O mouse ? um item indispens?vel ao PC ou a alguns notebooks. Por ser usado com muita frequ?ncia, pode apresentar alguns problemas com o tempo de uso e isso prejudicar a utiliza??o do computador para tarefas simples, como acessar a internet ou at? para jogar alguns games. Preparamos uma lista de problemas e poss?veis causas que podem atrapalhar o desempenho do mouse. Confira!

Mouse: conhe?a a hist?ria deste perif?rico t?o importante atualmente

Saiba identificar poss?veis problemas em seu mouse (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Mau contato

Muitos mouses podem apresentar problemas de mau contato, principalmente os paralelos. Ao usar o computador e notar que o mouse para de repente, ou simplesmente n?o se move, verificar se ele est? bem conectado na porta USB ? uma das primeiras coisas a se fazer. Caso ele esteja bem conectado e mesmo assim o problema n?o for resolvido, desligue o computador, troque o mouse para outra entrada USB e ligue a m?quina novamente. Assim, o sistema operacional pode reconhecer o mouse.

Trocar o mouse de porta usb pode ajudar a solucionar o problema (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Cabo

Se o seu mouse for com fio, provavelmente ele deve estar embolado na bagun?a de fios que um computador pode ter. Com certa frequ?ncia, o cabo fica preso e a gente tem que dar aquele "pux?ozinho" para dar uma folga ao mouse.

S? que esses pequenos pux?es danificam os fios que est?o dentro do cabo que, por sua vez, s?o muito finos, fazendo com que eles se rompam e isso prejudique o funcionamento do mouse, podendo at? inutiliz?-lo. Deixar o fio do mouse sempre livre ? uma ?tima op??o, evita danos ao cabo e prolonga a vida ?til do mouse.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Participe no F?rum do TechTudo.

Arrumar os cabos de maneira organizada evita que os mesmos se partam. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Pilha ou problema no receptor

Com a evolu??o da tecnologia wireless, alguns mouses ganharam um ?timo upgrade e passaram a ser sem fios. Isso facilitou muito a vida de quem j? estava cansado dos fios e precisava de mais liberdade para trabalhar ou jogar. S? que, para funcionar, os mouses precisam de baterias, sendo, normalmente, uma ou duas pilhas.

Com o uso, as pilhas v?o perdendo for?a e o mouse tamb?m perde desempenho. Caso seu mouse esteja travado ou dando saltos na tela, verifique se a pilha est? carregada. Alguns deles possuem indicadores luminosos para alertar que a bateria est? fraca. Caso a bateria esteja carregada, verifique se o receptor est? corretamente ligado na porta USB. Trocar o plug de porta tamb?m ? uma op??o caso n?o resolva o problema.

... echTudo)" height="463" width="695" title="Alguns mouses possuem indicadores luminosos que avisam quando a bateria est? acabando. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)">Alguns mouses possuem indicadores luminosos que avisam quando a bateria est? acabando. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Software

Alguns mouses possuem muitos bot?es e muitas fun??es, como no caso do Razer Ourobouros, um mouse voltado para o p?blico gamer que tem alta performance e v?rias fun??es programadas para facilitar o acesso a alguns componentes do jogo de forma r?pida e precisa.

Caso voc? tenha um mouse desse tipo e alguns bot?es n?o estejam funcionando, verifique se o driver do mouse est? corretamente instalado. H? tamb?m o pr?prio software que a fabricante disponibiliza para que voc? possa fazer um ajuste personalizado dos bot?es. Verifique se a vers?o do software que est? instalada ? a mesma do seu mouse e, como de costume, fa?a um check-up nos cabos e conectores para evitar poss?veis dores de cabe?a.

Mouse Gamer Razer Ourobouros com v?rias fun??es. (Foto:Reprodu??o/Razer)

Mousepad

Pode n?o parecer, mas o mousepad tem fun??o important?ssima na performance do seu mouse. Para quem faz trabalhos que exijam precis?o, um bom mousepad faz toda a diferen?a na hora de executar a a??o. Cada mouse tem uma quantidade de DPIs (dots per inch) ou pontos por polegadas.

Se um mouse tem 1000 DPIs, isso significa que ele ler? 1000 pontos por polegada. Se voc? n?o usa mousepad, pode estar perdendo toda a precis?o que seu produto tem a oferecer. A dica ? usar mousepads escuros, pois eles n?o refletem a luz ?ptica, assim, evitar? pequenos travamentos ou imprecis?es durante suas atividades.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.