Pesquisadores da Universidade de T?quio, no Jap?o, desenvolveram uma tecnologia que permite criar diversas roupas ?smart?. O segredo promete ser muito simples: eles contam com uma?uma tinta el?stica e condutora que deve ser aplicada no tecido. O resultado gera roupas capazes de medir frequ?ncia card?aca e contra??o muscular, por exemplo.

Aparelho que cria objetos em 3D pode superar impressoras tradicionais

Tinta funcional em tecidos permite criar roupas "smart" (Foto: Divulga??o/Someya Laboratory)

Os eletr?nicos impressos atualmente utilizam pl?stico ou substratos de papel, e s?o geralmente r?gidos, al?m de exigirem diversas etapas de impress?o. Um material macio permitiria que uma nova gera??o de dispositivos port?teis se encaixem ao corpo humano. Pensando nisso, a equipe de pesquisa do professor Takao Someya desenvolveu uma tinta que ? el?stica e condutora e s? precisa de uma ?nica etapa para ser impressa.

Essa tinta ? composta de flocos de prata, solvente org?nico, borracha de fl?or e fl?or surfactante. Ela apresentou alto n?vel de condutividade, mesmo ao ser esticada por mais de tr?s vezes que o seu comprimento original. Utilizando a nova tecnologia, o grupo conseguiu criar um sensor de atividade muscular acoplado a um material esportivo.

O sensor ? capaz de medir a atividade muscular do usu?rio atrav?s da detec??o de pot?ncias el?tricas em uma ?rea de 4 cm x 4 cm, com nove eletrodos colocados dois cent?metros a

... fastados em uma ?rea de 3 cm x 3 cm. Infelizmente ainda n?o h? informa??es sobre o custo da novidade, ela ainda est? em fase de desenvolvimento e n?o tem previs?o de chegada ao consumidor final.?

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no F?rum do TechTudo.

Via EurekAlert?e Tech Crunch



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.