Enquanto as vers?es pr?vias do iOS 9 e do Android M foram apresentadas nas ?ltimas semanas, o Windows 10 Mobile continua a todo vapor em fases de testes. No entanto, qual dos tr?s sistemas operacionais trar? mais novidades no lan?amento final? O TechTudo compara as novas plataformas para smartphone do Google, Microsoft e Apple. Confira!

iOS 9 ou Android M: qual sistema trouxe mais novidades?

Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual ? o sistema operacional mais inovador? (Foto: Arte/TechTudo)

Interface: Windows 10 Mobile

Um dos pontos que mais chamam a aten??o dos usu?rios em um novo sistema ? o visual da plataforma. Nesse ponto, tanto Apple como Google foram mais conservadores e mantiveram o que j? pode ser encontrado nas vers?es atuais dos sistemas operacionais.

No caso do Android, isso ? bastante compreens?vel, j? que o Material Design foi apresentado no ?ltimo ano com a vers?o Lollipop e caiu no gosto do p?blico. Sendo assim, o Google deve apenas fazer alguns ajustes e corre??es para tornar alguns aplicativos mais intuitivos na plataforma.

Windows 10 Mobile chegar? com uma grande reforma no sistema da Microsoft (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O iOS 9, por outro lado, continua com a mesma interface vers?o 7, lan?ada em 2013. A Apple tamb?m adicionou mudan?as ao sistema, como a tela de pesquisa integrada com a Siri, que lembra bastante o Google Now, novos atalhos ao teclado do sistema e renovou o visual de alguns aplicativos espec?ficos, como o de notas.

J? o Windows 10 deve trazer uma reforma quase que total. Para come?ar, a tela inicial ter? pap?is de parede tamb?m atr?s das?live tiles,?que tamb?m ter?o novos tamanhos. Al?m disso, a maior parte do aplicativos do sistema foi completamente reformulada, o que inclui o discador, calend?rio, aplicativo de e-mails, contatos e at? as configura??es.

Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no F?rum do TechTudo

Funcionalidades: Android M

Google, Apple e, especialmente, Microsoft tentam diminuir as lacunas entre as suas plataformas e atrair mais usu?rios. De forma geral, o Android ? aquele que mais apresentou novas funcionalidades, com 55 no total, seguido pelo iOS 9. O Windows 10 ainda ? uma inc?gnita, j? que o sistema ainda encontra-se em desenvolvimento.

Para a sua nova plataforma, o Google adotou algumas medidas similares ? concorr?ncia, como o Android Pay para pagamentos via NFC, novo controle de privacidade e o suporte nativo a leitores de digitais.?As novidades in?ditas ficam por conta do Doze, que reduz o consumo de bateria em stand-by, o backup nativo de dados de apps e o Direct Share, que memoriza os contatos com o qual o usu?rio mais compartilha.

... lbimg.com/po/tt2/f/original/2015/06/15/android-pay2.jpg" alt="Android M chega com fun??o Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulga??o/Google)" height="463" width="695">Android M chega com fun??o Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulga??o/Google)

J? a Apple tamb?m pegou algumas funcionalidades dos rivais, como o modo de economia de bateria, mapas com transporte p?blico, fun??es multi janelas para o iPad e um aplicativo de not?cias nativo. As exclusivas ficam por conta do trackpad virtual embutido no teclado e pela ado??o do aplicativo Wallet para cart?es de fidelidade e promo??o.

A Microsoft tamb?m j? fez boas mudan?as no Windows 10 Mobile visando se aproximar dos rivais, como o suporte ao padr?o USB-C, o uso de pendrive, ditado de texto por voz e outros. As fun??es in?ditas ficam por conta dos apps universais e do modo Continuum, capazes de readaptar a interface do sistema para transform?-lo em um PC.

Assistente virtual: iOS 9

A Apple dedicou grande parte do seu tempo no WWDC 2015 para explicar as mudan?as preparadas para a Siri. E n?o foram poucas. Al?m de uma nova interface, a assistente virtual ficar? mais inteligente, sendo capaz de fazer buscas e executar comandos mais complexos, se integrar totalmente com o novo Apple Music e o Maps. Fora isso, a Siri tornou-se capaz de entender melhor o contexto do usu?rio para fazer sugest?es e foi integrada ? nova p?gina de pesquisa do iOS 9.

Siri ganhou diversas novidades no iOS 9 e deve ficar mais esperta (Foto: Reprodu??o/Apple)

No Android M, o Google Now tamb?m ganhar? melhorias como a fun??o ?Now on Tap?, que far? com que a assistente do Google seja acess?vel em pouco tempo, oferecendo respostas mais r?pidas. O Now tamb?m far? uma an?lise contextual e baseada em localiza??o do usu?rio, podendo at? mesmo responder perguntas complexas como o nome do local onde o dono do smartphone est?.

A Cortana, por sua vez, n?o teve grandes novidades apresentadas no novo Windows 10 Mobile. Por enquanto, a Microsoft parece focada em levar a sua assistente virtual n?o s? para os computadores como tamb?m para celulares com Android e iOS, conforme revelou a empresa recentemente.

Disponibilidade para testes: Windows 10 Mobile

Os tr?s sistemas operacionais est?o em fase de testes e devem demorar alguns meses para serem lan?ados. O Android, nesse ponto, ? o que mais decepciona, j? que estar? dispon?vel apenas para desenvolvedores e em dispositivos espec?ficos da linha Nexus.

Android M est? dispon?vel na vers?o pr?via e para apenas alguns smartphones (Foto: Reprodu??o/Google)

O iOS 9 tamb?m encontra-se em testes para desenvolvedores, mas a Apple j? confirmou que far? o lan?amento de uma vers?o beta p?blica em julho. Outro ponto que conta muito a favor do sistema ? a confirma??o de quais aparelhos ser?o capazes de receber a atualiza??o.

A Microsoft, por outro lado, vem chamando a aten??o com o programa Windows Insider, que permite que qualquer usu?rio instale a vers?o pr?via do sistema. Embora seja uma vers?o mais crua do que as dos rivais, a ferramenta usada para o Windows 10 coleta as opini?es e sugest?es dos testadores e as usa no desenvolvimento do sistema.

Conclus?o: Windows 10 Mobile

Apple, Google e Microsoft j? botaram suas cartas na mesa com o que preparam para os seus smartphones. De forma geral, o Android e iOS receberam mais melhorias e aperfei?oamentos do que mudan?as radicais como nos ?ltimos anos.

Windows 10 ? o sistema que mais muda esse ano e promete funcionar junto com PCs (Foto: Divulga??o/Microsoft)

J? o Windows 10 Mobile ? aquele que apresenta maiores mudan?as em rela??o ? vers?o atual, o que ? natural, j? que a Microsoft ainda luta para ganhar espa?o em alguns pa?ses. Al?m disso, o sistema ainda pode receber maiores mudan?as, tendo em vista que a empresa deve focar nos celulares ap?s o lan?amento da vers?o para PC, em 29 de julho.

A escolha do Windows 10 Mobile como o sistema que mais inovou, por?m, n?o quer dizer que ele seja melhor do que o iOS 9 ou Android M. A escolha foi baseada apenas nas mudan?as apresentadas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.