As competições de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) contam com diversas regras específicas que abordam desde o que se pode fazer dentro do servidor como fora dele. Apesar de algumas regras serem mais óbvias, como ser proibido o uso de hacks e cheats, outras normas são menos conhecidas e até inusitadas. Em Majors, por exemplo, é proibido o uso de chapéu, toucas e shorts. Veja, abaixo, as principais ações e condutas proibidas em torneios profissionais.

Conversar durante um pause técnico

Os pauses técnicos são utilizados durante um campeonato quando acontece alguma falha no computador de um dos jogadores, como desconexão ou defeito em um periférico. Por não serem pauses propositais, as organizadoras de torneios decidiram que os jogadores não podem conversar entre si e nem com o técnico durante esse tipo de interrupção, pois a comunicação caracterizaria um outro tipo de pause: o tático.

O pause tático, por sua vez, é uma pausa de 30 segundos que os times utilizam entre os rounds para conversar entre si e com o treinador. Na conversa a equipe pode aprimorar as suas táticas ou simplesmente “esfriar” o jogo. Normalmente, cada equipe pode realizar quatro pausas táticas por mapa.

Utilizar um nicknames diferente

Nos principais torneios do circuito profissional, os jogadores são obrigados a utilizar o mesmo nickname que eles cadastraram junto à Valve. Qualquer modificação no nome in-game é proibida pelas organizadoras e passível de punição. A regra existe para ajudar a manter a integridade do jogo.

Treinadores não podem conversar com o time durante os rounds

Diferentemente do que acontece nos esportes tradicionais, no CS:GO os treinadores não podem conversar com o seu time durante os rounds. Só é permitido conversa com os jogadores durante os pauses táticos e nas trocas de lados (CT para TR ou vice-versa).

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conversar no chat do jogo

As organizadoras, em tese, proíbem os jogadores de conversar utilizando o chat interno do CS:GO, seja por voz ou por texto. Ainda assim, não é fora do comum ver os players trocarem mensagens de textos e até utilizarem o sistema de voz durante as partidas. Um dos casos mais famosos foi o de Tarik “Tarik” Celik, quando ele ainda jogava pela MIBR, em 2018.

Durante um jogo contra a Bravado, o rifler norte-americano cantou um funk, em português, que ficou eternizado como “Tarik da Nova Geração”. O fato aconteceu durante um dos classificatórios da América do Norte para a 6ª temporada da ECS. Confira abaixo.

Utilizar bugs ou glitches propositalmente

É estritamente proibido utilizar bugs ou explorar falhas do jogo (glitches) para ganhar vantagens sobre o time adversário. Caso uma equipe seja pega fazendo isso, a administração pode puni-la até com a perda da partida em questão.

Um dos casos de utilização de bugs mais notórios na história do CS:GO foi o de Olof “olofmeister” Kajbjer durante o Major DreamHack Winter 2014. Na ocasião, o rifler sueco utilizou um pezinho para explorar uma falha no mapa Overpass e, assim, ganhar um round crucial para o seu time, a Fnatic.

Contudo, a jogada acabou sendo um tiro na culatra, pois a administração do campeonato decidiu, posteriormente, que o mapa deveria ser jogado novamente por conta disso. Porém, após uma imensa pressão da comunidade, a Fnatic resolveu abandonar a partida e a equipe francesa LDLC, sua adversária, ganhou por W.O. Curiosamente, os franceses acabaram vencendo o Major mais tarde. O fato foi tão marcante que a Valve, depois de consertar a falha, colocou uma placa de “Pro

... ibido escalar a cerca” no local onde a jogada aconteceu.

Usar shorts, bonés e toucas em Majors

Os Majors, competições mais importantes do circuito de CS:GO, têm regras peculiares em relação às vestimentas dos jogadores. Além de exigir que todos os profissionais utilizem calças e tênis, a Valve também proíbe qualquer tipo de acessório na cabeça, como bonés e toucas. Assim, jogadores como Vito “kNg” Giuseppe e Epitácio “TACO” de Melo perdem um pouco de suas identidades ao jogarem o maior torneio da modalidade.

Com informações de StarLadder e ESL



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.