Jogos multiplayer de sobrevivência, como Minecraft e Valheim, são extremamente populares no PC e estão entre alguns dos títulos mais famosos em lojas digitais como o Steam. Embora sejam produções com histórias e gráficos distintos, eles atraem os jogadores pelo senso de comunidade e pela liberdade criativa, com mapas dinâmicos e mecânicas ideais para se jogar em grupo. Confira, na lista a seguir, os dez melhores jogos de sobrevivência para aproveitar com os amigos online.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Minecraft

Entre os games mais populares, Minecraft é uma das melhores opções para jogar com amigos online. Além da versão de PC, o jogo está disponível para Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch e celulares Android e iPhone (iOS). Uma boa notícia sobre o jogo é que há crossplay entre as plataformas.

Minecraft funciona como um jogo de construção com blocos, todo ambientado em um mundo 3D pixelizado. Neste game, a criatividade é o limite, já que não há exatamente um objetivo a ser seguido, e por isso todas possibilidades são infinitas. É possível criar de casas até cidades feitas inteiramente de cubos. Com os modos Sobrevivência, Criativo e Aventura, os jogadores podem entrar no mundo de amigos ou até mesmo em servidores abertos para se divertir e construir.

2. Valheim

Valheim é o mais recente fenômeno do mundo dos games. Desenvolvido por uma equipe de apenas cinco pessoas, o título já alcançou a marca de 500 mil usuários simultâneos jogando. Por causa disso, bateu recordes de nomes famosos, como GTA 5 e DotA 2. O game está disponível para PC (via Steam), em formato de acesso antecipado.

Valheim traz uma aventura viking no mundo dos mortos, em que o objetivo principal é sobreviver em um mapa com detalhes e biomas gerados aleatoriamente. Embora pareça simples à primeira vista, o game garante uma experiência única de cooperação e construção, com lutas épicas contra criaturas místicas e colossais. O purgatório do jogo pode ser brutal, por isso uma ajuda de amigos é sempre bem-vinda. Com suporte para até dez jogadores simultâneos, os usuários podem convidar pessoas para as partidas a qualquer momento do jogo.

3. Terraria

Terraria é um jogo de plataforma 2D ideal para quem gosta de desafios. Por se encaixar no estilo "sandbox", o game costuma ser comparado a um “Minecraft 2D”. No entanto, não se engane por essa fama: embora pareça ter um modo mais rústico de construção, seu nível de dificuldade é mais elevado. Com um "Hard Mode" na campanha, o título traz lutas frenéticas contra chefões, exigindo uma boa dose de estratégia e cooperação em grupo.

Disponível para PC (via Steam), Xbox One, PS4, Nintendo Switch, Android e iPhone (iOS), o game conta com modo co-op, PVP e mundos únicos criados aleatoriamente. É possível construir, explorar, conhecer NPCs e coletar recursos para criar armas e equipamentos. Entretanto, para avançar na história, é preciso derrotar os chefes. A esta altura, jogar sozinho pode se mostrar mais difícil do que parece. Por isso, multiplayer é um dos destaques de Terraria, incentivado até pela própria loja do Steam.

4. Rust

É quase impossível falar de jogos de sobrevivência sem mencionar títulos ambientados em mundos pós-apocalípticos. Na lista dos melhores e mais populares, Rust se destaca por ser um fenômeno da Twitch TV. Além disso, sua jogabilidade cruel também chama a atenção, e é fruto da própria interação entre jogadores. Atualmente, está disponível para PC (Steam), com versões previstas para Xbox One e PS4.

Rus

... t combina diferentes estilos, de construção à experiência que lembra Battle Royale. Fome, sede, frio e criaturas perversas são somente alguns dos desafios que os jogadores devem enfrentar ao explorar o mapa. Além disso, na realidade, são os próprios usuários que determinam a verdadeira experiência do multiplayer. Com diversos servidores online, eles podem lutar entre si ou se unir, criando bases, grupos e até mesmo alianças dentro do jogo.

5. 7 Days to Die

Ainda na lista de mundos pós-apocalípticos, 7 Days to Die se destaca por permitir que os jogadores convidem amigos para jogar em partidas privadas – diferentemente de Rust e de outros títulos que tenham servidores apenas online. Entretanto, não é somente esse detalhe que garante o lugar do game entre os melhores: sua quantidade massiva de conteúdo é ideal para os fanáticos por construção e exploração. Ele está disponível para PC (via Steam) em acesso antecipado, mas conta com versões para Xbox One e PS4.

Como diz o próprio nome, em 7 Days to Die os jogadores têm sete dias para se preparar para uma invasão zumbi. Nesse meio tempo, podem coletar recursos, fazer reformas ou construir uma base para se proteger. O diferencial do game está nas possibilidades. Elas envolvem inúmeros mapas gigantescos e procedurais para explorar, além um vasto menu de habilidades, com diferentes estilos de combate, animais, zumbis e um sistema de construção, que inclui motos e até robôs. É possível, também, alterar as configurações da sua partida ou convidar amigos para jogar a qualquer momento. Além dos servidores privados, há mundos públicos, com jogadores de todo o globo.

6. ARK: Survival Evolved

ARK: Survival Evolved não é um jogo com muitas inovações, mas que soube utilizar o sistema já tradicional para formar um multiplayer divertido e mecânicas complexas. Disponível para PC (Steam), Xbox One, PS4 e Nintendo Switch, o game do Studio Wildcard traz tudo que um jogador espera de uma experiência de sobrevivência em mundo aberto, só que com um adicional: dinossauros.

No game, o jogador é abandonado sem roupas em uma ilha misteriosa. Ali, precisa caçar, criar abrigos e resistir aos perigos que espreitam o ambiente hostil. Além de construir, caçar e plantar, ARK: Survival Evolved também permite que os usuários domem, treinem e usem dinossauros como montarias. O que destaca esse game, no entanto, é justamente o seu multiplayer online, que funciona de maneira similar a um MMO. Nesse modo, conta com sistema de tribos para adicionar amigos e compartilhar sua base, seus animais e outros recursos.

7. Don't Starve Together

Para os fãs do jogo da Klei Entertainment, Don't Starve Together é uma ótima pedida para curtir com outros jogadores em modo online. O game é uma expansão multiplayer autônoma, disponível para PC (via Steam), PS4 e Xbox One. Por causa disso, não é necessário ter o título original para poder jogar, já que funciona como uma edição standalone.

Assim como no primeiro game, os jogadores entram em um mundo selvagem e sombrio, com criaturas e perigos a serem desvendados. Em grupo, os sobreviventes podem entrar em modo cooperativo com amigos em jogos privados, ou tentar a sorte em servidores públicos, com usuários desconhecidos. Mesmo com modo solo, sobreviver em Don't Starve Together é mais divertido e dinâmico em conjunto.

8. No Man's Sky

Após um lançamento conturbado, No Man's Sky agora tem motivos para ganhar uma nova chance dos jogadores. Depois de uma série de atualizações, o game garantiu conteúdo para horas de diversão e ainda recebeu um multiplayer online bem completo. Um dos destaques é o suporte para crossplay do jogo – ou seja, usuários do PC podem jogar com amigos do Xbox One, Xbox Series X/S, PS4 e PlayStation 5 (PS5).

Inspirado nos clássicos da ficção científica, No Man's Sky é focado na exploração de planetas, biomas e novas formas de vida. Aqui, sobreviver faz parte do pacote, já que os mapas têm climas diferentes e estão repletos de criaturas selvagens e agressivas. No multiplayer online, os jogadores ganham a oportunidade de compartilhar uma galáxia inteira, além de poder explorar e construir juntos.

9. SCUM

Disponível em acesso antecipado para PC no Steam, SCUM é um jogo com foco no realismo. Vale dizer que, neste caso, não estamos falando apenas dos gráficos. À primeira vista, o título tem cara de ser apenas mais um game tradicional de sobrevivência online, mas suas mecânicas complexas contam outra história. Os menus do game trazem uma lista enorme de informações, incluindo dados sobre o metabolismo do personagem, com nutrição, digestão, batimentos cardíacos e pressão sanguínea, por exemplo.

O jogo se destaca por ser um multiplayer com sistema de simulação detalhado. Além disso, conta com inúmeras possibilidades de personalização, o que entrega uma experiência diferente e desafiadora para jogar online. Um servidor tem suporte para até 64 jogadores, que podem cooperar juntos para sobreviver ou se enfrentar na disputa por território e recursos.

10. Raft

Raft é um jogo em acesso antecipado para PC (via Steam), em que os jogadores podem se aventurar com os amigos no meio do oceano – isto é, se considerem sobreviver à fome, à sede e aos ataques de tubarões. Com uma única jangada e um gancho feito de plástico, os usuários precisam explorar o mar em busca de ilhas e materiais para se manterem vivos.

O modo online é cooperativo. Por isso, os sobreviventes podem fazer construção em conjunto na jangada, ajudando a expandir a base e a coletar qualquer objeto que apareça flutuando no mar. Raft é uma ótima pedida para quem gosta de construir e explorar em boa companhia.

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.