ser salvos no OneDrive.

Com informações de Microsoft

Como juntar fórmulas no Excel? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.