Quem busca opções de equipamentos sofisticados e tecnológicos para sua casa precisa conhecer os fogões e cooktops por indução. O Shoptime explica um pouco mais a seguir.

Existem fogões por indução no mercado, mas o consumidor encontra cooktops elétricos por indução em maior variedade de marcas e modelos.

Esse tipo de eletrodoméstico faz a geração de calor por ondas eletromagnéticas, que são produzidas da corrente elétrica gerada em uma bobina de cobre. O campo eletromagnético é transferido diretamente para a panela posicionada na mesa vitrocerâmica do fogão ou cooktop, promovendo a movimentação das moléculas dos alimentos e seu aquecimento.

Em outras palavras, não há fogo. E a boca desse tipo de cooktop só esquenta quando há uma panela posicionada sobre ela. A geração de calor por indução é muito mais rápida, economizando tempo de cozimento.

Em razão dessa tecnologia, as panelas precisam ser especiais: sempre de ferro fundido ou aço inox com fundo triplo.

A panela aquecida pelo campo magnético recebe 100% da energia gerada, sem perda para o ambiente, como costuma ocorrer em fogões a gás. E em aparelhos com controle digital, o usuário tem à disposição um controle muito mais preciso da potência e da temperatura, o que também vai aumentar a eficiência na hora de cozinhar.

Segurança

A segurança dos moradores, em especial de crianças, é uma das grandes vantagens dos cooktops e fogões por indução. Além de não utilizar fogo, a mesa vitrocerâmica onde estão as bocas não esquentam, ou muito pouco. Apenas as panelas vão esquentar - e por serem panelas especiais, devem manter o calor por mais tempo.

Quando você retira a panela da boca de um equipamento por indução, ela se desliga e começa a esfriar muito rapidamente, de forma automática, reduzindo o risco de queimaduras.

Alimentos derramados também não queimam ou ressecam, como acontece em cooktops e fogões de outras tecnologias, facilitando ainda a limpeza, que pode ocorrer de forma imediata.

Cooktop ou fogão?

Na hora de escolher, você precisa observar o desenho da sua cozinha e o espaço reservado para o fogão. O tamanho vai depender da rotina de uso e da quantidade de moradores.

Os cooktops são equipamentos ideais para cozinhas com móveis planejados e bancadas sob medida. Como resultado, o ambiente ganha um ar mais contemporâneo e moderno.

A opção por um cooktop, via de regra, vai exigir que você faça o investimento também de um forno elétrico ou a gás. A soma dos dois equipamentos, provavelmente, vai ser mais cara do que a compra de um fogão trad

... icional. É uma decisão a ser avaliada.

Visite o Shoptime para conhecer modelos de fogões e cooktops e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.