A cada nova gera??o os smartphones ganham c?meras mais poderosas e com mais fun??es. Alguns aparelhos, como o iPhone 6, G4 e muitos modelos da linha Lumia, da Microsoft, contam com lentes bem potentes e at? configura??es manuais. Nesse cen?rio, ser? que vale a pena investir em uma c?mera dedicada, como as DSLRs e as c?meras de a??o, como a famosa GoPro? Vamos analisar alguns aspectos e encontrar a resposta ? essa pergunta.

Conhe?a as diferen?as entre os principais tipos de c?meras

Portabilidade e facilidade de uso

iPhone 6 possui iOS 8 e vem equipado com uma c?mera de 8 megapixels (Foto: Lucas Medes/TechTudo)

Se voc? procura uma c?mera que lhe proporcione maior portabilidade, praticidade e facilidade no manuseio, comprar um celular pode ser a op??o ideal. Os aparelhos, por maiores que sejam, cabem facilmente no bolso da cal?a e em qualquer bolsa. Assim, se quiser tirar uma foto r?pida, ? s? sacar o celular, apontar a c?mera e capturar o momento.

Na medida em que eles s?o extremamente port?teis, os celulares tamb?m s?o muito f?ceis de operar. As c?meras de basicamente todos os smartphones top de linha j? v?m com configura??es padr?o que garantem boas imagens. Al?m disso, ? muito mais f?cil alterar determinados par?metros, tais como ISO, velocidade de abertura do obturador, exposi??o, dentre outros recursos. Portanto, para aqueles que querem praticidade e facilidade, a compra de um bom smartphone ? mais adequada.

Compartilhamento nas redes sociais

O celular ? a melhor op??o quando o assunto ? postagem em redes sociais (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Neste quesito, os celulares tamb?m ganham de lavada das c?meras tradicionais. Como um aparelho multitarefa e que aceita diversos aplicativos, ? muito f?cil tirar uma foto e, segundos depois, public?-la no Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Al?m do mais, os smartphones d?o a possibilidade de voc? editar a foto antes, adicionar filtros, molduras, colagens e uma s?rie de outras coisas para deixar suas fotos mais bonitas.

Com uma c?mera DSLR, esse trabalho fica um pouco mais dif?cil, por?m, muitas delas oferecem a op??o de envio por Wi-Fi, como ? o caso da Canon 70D, ou at? da GoPro, cujas imagens e v?deos podem ser reproduzidas em celular por meio de um aplicativo.

Nos demais casos, voc? precisaria remover o cart?o de mem?ria da c?mera, coloc?-lo no computador para, s? ent?o, compartilh?-las nas redes sociais ou para algum amigo. Sem falar que as imagens geradas por esse tipo de c?mera geralmente s?o no formato RAW, que ? extremamente grande. Se voc? tiver tirado muitas fotos, pode demorar bastante tempo at? transferir tudo.

Autonomia na cria??o

As DSLRs?disparam na frente quando?o assunto ? liberdade de cria??o (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)
... v>

As c?meras DSLR proporcionam muito mais autonomia e liberdade para os fot?grafos. Com elas, os profissionais podem trocar lentes com muito mais facilidade e adaptar a m?quina para os mais variados ambientes, ao possibilitar mais op??es de abertura de diafragma, obturador, ISO, balan?o de branco, entre outros. Se est? muito escuro, ele adiciona um flash a mais, ou um flash com tonalidades diferentes. Se ele quer fazer uma foto do c?u estrelado, pode trocar para lentes mais adequadas e aumentar muito o tempo de exposi??o da lente. O usu?rio pode ainda anexar um trip? se ele quiser fazer fotos que n?o estejam tremidas ou quiser produzir um timelapse. S?o muitas as possibilidades.

J? com a c?mera de um celular s?o muito mais restritas, mesmo aquelas que oferecem op??o manual. Algumas empresas at? vendem lentes para serem anexadas ao iPhone, por exemplo. Mas elas nem de longe se comparam com a qualidade e robustez das lentes para c?meras DSLRs.

Qualidade da imagem

O formato RAW ? a melhor op??o por salvar detalhes impercept?veis a olho nu (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Se voc? quer tirar fotos da mais alta qualidade, deve investir numa c?mera DSLR. Elas geram imagens no formato RAW, que n?o sofrem nenhuma compress?o e guarda todos os detalhes da imagem. O resultado disso ? uma imagem at? seis vezes maior que uma JPEG. Em compensa??o, voc? ter? muito mais informa??es para editar posteriormente.

J? os smartphones geram imagens no formato JPEG que, mesmo na resolu??o Full HD, n?o possui tantos detalhes e cores quanto no formato RAW. Assim sendo, c?meras de celulares n?o servem para trabalhos profissionais, tais como fotos de casamentos, anivers?rios e demais ensaios fotogr?ficos.

Custo x Benef?cio

O melhor custo x benef?cio vai depender do tipo de uso que voc? dar? ? c?mera. Se voc? quer apenas tirar fotos para postar nas redes sociais ou para guardar momentos especiais, como festas, viagens etc, comprar uma c?mera DSLR seria um p?ssimo custo x benef?cio. O melhor, neste caso, ? investir em um bom smartphone, que contenha uma c?mera de boa qualidade.

J? se voc? quiser ganhar a vida como fot?grafo, prepare-se para investir um dinheiro a mais. Primeiro, em uma c?mera DSLR de boa qualidade, depois em lentes, e por fim, em acess?rios, como trip?s, flashes e outros itens que fot?grafos usam constantemente. Neste caso, apesar de um celular ser bem mais barato que uma c?mera profissional, ele n?o vai gerar imagens de qualidade e o seu trabalho ficar? comprometido.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.