A usabilidade real e o surgimento de inovações tecnológicas são os guias para o desenvolvimento de novos produtos. Um exemplo são as geladeiras Inverse, cada vez mais comuns no mercado. O Shoptime explica as vantagens de investir em um eletrodoméstico "invertido".

As geladeiras Inverse são um produto da praticidade para o dia a dia. Nelas, o freezer fica na parte inferior e o refrigerador, na parte de cima. Dessa forma, as áreas que mais acessamos em uma geladeira ficam na altura dos olhos. E isso inclui espaços de mais difícil alcance em um equipamento tradicional, como as gavetas de verduras e legumes, que agora estão mais altas, para que você não esqueça nenhum alimento lá no fundo.

Com essa mudança em nome da ergonomia, há uma alteração grande no uso: como os alimentos armazenados ficam mais fáceis de ver, o usuário fica menos tempo com a porta do refrigerador aberta. Com isso, menos ar frio vai escapar e o equipamento vai funcionar com menor consumo de energia.

Portas e capacidade

As geladeiras Inverse podem ser de duas portas ou três, como os modelos Side-by-Side, de duas grandes portas lado a lado. Também há diferentes freezers, com porta ou em formato de gavetão.

Em geral, esses eletrodomésticos tendem a ter grande capacidade de armazenamento e atendem famílias com quatro ou mais pessoas, ou lares onde o hábito é fazer compras maiores e cozinhar mais. As geladeiras Inverse costumam ter 400 a 600 litros de capacidade, enquanto os modelos Side-by-Side podem chegar a 800 litros de armazenamento.

Na escolha dos acabamentos, há opções em branco e inox, e também em evox e preto, ainda mais sofisticados e modernos.

Tecnologias

Em geral, as geladeiras Inverse contam com sistema Frost Free, que dispensa o descongelamento. Algumas têm dispenser de água e gelo na porta, inclusive com filtro interno e possibilidade de ligação direta com o encanamento.

Possuem painéis e funções inteligentes, como comandos Férias (para economizar energia, já que as portas ficarão fechadas), Festa (para gelar bebidas e alimentos mais rapidamente), Turbo Gelo (para fazer gelo com mais agilidade) e Compras (para resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado).

As programações para resfriar bebidas, fazer gelo com mais rapidez e manutenção da qualidade dos vegetais por mais tempo são muito bem-vindas. Bem como o aviso de porta aberta e a regulagem independente de temperatura do freezer e do refrigerador. A maioria dos equipamentos possuem prateleiras adaptáveis e gavetas com materiais que melhoram a circulação do ar interno.

Começam a chegar no mercado as geladeiras Smart, incluindo modelos topo de linha Inverse e Side-by-Side. Elas possuem novos sensores que monitoram a temperatura, a refrigeração e a umidade interna, para maior eficiência com menor consumo de energia, e ainda luzes e filtros especiais para ação antibacteriana ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais mantenham o frescor.

Geladeiras Smart com tela touch prometem oferecer mais recursos de conectividade e até entretenimento. A conexão com apps e plataformas integradas permite criar listas de estoque e cadastrar os itens armazenados, sua data de compra, abertura ou validade. Assim, você pode receber alertas dos produtos que estão acabando ou perto do vencimento.

Inverter ou Inverse?

Os termos são parecidos, mas você não deve confundir. Inverse são as geladeiras invertidas.

E Inverter é uma tecnologia desenvolvida com o objetivo de reduzir o consumo de energia. No caso das geladeiras mais modernas, sensores indicam a temperatura do ambiente e do interior do equipamento para comandar a rotação do motor e o consumo de energia, sem que se desligue completamente. Ao evitar picos de consumo de energia elétrica, há uma operação mais eficiente com menos impacto na c

... onta de luz.

Investimento em ergonomia

Como as geladeiras Inverse e Side-by-Side são mais modernas e mais caras, a maior parte das opções no mercado já conta com a tecnologia Inverter.

Com sua vantagem em ergonomia, esses modelos de eletrodomésticos são particularmente interessantes para idosos. Por outro lado, como a parte principal da geladeira fica mais alta, famílias com crianças vão precisar ajudá-las a alcançar o que desejam.

Visite o Shoptime para conhecer modelos de geladeiras Inverse e Side-by-Side e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.