Conforto e tecnologia. O que mais você precisa para ter um quarto tech, equipado e conectado? O Shoptime tem algumas dicas para você montar o seu refúgio, incluindo um bom edredom e jogo de cama. Afinal, você também precisa dormir bem.

É importante começar pelo espaço, tirando as medidas, conferindo onde estão as tomadas e interruptores e se há necessidade de alguma atualização elétrica ou pequena obra. Se for pintar as paredes, proteja tudo com cuidado, inclusive o piso.

Avalie se vale a pena chamar a operadora de internet para puxar um cabo até o quarto e não depender exclusivamente do Wi-Fi. Ou separe uma tomada bem posicionada na casa para instalar um repetidor de internet.

Smart TV

Para filmes, séries, esportes e games, você precisa de uma boa Smart TV. Sua escolha vai depender do tamanho do ambiente, do espaço disponível para o aparelho e do quanto você pretende investir.

Quanto maior a TV, maior o espaço necessário não apenas para instalá-la em um móvel ou presa à parede, mas também para você aproveitar a imagem da melhor forma.

Com o 4K, novas tecnologias de tela e funções como "Eye Comfort", que regulam brilho para um nível confortável aos olhos, o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor do que era recomendado anos atrás. Ainda assim, é preciso alguma distância para você ter a tela toda em seu campo de visão. Veja uma estimativa atual das marcas:

TV de 32 polegadas: mínimo 1,20m

TV de 40 polegadas: mínimo 1,50m

TV de 50 polegadas: mínimo 1,90m

TV de 60 polegadas: mínimo 2,20m

Os aparelhos com melhor custo-benefício, atualmente, são as Smart TVs com display de LED e resolução 4K (3840x2160 pixels). O ideal são os modelos que contam com "upscaling", conversão feita por software das imagens de resolução menor para o mais próximo do 4K.

Estão disponíveis as Smart TV 8K, ou seja, com qualidade de imagem 8 vezes melhor do que o Full HD. O preço é mais alto, como é comum em novas tecnologias e aparelhos premium.

E você encontra ainda no mercado as TVs de OLED (diodos orgânicos emissores de luz), que costumam ter mais qualidade em cores e contraste; ou de telas de pontos quânticos (QLED e NanoCell), que costumam ser as mais finas e com preto mais real.

Smart quarto

Uma dupla essencial para ter um quarto tech e funcional é a combinação de um smart speaker com iluminação conectada.

Com uma caixa de som inteligente, como a linha Google Nest e Hub, você pode tocar música e podcasts e pedir ao Google Assistente para responder perguntas, dar a previsão do tempo, alertar para compromissos da sua agenda e, mais importante, controlar a operação dos outros dispositivos smart, como acender uma lâmpada, ligar um smart plugue ou trancar uma fechadura conectada.

Para a iluminação, você pode optar pelos interruptores inteligentes, que precisam ser instalados na rede elétrica, ou pelas lâmpadas smart, que costumam funcionar sem problema em bocais e luminárias padrão.

As lâmpadas têm como vantagem a facilidade de instalação, a economia de energia, o controle da intensidade e das cores. Há também modelos de sistemas de LED que servem de iluminação secundária ou decorativa e que podem ser sincronizados com o som da Smart TV ou da música que está tocando em um smart speaker.

Outra indicação são os smart plugues, que controlam com precisão o fluxo de energia e transformam em smart qualquer outro equipamento. As tomadas inteligentes são fáceis de instalar e especialmente úteis para tomadas de difícil acesso. Você liga e desliga aparelhos que podem ser desconectados da energ

... ia para economizar ou por segurança.

Vai investir em um ar-condicionado? Você encontra diversos modelos smart no mercado, que podem ser controlados via app para celular ou com assistentes de voz.

Uma alternativa mais barata é combinar um aparelho de ar-condicionado mais simples e um smart controle universal, que consegue enviar comandos para qualquer eletrônico que recebe sinais infravermelhos no mesmo ambiente.

Sensores de presença conectados com parte da iluminação são úteis para ligar alguma luz secundária quando você se levantar da cama, por exemplo, e não precisar acender a luminária principal. E sensores de segurança nas portas e janelas vão alertar toda vez que alguém adentrar o seu refúgio.

Móveis

Você possui algumas peças ou vai comprar móveis novos? Com as medidas do ambiente, projete em quais paredes podem ir os itens desejados, levando em conta a porta, janelas e a circulação: guarda-roupas, cama, mesa ou escrivaninha, rack, mesinhas de cabeceira, etc.

Qual espaço você tem para sua cama? Considere se você prefere uma cama maior ou deseja mais espaço de circulação. Veja o tamanho padrão dos colchões e camas no mercado brasileiro:

Solteiro: 78 cm x 188 cm ou 88 cm x 188 cm

Casal: 138 cm x 188 cm

Queen: 158 cm x 198 cm

King: 186 cm x 198 cm

Para quem vai ver filmes, séries, esportes e jogar videogame no quarto, uma alternativa a uma cama grande pode ser uma poltrona confortável.

Para o guarda-roupa, é preciso definir a parede onde ele ficará para medir os limites de comprimento, profundidade e altura da peça. Não esqueça do espaço para abertura das portas ou considere um móvel com portas de correr.

Tenha em vista que o modelo ideal é aquele em que você pode acomodar suas roupas, sapatos e acessórios de forma visível e sem entulhar. A dimensão dos nichos merece atenção: prateleiras muito altas nem sempre são bem aproveitadas.

Se o quarto não tiver espaço para o guarda-roupas grande que você precisa e deseja, uma opção é escolher um móvel menor e complementar com uma cômoda ou gaveteiro. Outra ideia é organizar melhor suas roupas, tênis e sapatos, a fim de separar o que não é mais usado para tentar vender ou doar.

Defina se a sua Smart TV ficará presa com um suporte de parede, instalada em um painel ou sobre um rack. Para melhor aproveitamento do espaço, liste os equipamentos que ficarão ligados à TV (modem de internet, TV a cabo, videogames, home theater, soundbar, etc.) e entenda a necessidade.

Se você terá apenas a TV e o modem, um suporte de parede e uma prateleira alta podem resolver bem a disposição. Se tiver videogames no quarto, vai precisar de um rack para apoiá-los, de preferência, sem portas, para não atrapalhar a conexão com os controles.

Home office

Se o quarto também será seu home office, tente organizar uma mesa ou escrivaninha apenas com o que utiliza no dia a dia, para evitar uma bancada com eterna cara de escritório ao lado da sua cama.

Porém, se a rotina de trabalho será definitiva em casa, é melhor pensar no conforto e na saúde. Invista em uma boa mesa; um bom monitor, para não trabalhar curvado sobre o notebook; uma cadeira de escritório ou cadeira gamer, que costuma ter boa sustentação para quem fica sentado por muitas horas; e iluminação adequada.

Usa a impressora só uma vez por mês? Arrume um local no guarda-roupas para tirá-la da mesa. Ganhe espaço e mantenha seu ambiente de trabalho organizado, para "voltar a ter um quarto" nos horários de descanso.

Conforto

Não deixe de pensar no seu conforto. Invista em dois ou três conjuntos de roupas de cama, travesseiros e um edredom confortável. Algodão e percal estão entre os materiais com melhor custo-benefício. Jogos de cama de algodão egípcio são mais caros, porém, muito mais nobres e macios.

Quanto mais fios tiverem os lençóis, fronhas e a parte exterior do edredom, maior a qualidade, a maciez e a durabilidade, desde que sejam lavados com cuidado.

Cortinas e tapetes, além de deixarem o ambiente mais gostoso e intimista, vão ajudar no conforto sonoro, para que o som da TV ou das suas reuniões online não reverbere pelo restante da casa.

E uma sugestão final: para não atrapalhar a família com música e volume alto, invista em um bom fone de ouvido Bluetooth.

A comemoração do Aniversário Shoptime não acabou. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.