Investir em um ar-condicionado smart, com conexão com internet e outros dispositivos inteligentes, é uma excelente forma de acrescentar conforto para sua smart home. O Shoptime explica as vantagens desse tipo de equipamento.

Um aparelho de ar-condicionado smart tem conexão com a rede de internet doméstica da sua casa, ou seja, ele fica sempre conectado ao Wi-Fi. Além de usar o controle remoto, com um aplicativo do fabricante instalado no seu smartphone, é possível comandar ainda mais funções do equipamento.

Além do app, os equipamentos também têm interatividade com os dispositivos com assistentes de voz e virtuais, como smart speakers com Google Assistente ou dispositivos com a Siri. Ou seja, por meio da interface dos assistentes, você consegue dar comandos ou criar rotinas para o acionamento e programação do aparelho de ar-condicionado.

São evoluções que permitem, por exemplo, garantir que o ambiente esteja climatizado ao seu gosto quando você chegar em casa, em um dia especial ou programando para todos os dias; ou ainda desligar o aparelho à distância, caso tenha esquecido antes de sair.

Em outro exemplo, a programação pode fazer parte de uma rotina do Google Assistente: todos os dias, no mesmo horário, ligar o ar-condicionado, ligar os smart plugues e acender as lâmpadas inteligentes.

Os principais fabricantes do mercado defendem que o índice de economia de energia em modelos smart pode chegar a 70%. Além da aplicação de novas tecnologias e sensores mais modernos para os aparelhos, a motorização Inverter também ajuda na economia.

Os motores Inverter são mais silenciosos e não fazem operação com liga-desliga. Ao melhorar a eficiência na rotação e evitar picos de consumo de energia elétrica, provocam menos impacto na conta de luz com a mesma performance.

Modelos de ar-condicionado smart também podem emitir alertas mais precisos sobre picos de energia, necessidade de troca de refil, limpeza de filtros e outras manutenções. Dessa forma, o próprio aparelho ajuda a lembrar os cuidados para prevenir problemas mais graves e aumentar sua vida útil.

Como são os aparelhos topo de linha das marcas, os equipamentos smart trazem ainda funções como refrigeração do ambiente sem vento gelado, para pessoas que não gostam da brisa na pele; filtros mais eficientes e ionizador com tecnologia para eliminação de fungos, vírus, bactérias e elementos de poluição no ar.

No lado das desvantagens, a variedade de aparelhos ainda não é grande no mercado nacional. E a maioria dos modelos de ar-condicionado smart são do formato split, com evaporadora e condensadora separados, e que não permitem a instalação como ar-condicionado central para um imóvel.

O preço dos modelos com Wi-Fi é outro ponto

... negativo: ainda é mais alto do que o dos equipamentos tradicionais. E a instalação também precisa ser feita por um profissional especializado.

Visite o Shoptime para conhecer os principais modelos de ar-condicionado smart.

Você também pode baixar o app Shoptime na loja de aplicativos do seu smartphone. Pelo aplicativo, você tem descontos exclusivos e pode acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.