Resident Evil Village terá seu lançamento na próxima sexta-feira (7) para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC (via Steam). Com preço sugerido de R$ 249 nos consoles e R$ 239 em computadores, o game é o oitavo capítulo da aclamada franquia de terror da Capcom e dá continuidade aos eventos de Resident Evil 7: Biohazard. Além disso, o novo jogo atende a um pedido antigo da comunidade de fãs: será completamente dublado em português do Brasil. Veja, a seguir, o que esperar do lançamento aguardado, seus personagens, vilãs e gameplay.

Antes, vale lembrar que uma uma versão de demonstração (demo) será liberada para todas as plataformas a partir deste sábado (1). A versão de teste é gratuita e fica disponível entre as 21h de hoje, no horário de Brasília, até às 21h de sábado (8).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Enredo

Após viver um verdadeiro pesadelo na mansão da família Baker e resgatar sua esposa Mia no game anterior, Ethan vive pacificamente em um vilarejo remoto no interior da Europa. A vida do protagonista, no entanto, vira do avesso quando e;e recebe uma visita de Chris Redfield, um dos heróis mais icônicos da série. Por algum motivo, Chris assassina Mia a sangue-frio e sequestra a filha de Ethan, Rosemary, que é levada ao misterioso Castelo Dimitrescu.

Ethan, como um forasteiro, acaba se deparando com acontecimentos estranhos que parecem assombrar os moradores do vilarejo há bastante tempo. O lugar costumava ser protegido por uma entidade chamada Mãe Miranda, mas agora está infestado por espécies de lobisomens e outras criaturas horrendas. Elas serão obstáculos na jornada do protagonista para recuperar sua filha e entender o que se passa na região.

Gameplay

Assim como aconteceu em Resident Evil 7: Biohazard, Ethan traz uma perspectiva de gameplay em primeira pessoa, o que dividiu a opinião dos fãs. Na ocasião, a justificativa era tornar o terror “mais próximo” do jogador, e o game de fato cumpriu essa promessa, com um dos jogos mais imersivos e assustadores da franquia.

Embora se assemelhe a jogos de tiro tradicionais, todos os elementos característicos de Resident Evil marcam presença. Foram mantidos, por exemplo, o gerenciamento minucioso do inventário, a resolução de quebra-cabeças e uso de itens-chaves, que exigem ir e voltar no cenário para abrir novas passagens.

Além de permitir o uso de armas de fogo e armas brancas (como faca, por exemplo), Resident Evil Village traz novamente um botão dedicado à defesa. A ideia é que Ethan seja capaz de se proteger com as mãos antes de ser atingido por um inimigo, reduzindo um pouco do dano recebido.

Novos personagens e vilões

Desde os primeiros materiais de divulgação, Resident Evil Village capturou a atenção da comunidade com Lady Dimitrescu, uma mulher alta e elegante que mede 2,9 metros de altura e remete a uma vampira. Ela promete ser um dos maiores empecilhos do jogo ao lado das suas três filhas, que são bruxas capazes de controlar enxames de insetos sanguinários. Todas elas devem atuar como perseguidoras implacáveis, a exemplo de Mr. X, em Resident Evil 2 Remake, ou do próprio Jack Baker, em Resident Evil 7.

A Capcom revelou, ainda, a presença de Karl Heisenberg, um dos possíveis seguidores da Mãe Miranda e que também parece contar com poderes sobrenaturais. No vídeo de gameplay mais recente, Heisenberg aparece segurando um martelo enorme e mantendo o protagonista em cativeiro. Além disso, ele parece liderar um exército de lobisomens de origem ainda não esclarecida.

Por fim, um dos maiores mistérios envolvendo a trama de Resident Evil Village é o papel de Chris Redfield

... . O personagem é um dos heróis da franquia e já foi jogável em capítulos anteriores, mas agora atua como um dos possíveis vilões e principais responsáveis pelo terror vivido por Ethan Winters. Suas motivações, no entanto, seguem desconhecidas.

Modo Os Mercenários

Após concluir a história de Resident Evil Village pela primeira vez, será liberado o modo Os Mercenários para prolongar sua vida útil. O minigame, que fez sua estreia em Resident Evil 3: Nemesis de 1999, aposta na sobrevivência a bandos de inimigos, com um ritmo acelerado de ação. A modalidade também apareceu em jogos como Resident Evil 4, Resident Evil 5 e Resident Evil 6.

Pela primeira vez, Os Mercenários adota uma perspectiva de gameplay totalmente em primeira pessoa e promete ser tão frenético quanto as últimas aparições ao longo da franquia. É possível coletar habilidades para aumentar a velocidade de movimento, o dano de pistolas ou até mesmo a resistência aos ataques dos inimigos. Além disso, O Duque, misterioso personagem que mantém uma loja ao longo da campanha principal, também estará à disposição para comprar ou melhorar armas durante as rodadas.

Primeira dublagem em português da série

Já faz alguns anos que a indústria de jogos embarcou na localização completa de jogos para o português do Brasil, mas Resident Evil ainda pecava neste aspecto, mesmo com toda a mobilização dos fãs. Isso muda com Resident Evil Village, que é o primeiro jogo da série a oferecer dublagem e legendas no idioma.

Embora o elenco ainda não tenha sido revelado, a versão de demonstração de Resident Evil Village já permite uma prévia do trabalho e rendeu elogios entre os fãs nas redes sociais. Maiores curiosidades e detalhes serão divulgados como parte da programação do BIG Festival, o mais importante festival dedicado ao mercado de games independentes da América Latina, que visa fortalecer o ecossistema dos jogos no Brasil.

Uma conversa com o gerente de relações públicas e localização da Capcom no Brasil, Fabio Santana, e o elenco de dublagem de Resident Evil Village está prevista para acontecer em 7 de maio, às 20h de Brasília. A transmissão acontece gratuitamente pelo canal oficial do BIG Festival no YouTube.

Com informações de Capcom e BIG Festival

Quais são os melhores jogos de terror? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.