Os jogos da série Dark Souls são muito conhecidos pelo seu alto nível de dificuldade. Repletos de momentos desafiadores, eles exigem que jogadores tentem uma mesma fase várias vezes para progredir. Essa tática, no entanto, não é uma exclusividade da franquia. Já antigamente, alguns games apresentavam jogabilidade com dificuldade bastante elevada – seja por limitações técnicas, como em Silver Surfer, ou pela própria gameplay, como em Battletoads. Na lista a seguir, confira dez jogos antigos muito mais difíceis do que Dark Souls.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tomb Raider 3

Os jogos originais da franquia Tomb Raider eram bastante conhecidos pela sua dificuldade, proporcionada pelos controles nada convencionais e puzzles complicados. Entre eles, o mais complexo é definitivamente Tomb Raider 3, lançado em 1998 para PlayStation e PC.

Inicialmente, ele se assemelha bastante aos outros games clássicos. No entanto, com o avançar das fases, a sua dificuldade aumenta de forma considerável. Níveis como Lud's Gate, Aldwych e Thames Wharf foram um pesadelo para muitos jogadores. Além desse sistema de progressão, ainda era mais complexo encontrar os segredos das fases, já que muitos deles ficam em lugares praticamente impossíveis de serem encontrados uso de um detonado.

2. Cybernoid II: The Revenge

Lançado inicialmente em 1988 para computadores domésticos, Cybernoid II: The Revenge ganhou também versões para Atari ST e Amiga, sendo um dos primeiros jogos do gênero shoot 'em up para consoles de mesa. Apesar do capricho nos gráficos e controles quando comparado a outros games da mesma época, Cybernoid II tem os seus momentos de dificuldade extrema.

Como outros games da época, ele ainda tem muitas raízes nos arcades, populares em fliperamas. Por isso, contava com algumas partes praticamente impossíveis, elaboradas justamente para fazer com que os jogadores comprassem mais fichas.

3. Super Star Wars: The Empire Strikes Back

Super Star Wars: The Empire Strikes Back é um jogo baseado no filme clássico de 1980. Foi lançado para o Super Nintendo, em 1993. Nesta aventura, o jogador assume o controle dos protagonistas Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca em fases cheias de desafios. Os seus controles, no entanto, são um pouco atrapalhados, o que acaba deixando os níveis mais difíceis do que o esperado.

4. Ikaruga

O shooter Ikaruga chegou aos arcades japoneses em 2001 e, posteriormente, foi portado para o Dreamcast. O game se destacou por trazer ao gênero uma abordagem diferente, mesclando elementos de quebra-cabeças ao estilo conhecido como bullet hell, que basicamente consiste em uma tela repleta de projéteis inimigos.

Nele, o jogador pode alterar a polaridade para tentar absorver o dano em vez de perder pontos de vida. Essa, entretanto, é uma mecânica desafiadora, que poucos jogadores conseguem dominar e usar ao seu favor.

5. Ninja Gaiden

A série Ninja Gaiden fez muito sucesso no Nintendo 8-Bits, se consagrando como uma das franquias mais populares da geração. No entanto, mesmo com um bom sistema de combate, inimigos variados e uma história envolvente, o game ainda tem algumas mortes bastante gratuitas.

Em determinados momentos, é praticamente impossível se esquivar de certos inimigos, enquanto simultaneamente cada vez mais deles vão surgindo na tela. Além disso, quando atingido, o ninja é jogado para trás – o que geralmente resulta em uma vida perdida.

6. Battletoads

Embora não sejam

... difíceis o tempo todo, os jogos da série Battletoads sempre tinham fases que colocavam à prova os reflexos dos jogadores. Uma delas é a da "motinha", em que sapos lutadores montavam em uma bike futurista e precisavam desviar e saltar sobre obstáculos em alta velocidade.

Além dessa, outra fase bastante conhecida pela alta dificuldade é a Volkmire’s Inferno, presente no jogo Battletoads do Nintendo 8-Bits. Nela, era preciso desviar de raios, bolas de fogo e outros obstáculos, que surgiam de forma frenética na tela. Fases como essas exigiam reflexos rápidos. Por isso, muitas vezes acabam em Game Over.

7. Zombies Ate My Neighbors

Zombies Ate My Neighbors é um jogo de tiro cooperativo lançado em 1993, para Super Nintendo e Mega Drive. No papel dos irmãos Zeke e Julie, os jogadores precisam resgatar os seus vizinhos de monstros como zumbis, vampiros e alienígenas. Essa, porém, não era de forma alguma uma tarefa fácil.

A partir da quarta fase, os labirintos vão ficando mais complexos, e os inimigos, mais fortes. Por causa disso, a munição se torna escassa. Mesmo com um sistema de passwords, as coisas não ficam mais fáceis, já que o jogador retorna para a fase sem as suas armas, munição e chaves.

8. Silver Surfer

Silver Surfer, lançado em 1990 para o Nintendo 8-Bits, é considerado um dos jogos mais difíceis do console. Parte dessa dificuldade vem do seu game design problemático, que fez dele um jogo quase impossível de terminar sem uso de macetes.

As fases com câmera de lado são um pouco mais fáceis, embora tenham obstáculos invisíveis que podem atrapalhar bastante no gameplay. Tudo isso, porém, fica ainda mais complicado nas fases vistas de cima, que demandam desviar de projéteis que ficam camuflados no fundo da tela.

9. Takeshi's Challenge

Criado por Takeshi Kitano, criador do famoso game show japonês Takeshi's Castle, este jogo foi lançado em 1986, para o Nintendo 8-Bits. Nele, o jogador controla um executivo japonês que tenta ir a uma ilha remota atrás de um tesouro marcado em um misterioso mapa.

O jogo é bastante complexo, com desafios que só têm a sua solução descoberta na base da tentativa e erro. Além disso, momentos repentinos de “Game Over” também não são raros, o que faz do game uma experiência bastante frustrante para aqueles que jogam sem um guia.

10. Ghosts 'N Goblins

Desde o seu título de estreia, em 1985, a série Ghosts 'n Goblins da Capcom passou a ser conhecida entre os jogadores pela sua dificuldade brutal. O Ghosts 'N Goblins original é considerado um dos jogos mais difíceis do NES e, embora seja muito desafiador, ele dificilmente aposta em mortes baratas.

Os controles do game são bem programados, assim como a inteligência artificial dos inimigos. A melhor forma de progredir é ir praticando até o dominar o game. Vale dizer que terminar Ghosts 'n Goblins uma única vez não é suficiente, já que é necessário chegar ao fim duas vezes para ver o seu verdadeiro final.

Com informações de GameRant

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.