Bom desempenho da bateria ? um fator importante na hora de escolher um smartphone. Mas, quanto mais funcionalidades o aparelho tem, mais nos afastamos da ideia de boa performance. Alguns fatores como conex?o, brilho da tela e, claro, o uso cont?nuo, fazem a carga ir embora mais r?pido, mas podem ser otimizadas e fazer o smart funcionar de um jeito melhor. Confira quem s?o os principais vil?es da bateria e o que fazer para salvar o seu smartphone.

Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones

Conex?o, brilho da tela e o uso cont?nuo s?o os maiores vil?es do consumo de bateria (Foto: Divulga??o)



Conex?es

Estar conectado ? internet n?o gasta apenas o pacote de dados 3G ou 4G, demanda tamb?m um esfor?o maior da bateria. A?culpa ? dos aplicativos que mant?m a atividade em background, como o Facebook, o e-mail e o WhatsApp.?

Esses apps continuam funcionando mesmo quando o seu smartphone est? na bolsa ou enquanto voc? dorme e ? isso que faz com que voc? receba as notifica??es. Esse recurso exige que a bateria continue trabalhando, enquanto deveria descansar.

Desabilite as conex?es do seu smartphone para aumentar?a vida?da bateria (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Al?m da conex?o de rede de dados, estar em um lugar com pouco sinal da sua operadora faz com que o aparelho precise ?gritar? para se comunicar. Segundo o diretor de desenvolvimento de produtos da Qualcomm Roberto Medeiros, quanto menor o sinal, mais bateria se gasta. Por?m, ele explica: ?se voc? estiver em um lugar com o sinal cheio, mas as redes estiverem congestionadas, o aparelho continuar? tentando se comunicar melhor, e com isso for?ar? mais a bateria?.

Solu??o: Uma forma de ajudar a poupar bateria ? desligar as conex?es Wi-Fi, 3G/4G, GPS, Localiza??o e Bluetooth enquanto n?o estiver utilizando. Quando estiver completamente sem sinal, aproveite e desligue o aparelho, ou ative o modo avi?o.

Tela

Imagine um ex?rcito que est? dormindo. Ao tocar a sirene, todos os soldados devem correr e entrar em forma??o. ? isso que acontece cada vez que o usu?rio ativa a tela de um smartphone. A tela ? a maior vil? das baterias e quanto maior ela ?, mais ela gasta, pois precisa de mais ?soldados?.

Telas?grandes, com muito brilho e notifica??es gastam mais bateria (Foto: Anna Kellen/ TechTudo)

Solu??o: Controlar o brilho da tela e deixar o aparelho bloqueado ? uma sa?da para ajudar a n?o gastar tanta carga. Alguns celulares possuem uma tecnologia que adequa o brilho da tela de acordo com a luminosidade do ambiente. Para quem n?o possui tais smarts, ? poss?vel encontrar softwares que cumprem o papel, como o Screen Filter.

Outra sa?da ? utilizar temas mais escuros, papeis de paredes est?ticos e desabilitar as notifica??es pull e push dos aplicativos.

Usar carregador de outra marca estraga o celular??Confira no F?rum do TechTudo

Consumo do usu?rio

... ong>

N?o, n?o ? brincadeira. O usu?rio (sim, voc?!) ? um dos principais vil?es do consumo da bateria do smartphone. Os celulares t?m cada vez mais fun??es e, por isso, s?o utilizados o tempo todo. Uma pesquisa feita pela ag?ncia brit?nica Tecmark, em 2014, identificou que os usu?rios checam o celular, em m?dia 2.000 vezes por semana. Quase 300 vezes por dia. Quem nunca desbloqueou a tela pra ver se tinha alguma notifica??o do WhatsApp?

Antigamente, as baterias eram de N?quel e C?dimo, piores que as atuais, mas os aparelhos serviam apenas para ligar/receber chamadas, enviar sms e, no m?ximo, jogar Snake, o famoso "jogo da cobrinha". A tecnologia dos aparelhos avan?ou muito mais que a das baterias e, atualmente, temos muitas fun??es nos celulares, com baterias que n?o acompanharam sua evolu??o.

Al?m de telas menores, os celulares antigos tinham menos fun??es,?por isso, a bateria durava mais (Foto: Divulga??o)

Jogos e reprodu??o de v?deos s?o fatores que influenciam muito no gasto. Alguns v?deos, no entanto, j? s?o H.265, um formato compactado que n?o ocupa tanto espa?o e nem depende tanto do desempenho da bateria.?

Solu??o: De acordo com Roberto Medeiros, a sa?da ? procurar celulares com bateria de ?on de l?tio, que possuem maior quantidade de mAH, e que suporte ? tecnologia Quick Charge, pois possibilita recarregar completamente o aparelho em menos tempo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.