Geladeiras estão entre os eletrodomésticos que mais agregam inovações e novas tecnologias em nome da economia, praticidade e funcionalidade. Se você está pesquisando para comprar um novo refrigerador, confira as informações que o Shoptime apresenta aqui.

Primeiramente, o tamanho e a capacidade da geladeira devem ser adequados às necessidades dos moradores. É importante frisar que uma geladeira pequena e muito cheia, funcionando na potência máxima, vai gastar mais energia. Assim como um equipamento enorme que fica sempre vazio vai consumir uma energia desnecessária. O cálculo dos fabricantes é:

Casas com 1 ou 2 pessoas: geladeira de até 300 litros

Casas com até 4 pessoas ou casal com dois filhos: geladeira de 300 a 400 litros

Casas de famílias de mais de 4 pessoas: geladeira maior de 400 litros

Além do número de moradores, você deve considerar os seus hábitos: você cozinha bastante? Congela alimentos e suas refeições da semana? Costuma fazer compras grandes e precisa de espaço de armazenamento?

Esses são pontos que definem sua escolha por uma geladeira menor ou de maior capacidade. Não se esqueça de conferir também o local onde o eletrodoméstico será instalado. O ideal é ter vãos de 10 cm nas laterais, acima e atrás, para circulação de ar e garantia de bom funcionamento.

Lembrando que os equipamentos de menor capacidade, por serem mais baratos, também trazem menos inovações, enquanto as novas tecnologias, conectividade e recursos diferenciados são mais comuns nos equipamentos premium.

Frost free ou degelo

Geladeiras mais modernas são Frost free. Graças a um sistema de refrigeração com controle eletrônico, não existe a necessidade de descongelamento, porque não há formação de gelo nas paredes e teto do congelador ou freezer. Além disso, é um equipamento com resfriamento mais rápido e uniforme dos alimentos.

Pela praticidade e tecnologia, as geladeiras Frost free estão no nível mais alto, quando comparamos o preço dos aparelhos.

As geladeiras Cycle defrost exigem descongelamento apenas duas vezes ao ano. O gelo se forma mais lentamente e o resfriamento é feito por um sistema interno de ventilação constante. São aparelhos econômicos, de capacidade intermediária, que costumam combinar degelo seco (refrigerador) e manual (freezer). O preço é mais acessível.

Com capacidade pequena ou intermediária, as geladeiras de degelo seco formam gelo no congelador, mas seu processo é automático: basta apertar um botão. O compressor desliga e só é religado ao final do descongelamento, quando a água, acumulada em uma bandeja, é aquecida até evaporar.

O degelo manual está presente em geladeiras de uma porta ou com perfil custo-benefício. O acúmulo de gelo acontece de forma mais rápida, o que vai exigir descongelamento e limpeza do freezer mais frequente, ou o funcionamento do refrigerador e do congelador será comprometido.

Modelos e portas

Geladeiras com uma porta, geralmente, têm capacidade menor. O congelador é de tamanho reduzido e elas embarcam menos tecnologias e funcionalidades. Em princípio, por seu tamanho, elas são mais econômicas.

Geladeiras duplex contam com o freezer separado e vão dos modelos mais simples, no perfil custo-benefício, aos que contam com painel touch e funções especiais, incluindo a regulagem independente de temperatura do freezer e do refrigerador, o que ajuda na economia. Há grande variedade de tamanhos e capacidade no mercado.

Geladeiras Inverse ou Bottom Freezer são os aparelhos invertidos. São mais ergonômicas, ao deixarem compartimentos e prateleiras do refrigerador ao nível dos olhos. Além de facilitar o acesso, isso minimiza o tempo de porta

... aberta e do ar frio escapando. O tamanho do freezer varia, mas costuma ser maior do que nas geladeiras duplex tradicionais.

As geladeiras Side by Side ou French Door contam com portas paralelas na composição freezer/refrigerador ou portas duplas de refrigerador sobre uma porta ou gavetão de freezer. Elas são os maiores modelos, imponentes e ocupam um bom espaço da cozinha, com capacidade de 400 a 800 litros.

Tecnologia Inverter

A tecnologia Inverter foi desenvolvida para aparelhos eletrônicos a fim de reduzir o consumo de energia, utilizando uma combinação de modelos diferentes de motorização com sensores internos e externos. No caso das geladeiras mais modernas, os sensores indicam a temperatura do ambiente e do interior do equipamento, para comandar a rotação do motor.

Isso leva a um controle mais preciso e estável do nível de refrigeração, de acordo com a temperatura indicada pelo usuário. Diferentemente dos compressores tradicionais, os motores Inverter nunca se desligam completamente. Ao evitar picos de consumo de energia elétrica, eles têm uma operação mais eficiente e provocam menos impacto na conta de luz. Fabricantes estimam que a economia pode chegar a 40%.

Recursos

Enquanto pesquisa os modelos de geladeira, observe os recursos para organização dos alimentos: a presença de gavetas, prateleiras adaptáveis e dobráveis, bandejas deslizantes e outros espaços versáteis.

Há modelos com dispenser de água gelada na porta, em que é necessário encher um compartimento ou com ligação direta no encanamento. Nessas, pode haver até produção de gelo ao toque de um botão.

Entre as funções mais comuns, estão os modos Férias (para economizar energia, pois as portas ficarão fechadas), Festa (para gelar bebidas e alimentos mais rapidamente), Turbo Gelo (para fazer gelo com mais agilidade) e Compras (para resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado).

Novas tecnologias

Geladeiras smart e modelos premium costumam contar com novas tecnologias de sensores que monitoram a temperatura, a refrigeração e a umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados. O controle mais preciso permite maior eficiência com menor consumo de energia.

Funções exclusivas podem incluir refrigeração diferenciada para áreas distintas do eletrodoméstico, para resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado ou criar uma zona de descongelamento, por exemplo; luzes e filtros especiais para ação antibacteriana ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais mantenham o frescor.

Alguns modelos de geladeiras inteligentes têm portas de duas camadas (a interna em vidro ou material transparente), para criar uma área de fácil acesso e visualizar o interior do equipamento sem perda do ar frio; ou, nos mais avançados, tela de LED na porta e câmeras internas, para conferir os itens armazenados sem precisar abrir. É possível visualizar o interior da geladeira à distância pelo celular.

Geladeiras smart com tela touch prometem oferecer mais recursos de conectividade e até entretenimento para a família. A conexão com apps e plataformas integradas permite criar listas de estoque e cadastrar os itens armazenados, sua data de compra, abertura ou validade. Assim, você pode receber alertas dos produtos que estão acabando ou perto do vencimento.

Aproveite as informações para visitar o Shoptime e fazer sua escolha, entre centenas de opções de geladeiras e tudo mais que sua casa precisa.

E continua o Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar o status da sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.