O app de mensagens Signal criou uma série de anúncios no Facebook para tentar expor a profundidade da coleta de dados sobre os usuários da rede social. A campanha, que seria veiculada no Instagram, visava a alertar as pessoas sobre como a empresa de Mark Zuckerberg compartilha essas informações com os anunciantes. De acordo com o mensageiro, a publicidade foi retirada do ar pela plataforma antes de chegar ao grande público. Um porta-voz do Facebook nega.

Em postagem no seu blog oficial, o Signal relata como foi o processo para a criação desses anúncios, e alega que o Facebook compartilha com os anunciantes dados cada vez mais pessoais sobre os usuários. Além de informações básicas como nome, idade e sexo, a rede social também sabe quais celebridades as pessoas seguem, suas preferências de compra, status de relacionamento, entre outros.

Um dos anúncios específicos veiculados pelo Signal, conforme apurou o Engadget, mostra o seguinte texto: "Você recebeu este anúncio porque é um contador público certificado em um relacionamento aberto. Este anúncio usou sua localização para ver que você está em South Atlanta. Você gosta de cuidados com a pele natural e segue Cardi B desde o primeiro dia", em uma tradução livre do inglês.

De acordo com a postagem no blog do Signal, a rede social "não gostou dessa ideia" e bloqueou a conta do mensageiro no Facebook Ads. Ao jornalista Alex Kantrowitz, um porta-voz do Facebook disse que trata-se de uma "manobra" do Signal que, segundo ele, nunca tentou efetivamente veicular esses anúncios. De acordo com o mesmo porta-voz, a conta foi brevemente desativada por um problema de pagamentos sem relação com os anúncios em questão.

Toda a questão de privacidade que o Signal tenta expor com essa campanha condiz com sua proposta como software, já que a plataforma promete ser mais segura do que WhatsApp e Telegram quanto ao sigilo das mensagens criptografadas, por exemplo.

Entre os recursos de segurança e privacidade, o app é capaz de exigir o uso de biometria, informar ao usuário quando a sua tela tem um print e, ainda, criar chats efêmeros, que se apagam após um tempo determinado pelo usuário.

Com informações de Signal, Engadget, MacRumors e Twitter (1 e 2)

*Nota de transparência: AliExpress e

... TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Veja também: Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Instagram não carrega fotos? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.