O iOS 14.5 está disponível nesta segunda-feira (26) para modelos a partir do iPhone 6S. A atualização do software da Apple traz novidades como desbloqueio facial do iPhone por Apple Watch, melhorias para a proteção de dados os usuários, compatibilidade com os novos rastreadores AirTag, novas opções de voz para a Siri, novos emojis e correções de bugs.

O update do iPhone tem como destaque o recurso de privacidade que traz mais transparência na obtenção de dados dos usuários por apps. A função causou polêmica entre o Facebook e a Apple, e a rede social se posicionou publicamente contra o mecanismo de segurança. Além do iOS, também são atualizados hoje o iPadOS 14.5 para iPads e o watchOS 7.4 para Apple Watch.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais privacidade no iOS

A nova política anti-rastreamento da Apple obriga desenvolvedores de aplicativos a pedirem a autorização de usuários para coletar seus dados fora do app. O recurso consiste em um pop-up de aviso que surge quando algum aplicativo quiser rastrear as atividades do usuário. Normalmente são coletadas informações como localização, históricos de pesquisas e sites navegados para personalizar os anúncios exibidos no aplicativo em questão.

A função de privacidade busca proteger os dados e a privacidade dos usuários, mas acabou virando polêmica. O Facebook se pronunciou totalmente contra a nova política da Apple, alegando que ela tornará as publicidades genéricas e menos personalizadas, diminuindo as chances de atrair compradores. Segundo a rede social, pequenas empresas que dependem de anúncios serão prejudicadas e a Internet ficará "mais cara", pois aplicativos de graça precisam de publicidade para manter a gratuidade do serviço.

Melhorias no iPhone

Agora é possível fazer o desbloqueio facial do iPhone pelo Apple Watch, evitando que o usuário retire a máscara para utilizar o Face ID. Com os dispositivos estiverem pareados e o recurso ativado, basta escanear o rosto mesmo coberto, porque o wearable já reconhecido pelo iPhone garante que é o dono do celular. O recurso está disponível para o iPhone X e superior, e a partir do Apple Watch 3.

Na nova versão do iOS, o modo dual-sim do iPhone 12 é compatível com o 5G. Antes, ao usar duas linhas ao mesmo tempo, as conexões ficavam restritas ao 4G, mesmo que o smartphone tivesse dois chips físicos.

A localização de dispositivos também fica mais fácil com a atualização. Os novos AirTags, rastreadores Bluetooth da Apple com tecnologia U1, agora podem ser rastreados pelo aplicativo Buscar do iPhone. Os AirTags podem ser adicionados a objetos importantes, como chaves ou carteira, para encontrá-los sempre que precisar pelo iPhone.

Mudanças em aplicativos

O iOS 14.5 trouxe mais de 200 novos emojis. O pack Emoji versão 13.1 disponibiliza novas variações de tons de pele, gêneros, corações, rostos e novos designs. Por exemplo, a figura de fones de ouvido, que antes era genérica, mas agora se parece com o AirPods Max. Já o Apple Maps ganhou a opção de reportar radares e acidentes nos Estados Unidos e na China.

A Siri ganhou novas opções de voz em inglês que poderão ser escolhidas manualmente pelos usu�

... �rios, e para de ser feminina por padrão. Segundo a Apple, a mudança é um esforço da companhia em ser mais inclusiva.

O iOS traz atualizações na interface dos aplicativos de podcast e notícias. Com o novo software, o Apple Fitness+, serviço de assinatura fitness da empresa, pode ser transmitido do iPhone ou iPad para dispositivos compatíveis com o AirPlay 2, como uma Smart TV.

Com informações de MacRumors, MacWorld e Apple



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.