Os anos 2000 foram o auge dos ?MP3?, reprodutores de m?sica port?teis que foram uma verdadeira febre entre os mais jovens. E quem n?o sente saudade dessa ?poca? No clima nost?lgico, TechTudo vai relembrar alguns gadgets que eram obrigat?rios na bolsa ou mochila de basicamente qualquer pessoa e que tinham uma ?nica fun??o: reproduzir m?sicas em MP3 e outros formatos. Pronto para embarcar nessa pequena viagem no tempo?

Deu saudade? Veja os aparelhos supermodernos que mant?m a 'cara' retr?

Discman

Por anos o Discman foi a principal forma de ouvir m?sica em movimento (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Os discmans fizeram muito sucesso no final dos anos 90 e come?o dos anos 2000. Antes, para ouvir m?sica, voc? tinha que usar o som da sua casa ou os Walkmans, aqueles que funcionavam com fita.?

O discman surgiu como uma alternativa eficiente para se ouvir m?sica na rua. Ele era um aparelho bem grande para os padr?es atuais e usava duas ou mais pilhas AA que, dependendo do seu v?cio em m?sica, duravam no m?ximo dois dias. Ele tinha uma tampa que, ap?s aberta, permitia inserir um CD. Depois era s? fechar e come?ar a ouvir o disco.

A experi?ncia era maravilhosa, mas, tentar ouvir m?sica com o dispositivo enquanto voc? corria ou em um carro em movimento era sofrido. Al?m da m?sica travar v?rias vezes, ainda havia o risco do CD arranhar e a?, adeus, ele podia estragar de vez.

iPod

Anos 2000 foi per?odo em que os iPod fizeram mais sucesso (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

O iPod foi o grande respons?vel pelo ressurgimento da Apple no cen?rio mundial e foi ele quem al?ou a companhia para voos maiores. Al?m de ter sido o primeiro reprodutor de MP3 a ganhar relev?ncia no mercado, ele foi tamb?m o ?ltimo a desaparecer. Mesmo com o surgimento dos smartphones este cl?ssico aparelho ainda permanece ? venda e com sua parcela fiel de usu?rios.

? o fim do iPod? Como fica mercado do cl?ssico player com novo iPhone

A Click Wheel, a rodinha que fica no meio do aparelho, virou uma marca registrada do iPod e era simplesmente amada pelos usu?rios, que achavam super pr?tico navegar entre a enorme lista de m?sicas que o aparelho comportava. Outra marca registrada do iPod foram os fones brancos. Antes disso, a maioria, sen?o todos, eram pretos. Os fones brancos se tornaram uma verdadeira moda dos anos 2000 e sinal de que a pessoa era dona de um iPod.

iPods: relembre a hist?ria desse mp3 que pode caminhar para o fim

MP3

MP3 virou febre nos anos 2000 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Com a populariza??o do iPod n?o demorou para surgirem reprodutores de MP3 gen?ricos. Mais baratos, mas tamb?m mais simples. Geralmente eles tinham o formato e o tamanho de um pendrive do in?cio dos anos 2000, ou seja, eram um pouco grande e gordinho. Al?m do mais, diferentemente dos aparelhos de hoje, eles usava pilhas comuns para funcionar. N?o era raro a pilha acabar na melhor parte da m?sica.

Os modelos mais ?carinhos? de MP3 tinham uma pequena tela monocrom?tica, onde era poss?vel ver o nome da m?sica e do artista. Eles eram perfeitos para a pr?tica de atividades f?sicas ou para ouvir a caminho do trabalho.

Qual dessas caixas de som ? melhor? Comente no F?rum do TechTudo.

Uma curiosidade sobre o nome desses aparelhos ? que MP3 ? um formato de arquivos de ?udio que se popularizou nos anos 2000. Ele conseguia unir uma boa qualidade da m?sica em poucos megabytes. Logo, os aparelhos que reproduziam esse tipo de arquivo ficaram conhecidos como MP3 Players.

MP4

MP4 da Philco, marca tamb?m famosa na ?poca (Foto: Divulga??o/Philco)

O MP4 ? a evolu??o do MP3 Player. Ele j? trazia uma pequena tela LCD e tinha a capacidade de executar v?deos tamb?m. O interessante ? que o nome MP4 n?o faz alus?o ao formato de v?deo, mas sim ao n?mero de fun??es. Estes aparelhos nem sequer liam arquivos em *.mp4, mas outros formatos de v?deo.

Eles se popularizaram tamb?m devido ?s suas telas coloridas, que eram novidades no mercado. Com o tempo, ter um MP4 (e depois um MP5) era ostentar diante do simples MP3.?

MP5

Brincadeira que se fazia sobre os MP5 (Foto:Reprodu?
... ?o/Creative Commons)

Se ter um MP4 j? era tirar onda de "playboy", imagine s? um MP5. Como voc? pode imaginar, essa ? a evolu??o do MP4. Al?m de reproduzir m?sicas no formato mp3, exibir fotos e v?deos, o MP5 contava com uma r?stica c?mera fotogr?fica. Isso tornava a experi?ncia bem mais completa. N?o demorou para que ele tamb?m ca?sse no gosto dos brasileiros e, se n?o fosse pelo seu pre?o mais alto, estaria no bolso de qualquer pessoa.

Por serem aparelhos um pouco mais sofisticados, eles j? usavam uma bateria interna e eram recarregados via cabo USB. A c?mera n?o era l? grandes coisas. A resolu??o era VGA e as fotos sa?am com um granulado horr?vel, ?mas para a ?poca quebrava o galho.

Uma piada que se fazia na ?poca era dizer que o aparelho n?o era um MP5, pois este ? o nome de uma submetralhadora bastante conhecida, especialmente para quem jogava Counter Strike, ou vulgo CS.

Se voc? cresceu nos anos 2000, certamente deve se lembrar destes aparelhos e que eles, de certa forma, fizeram parte de uma parcela significativa da sua vida. Desses, quais voc? chegou a ter e qual voc? mais gostou?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.