Se voc? gosta de ler e se informar sobre tecnologia e inform?tica em geral, certamente j? deve ter ouvido falar da famosa Lei de Moore. Mas, afinal de quem contas, quem foi Moore e que lei ele criou? O que essa lei diz e por que ela ? t?o importante para a inform?tica e a computa??o em geral? Essas e outras perguntas ser?o respondidas nesse artigo.

Aprenda a descobrir qual ? a gera??o do processador do seu notebook

Quem foi Moore?

Gordon Moore, sentado em seu escrit?rio, na Intel (Foto:Reprodu??o/Wikimedia Commons)

Gordon Earl Moore ?, simplesmente, o co-fundador da Intel Corporation, uma das maiores empresas fabricantes de processadores do mundo. Talvez o computador em que voc? esteja lendo esse artigo seja equipado com um processador Intel. Gordon Moore nasceu no dia 03 de janeiro de 1929, em San Francisco, na Calif?rnia.

Gordon Moore tem forma??o em qu?mica e em f?sica e, no ano de 1968 fundou, junto com seu amigo Robert Noyce a NM Electronics, que mais tarde se chamaria Intel Corporation, que todos n?s conhecemos.

E a Lei de Moore?

A Lei de Moore diz que o n?mero de transistores nos processador dobraria a cada 18 meses (Foto: Divulga??o/Intel)

Em 1965, Gordon Moore escreveu um artigo para a revista Electronic Magazine, que foi publicado no dia 19 de abril daquele mesmo ano. Neste artigo cient?fico, Moore conjecturava a respeito da evolu??o da tecnologia dali para frente. E foi nestas reflex?es em que, sem saber, fez uma das previs?es mais certeiras sobre a inform?tica do ?ltimo meio s?culo. Veja o que ele escreveu:

"A complexidade para componentes com custos m?nimos tem aumentado em uma taxa de aproximadamente um fator de dois por ano? Certamente, em um curto prazo, pode-se esperar que esta taxa se mantenha, se n?o aumentar. A longo prazo, a taxa de aumento ? um pouco mais incerta, embora n?o haja raz?es para se acreditar que ela n?o se manter? quase constante por pelo menos 10 anos. Isso significa que, em torno de 1975, o n?mero de componentes por circuito integrado para um custo m?nimo ser? 65.000 (65nM). Eu acredito que circuitos grandes como este poder?o ser constru?dos em um ?nico componente (pastilha)".

O que influencia mais na hora de rodar um jogo no PC? Veja no F?rum do TechTudo.

Em resumo, Moore previu, baseado em suas observa??es da ind?stria, que o n?mero de transistores em um processador dobraria, em m?dia, a cada dois anos e mantendo o mesmo (ou menor) custo e o mesmo espa?o.

Em 1975 houve uma revis?o dessa ?lei? onde Moore redefiniu o per?odo em que o n?mero de transistores dobraria de dois anos para 18 meses. E ela tem se mostrado certeira at? hoje.

Qual a import?ncia dessa lei para a inform?tica?

Os supercomputadores representam muito bem a evolu??o dos processadores da Lei de Moore (Foto: Reprodu??o/datacenterjournal)

Como foi poss?vel perceber nos par?grafos acima, inicialmente, a Lei de Moore foi apenas uma observa??o feita em um peri?dico cient?fico. Por?m, as ind?strias de semicondutores, no caso at? mesmo a Intel, perceberam que era poss?vel alcan?ar este grau de desenvolvimento nos chips de processamento.

Vale frisar que a Lei de Moore n?o engloba apenas os processador dom?sticos, que usamos em nossos computadores. Ela vale para todos os tipos de processadores

... em uso, desde calculadoras e c?meras digitais at? super computadores, como o IBM Roadrunner, que tem um poder computacional de 1,144 petaflops.

A ind?stria de semicondutores, vendo que podiam alcan?ar a meta que Moore havia falado em seu artigo, passou a investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, de forma que de fato eles conseguiram dobrar o n?mero de transistores nos processadores a cada 18 meses.

N?o temos como saber o que teria acontecido se Gordon Moore n?o tivesse escrito aquele artigo na Electronic Magazine ou n?o tivesse feito a tal previs?o. Mas, provavelmente, a ind?stria de semicondutores n?o teria se empenhado tanto para acompanhar a evolu??o predita por Gordon Moore em 1965.

O futuro da Lei de Moore

O que ser? que o futuro reserva aos processadores? (Foto: Divulga??o/Intel)

J? se foram 50 anos desde que Moore criou a sua ?lei?. E mesmo meio s?culo depois ela continua firme e forte. ? uma marca impressionante, especialmente se tratando de evolu??o do hardware. Por?m, ela j? est? chegando ao seu limite.

Os engenheiros da Intel, AMD, Qualcomm, MediaTek e tantas outras empresas de semicondutores em breve n?o conseguir?o mais miniatuarizar os componentes de um processador. A Intel, que foi co-fundada por Moore, j? fabrica processadores cujos transistores j? est?o na ordem dos nan?metros. Os atuais chips da Intel s?o fabricados usando um processo de litografia de 14 nm.

V?rios ?especialistas? j? previram o fim da Lei de Moore. Mas at? hoje ela continua se cumprindo. Uma hora, entretanto, ser? tecnicamente imposs?vel prosseguir com ela. S? n?o sabemos quando.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.