O mouse ? um dos itens mais imprescind?veis em um PC. Se voc? trabalha em frente a um computador, boa parte do seu tempo deve ser manuseando o perif?rico. Se voc? est? lendo esse texto em computador desktop, provavelmente deve estar com a m?o sobre o mouse agora. Pe?o que voc?, a partir de agora, utilize apenas o scroll do seu mouse para ir descendo esta p?gina enquanto conhece um pouco mais sobre a hist?ria e surgimento deste discreto, por?m importante perif?rico de nossas m?quinas.

Mouse com fio ou sem? Confira pr?s e contras de cada tecnologia

Mouse sem fio M280, da Logitech (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Indicador de Posi??o X-Y para Sistemas com Tela ? O QU?!?

Voc? sabia que o nome t?cnico do mouse, segundo sua patente, ? Indicador de Posi??o X-Y para Sistemas com Tela? Pois ?. Ele levou esse nome pois funcionava com duas engrenagens que registravam as posi??es horizontais e verticais do cursor. Como talvez voc? saiba, a posi??o do cursor ? representada num gr?fico de duas linhas, onde a linha horizontal ? X e a linha vertical Y.

O nome ?mouse? ou ?rato?, em ingl?s, surgiu depois. Devido ao seu formato e ao fio que sa?a dele, que lembrava o rabo de um camundongo, o Indicador de Posi??o X-Y para Sistemas com Tela acabou ganhando o apelido de mouse. Apesar desse nome estranho, o embri?o do mouse ? mais estranho ainda.

Surgimento para fins militares

O primeiro prot?tipo do mouse surgiu em 1952, e foi criado para o Comando Mar?timo das For?as Canadenses. Em parceria com v?rias empresas e universidades, as for?as armadas canadenses criaram uma m?quina que compartilhava dados de sonares e radares em tempo real. Assim, em combate, os soldados poderiam ter uma vis?o unificada do campo de batalha. Este prot?tipo se chamava DATAR.

Mouse ?tico parou de funcionar? Veja dicas do que pode ser no F?rum do TechTudo.

O interessante sobre a DATAR ? que, para enviar os dados de sonares e radares, os utilizadores utilizavam uma trackball, semelhante a dos mouses dom?sticos mais antigos. Por?m, a bola usada no DATAR era, literalmente, uma bola de boliche que era acoplada ? m?quina.

Douglas Engelbart, o pai do mouse

Douglas Engelbart: o criador do mouse (Foto: Reprodu??o/YouTube)

O pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa de Stanford, desenvolveu, de maneira independente, o primeiro prot?tipo de um mouse nos moldes em que o conhecemos hoje. Tratava-se de uma caixa de madeira com um bot?o vermelho na parte superior dela. Da parte inferior sa?a um cabo que lembrava muito o rabo de um rato. Da? come?ou a surgir o nome mouse.

Por?m, Engelbart estava trabalhando nesse projeto por volta do ano de 1963. Nessa ?poca, os computadores ainda usavam cart?es perfurados e outros m?todos de entrada muito r?sticos. Interfaces de usu?rio ainda eram muito raras, mesmo as que exibiam apenas texto. Elas s? viriam a surgir anos depois, com os projetos da Xerox, que tamb?m adotaria o mouse. Devido a isso, Douglas Engelbart n?o p?de dar prosseguimento ao seu projeto, pois n?o havia uma necessidade real.

1970 e os primeiros mouses comerciais

O primeiro mouse da Xerox, com tr?s bot?es (Foto: Reprodu??o/YouTube)

Em 1970, uma empresa alem?, chamada Telefunken, come?ou a vender, junto com seus computadores, o primeiro mouse comercial do mundo. Ap?s ter comprado a patente de Douglas Engelbart, ela lan?ou o Rollkugel, equivalente a ?bola deslizante? em alem?o. Tratava-se de um mouse que, em seu interior, possu?a uma

... esfera que registrava as coordenadas X,Y do cursor.

Em 1973, a empresa Xerox Alto tamb?m come?ou a vender seus computadores com muitas inova??es para a ?poca, tais como a interface gr?fica, redes ethernet, servidores de arquivo e servidores de impress?o.

O primeiro PC a usar um mouse da Xerox foi o Alto, lan?ado em 1983, e j? pensado para o uso do mouse, cujo cursor interagia com a interface gr?fica do dispositivo. Outra m?quina que ficou famosa na ?poca foi a Xerox Star, por ser mais completa e englobar fun??es que usamos at? hoje, tais como as redes Ethernet.

A Apple entra na brincadeira

A empresa de Steve Jobs tamb?m resolveu desenvolver seu pr?prio mouse. Na verdade, era a mesma ideia da Xerox. A diferen?a ? que o mouse do computador Apple Lisa, lan?ado em 1983, contava apenas com um bot?o. Esse padr?o se mant?m at? hoje na Apple. Os mouses comercializados pela companhia possuem apenas um bot?o para executar as mais diversas a??es.

A era dos mouses ?pticos

Os mouses ?pticos vieram para ficar (Foto: Karla Freire/TechTudo)

? quase certo que o mouse que voc? usa hoje seja do tipo ?ptico. A primeira vez que eles chegaram ao mercado foi em 1999, pelas m?os da Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates criou o IntelliEye, um mouse que ao inv?s de usar a famigerada ?bolinha?, utilizava um LED infravermelho, que poderia ser usado em qualquer superf?cie.

A evolu??o foi muito bem recebida. Dentre as vantagens dos mouses ?pticos para os modelos mec?nicos est? de que n?o ? mais necess?rio abrir o perif?rico para limpeza. Antes, ao longo do uso, muita poeira ia para dentro do mouse atrav?s da bolinha. Com o tempo, a poeira acumulava e a bolinha do mouse j? n?o girava t?o bem quanto antes. Assim, era necess?rio abrir o dispositivo para limp?-lo.

Hoje os mouses j? n?o acumulam mais poeira por dentro e a velocidade e tempo de resposta deles est?o muito melhores.

Os mouses da atualidade

Mouse da Razer com 12 bot?es configur?veis (Foto: Divulga??o/Razer)

Atualmente, os mouses podem assumir outras fun??es al?m de apenas clicar e mover objetos na tela. Principalmente os mouses gamers podem efetuar uma s?rie de a??es. Muitos deles possuem mais de 20 bot?es e realizam uma infinidade de a??es dentro de jogos e em v?rios programas.

Mas, no futuro, quem sabe os mouses tamb?m sejam aposentados e passemos a interagir com nossos computadores atrav?s de gestos ou comandos de voz. Apenas o futuro dir?.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.