Filmes indicados ao Oscar 2021, que acontece neste domingo (25), estão sendo utilizados por criminosos para espalhar arquivos maliciosos pelo computador e celular. A ação aproveita o interesse do público em assistir aos filmes indicados ao prêmio, especialmente na categoria de Melhor Filme, para aplicar golpes de phishing. Os criminosos oferecem links que prometem disponibilizar os longas-metragens na íntegra de forma gratuita, com a finalidade de roubar dados bancários das vítimas e disseminar malwares.

A prática foi descoberta pela empresa de segurança cibernética Kaspersky, que encontrou diversos sites maliciosos de streaming aplicando os golpes. Segundo os pesquisadores, os criminosos utilizam como isca os títulos indicados à categoria de Melhor Filme do Oscar 2021: "Judas e O Messias Negro", "Mank", "Minari: Em Busca da Felicidade", "Nomadland", "Bela Vingança", "Som do Silêncio", "Meu Pai" e "Os 7 de Chicago".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a Kaspersky, os criminosos liberam os primeiros minutos de cada longa-metragem para atrair as vítimas. Para ter acesso ao restante do filme, é preciso preencher um formulário com seu endereço e seus dados bancários. Em seguida, o usuário recebe a cobrança, mas o filme completo não é liberado.

Outra prática utilizada pelos criminosos consiste em disponibilizar para download arquivos falsos que imitam os filmes do Oscar, mas que na verdade são malwares. A empresa detectou cerca de 80 arquivos maliciosos, sendo a maioria deles relacionados aos filmes "Bela Vingança", "Os 7 de Chicago" e "Judas e o Messias Negro" — os três totalizam 70% dos golpes analisados.

Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, grandes eventos da indústria cinematográfica, como o Oscar, podem alavancar o interesse dos golpistas.

"Os cibercriminosos sempre tentam monetizar o interesse dos usuários em várias fontes de entretenimento, incluindo filmes. Atualmente, as pessoas estão aderindo mais aos serviços de streaming, que são mais seguros. Mesmo assim, os filmes servem como atração para os cibercriminosos espalharem páginas de phishing e e-mails de spam"

Como se proteger?

A Kaspersky recomenda que os usuários chequem a autenticidade dos sites antes de preencher dados pessoais para assistir ou baixar filmes, fornecendo essas informações somente em páginas de serviços de streaming extremamente conhecidos e confiáveis. Também vale conferir o endereço URL da página e a ortografia do nome da empresa e do conteúdo da página.

Ao fazer o download de filmes, a empresa diz que é preciso prestar atenção nas extensões que estão sendo baixadas. Segundo a companhia, um arquivo de vídeo nunca terminará em extensões ".exe" ou ".msi", por exemplo, que podem indicar um arquivo falso comprometedor.

Veja também: Como remover vírus em um celular Android

...

Oscar 2021

A premiação do Oscar 2021 acontece neste domingo (25), com transmissão ao vivo pelo Globoplay a partir das 20h e pela TV Globo. A cerimônia acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual, realizada em diversos locais além dos Estados Unidos, como Londres e Paris. Vários dos filmes indicados estão disponíveis para assistir em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Google Play, além dos cinemas.

Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.