A presença de aparelhos smart e conectados será cada vez mais constante e comum em nossas vidas. Porém, hoje em dia, equipamentos como robôs aspiradores de pó inteligentes, geladeiras e máquinas de lavar roupa conectadas ainda têm preço elevado e manutenção de difícil acesso. O Shoptime tem algumas dicas para você preservar seus aparelhos smart em bom funcionamento por mais tempo.

1- Siga as instruções e guarde o manual

O manual de instruções é essencial para saber operar e para fazer alguma possível manutenção do seu equipamento da forma correta.

Seja na parte física, como a limpeza do compartimento de sujeira e a manutenção do seu aspirador robô, ou o ciclo de autolimpeza da máquina de lavar; ou no seu sistema de comando, com possíveis atualizações e novas funções que possam chegar.

Se você já jogou o manual fora, entre no site do fabricante e procure o modelo do seu aparelho. Com certeza, você encontrará o PDF do livrinho para baixar.

2- Tenha uma rede de Wi-Fi segura

Os equipamentos smart estão conectados à sua rede doméstica e vão funcionar melhor se houver um canal dedicado a eles. Na configuração do seu modem, separe um sinal de Wi-Fi especificamente para os dispositivos e não deixe de colocar uma senha segura.

Não compartilhe esse Wi-Fi com convidados, para que haja menos aparelhos conectados no mesmo canal. Tenha uma senha dedicada a amigos e visitantes.

Os dispositivos smart possuem camadas de segurança para evitar que sejam conectados, hackeados e controlados por pessoas de fora da sua rede. Mas não custa criar um obstáculo a mais para evitar problemas.

3- Faça atualização dos aparelhos

Muitos dispositivos inteligentes oferecem atualizações de seu sistema de forma automática, quando conectados a um sinal estável de internet. Permita sempre a atualização, que pode tanto significar novas funções, como mais estabilidade de uso, menor consumo de energia e outras evoluções.

Em certos casos, as atualizações podem ser verificadas pelo aplicativo do fabricante, ao qual o aparelho está conectado. É o caso dos smart speakers.

Para Smart TVs, é possível encontrar no menu principal se existe alguma atualização do sistema. Deixe a verificação sempre ligada, para que o aparelho faça o update automaticamente.

4- Faça manutenção da rede elétrica

Diversos problemas em aparelhos eletrônicos aparecem depois de variações bruscas na rede elétrica. Para equipamentos tradicionais, você pode simplesmente desligá-los da tomada enquanto não estiverem em uso.

Já para os equipamentos smart, desligá-los da tomada significa perder a conexão com a sua rede e a necessidade de reprogramar tudo de novo.

O melhor a fazer é ligar os dispositivos inteligentes a um estabilizador ou no-break, assim como chamar um profissional para fazer a manutenção e atualização da rede elétrica da sua casa.

Para os aparelhos que usam bateria, como aspiradores robôs, não é recomendável deixá-los sempre ligados na tomada e carregando. Mesmo com a evolução dos tipos de bateria, isso ainda encurta a vid

... a útil. Você pode mantê-los com carga e desligados. Quando for usar, deixe por duas a três horas na base, faça a rotina de limpeza e coloque de volta para recarregar até o painel ou aplicativo indicar 100%.

Visite o Shoptime para conhecer opções de dispositivos inteligentes e para fazer da casa uma smart home.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.