O lançamento do iOS 14.5 nesta semana revelou, entre outras novidades, diversos novos emojis, mas a mudança no ícone de seringa chamou a atenção. O emoji, que antes possuía sangue em seu interior, passa a exibir o cilindro vazio, possibilitando uma relação com a vacina contra a Covid-19. A mudança pode ser vista em dispositivos Apple e no Twitter, mas a Emojipedia diz que outras plataformas também tendem a realizar a alteração.

Além da remoção do líquido, o novo emoji exibe uma agulha menor e o corpo cilíndrico mais alongado, com cores sóbrias em tons de cinza e azul. Segundo a Emojipedia, a mudança foi feita para tornar o emoji mais flexível, tornando ampla a sua variedade de uso e removendo a exclusividade da doação de sangue, sobretudo neste momento em que a vacinação contra a Covid-19 está em curso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O emoji de seringa existe desde a primeira versão dos ícones Unicode, sempre com um líquido vermelho no interior, para representar e incentivar a doação de sangue. Nos aparelhos da Apple, a figura ainda apresentava algumas gotas de sangue saindo da agulha, que deixaram de existir na nova versão do desenho.

Segundo a Emojipedia, a mudança também leva em consideração a alta na frequência de utilização do emoji de seringa nos últimos meses, em decorrência do início da vacinação no mundo. Em dezembro de 2020, por exemplo, o ícone teve quase o dobro de utilizações no Twitter, em comparação com o mês de novembro.

Mesmo com a mudança, os usuários ainda podem usar o emoji de gota de sangue (????), lançado em 2019, para incentivar o ato de doar. Além disso, o sangue também pode ser representado pelos quatro ícones de tipo sanguíneo: ????️, ????️, ???? e ????️, disponibilizados na seção de “Símbolos” do teclado emoji.

Além da nova seringa, o iOS 14.5 também lançou mais de 200 novos emojis. Entre os novos ícones, estão um coração em chamas, um coração com curativo, um rosto expirando, um rosto nas nuvens, um rosto com olhos espirais, além do emoji de mulher com barba. Os ícones de casal se beijando e casal com coração também evoluíram, e agora podem ser representados por pessoas com tons de pele diferente.

Mudanças nos emojis são comuns

Ao longo do tempo, vários emojis já sofreram mudanças no desenho por conta de diferentes motivações. O ícone de revólver, por exemplo, foi substituído por uma pistola de água em várias plataformas para incentivar novas políticas de desarmamento. O emoji de hambúrguer do Google também foi alvo de polêmica, pois exibia o queijo por baixo da carne, e teve que alterar a ordem de exibição dos itens. Outros itens como cerveja e paella também passaram por redesenhos.

Outras novidades do iOS 14.5

Além dos novos emojis, o iOS 14.5 também traz como novidade a possibilidade de desbloquear o celular usando o Face ID mesmo utilizando máscaras, por meio do Apple Watch, novas opções de

... voz para a Siri e compatibilidade com os novos rastreadores AirTags. O update também implanta novas políticas anti-rastreamento e de proteção de dados dos usuários, alvo de uma polêmica junto ao Facebook, que se mostrou contrário aos novos recursos.

Com informações de CNet, Washington Post e Emojipedia (1, 2 e 3)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.