O Walkman completou 36 anos nesta quarta-feira (1?) e resolvemos relembrar sua hist?ria, que revolucionou a forma de ouvir m?sica. O que poucos sabem ? que o nome do famoso toca-fitas ? marca registrada da Sony?que, de tanto sucesso, acabou virando o nome do produto. Confira alguns destaques da hist?ria do aparelho.

Novidade da CES 2015, Walkman j? est? dispon?vel para reserva

Primeiro Walkman

Sony TPS-L2 foi o primeiro Walkman, lan?ado em 1979 (Foto: Divulga??o/Sony)

O primeiro modelo de Walkman foi o Sony TPS-L2, desenvolvido pelo coordenador do setor de ?udio da Sony, o japon?s Nobutoshi Kihara, e lan?ado no Jap?o no dia 1? de julho de 1979 pelo equivalente a U$ 150 (cerca de R$ 465,29). No ano seguinte, ele chegou aos Estados Unidos, onde fez muito sucesso, e acabou sendo levado para mercados consumidores em todo o mundo.

Ele foi o primeiro dispositivo a permitir a reprodu??o de m?sicas de forma port?til e individual. At? ent?o, as pessoas s? conseguiam escutar as can??es em r?dios AM/FM e tocadores de fitas cassete maiores. O aparelho recebeu, de in?cio, nomes diferentes em cada pa?s. Nos Estados Unidos, era Soundabout e, no Reino Unido, Stowaway, at? que o nome Walkman ganhou mais for?a e passou a ser mundialmente conhecido.

Depois da fita cassete

Sony D-50, o primeiro Discman (Foto: Divulga??o/Sony)

O Walkman teve seu auge na d?cada de 1980, com um sucesso estrondoso, mas, conforme foram aparecendo mais os CDs e ?sumindo? as fitas cassete, o aparelho foi perdendo espa?o. Por?m, a Sony j? tinha vislumbrado o futuro e lan?ado, em 1984, seu primeiro Walkman CD, que posteriormente foi popularizado com o nome de Discman, outra marca registrada da Sony que, de tanto sucesso, tornou-se nome do aparelho.

Fone Bluetooth 3.0 ? compat?vel com 4.0? Saiba no F?rum do TechTudo.

O primeiro Discman foi o modelo CD-50, um dispositivo grande e pesado e que, apesar disso e de custar caro, fez muito sucesso na ?poca. Depois, surgiram diversos modelos da ent?o novidade e v?rias outras fabricantes lan?aram seus pr?prios modelos de Discman, al?m dos da pr?pria Sony, cada vez menores e mais leves.

MiniDisc, da Sony, era uma vers?o menor do Discman (Foto: Divulga??o/Sony)

Al?m dos modelos j? apresentados, a Sony tamb?m lan?ou, em 1989, o que ficou conhecido como Video Walkman, para aproveitar o sucesso dos videocassetes e VHS. Ainda, em 1992, a empresa colocou no mercado mais um ?filho? do Walkman, o MiniDisc, que era uma vers?o menor do Discman. J? em 2001, lan?ou o Walkman MP3.

Perda da lideran?a

A Sony estava sempre ? frente em rela??o ?s outras fabricantes de reprodutores de ?udio e m?sica, at? que a Apple surgiu e come?ou a tomar aos poucos a lideran?a da concorrente. Com o surgimento do iPod, o Walkman e seus derivados foram perdendo cada vez mais espa?o, obrigando a companhia a se reinventar.

... Shuffle ? um presente excelente para o seu namorado que ama m?sica (Foto: Divulga??o/Apple) (Foto: iPod Shuffle ? um presente excelente para o seu namorado que ama m?sica (Foto: Divulga??o/Apple) )" width="695" height="423">iPod foi o respons?vel pela queda do Walkman (Foto: Divulga??o/Apple)

Em 2005, antes do surgimento dos smartphones, a Sony passou a investir na transforma??o de seus celulares Sony Ericsson em novos modelos de Walkman. Por?m, em seguida, no ano de 2007, a Apple lan?ou o iPhone, que come?ou ganhar espa?o e acabou provocando o o fim desses celulares, que tiveram a produ??o encerrada em 2009.

Modelos atuais

Walman NW-ZX2 foi lan?ado na CES 2015 (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

A marca Walkman continua em produ??o at? hoje pela Sony, com dispositivos vest?veis de reprodu??o de ?udio MP3, por exemplo. Ainda, a empresa lan?ou durante a CES 2015 um novo modelo, o Walkman NW-ZX2, um player de m?sica com ?udio de alta resolu??o?e que roda Android. Com ele, o usu?rio tem acesso ao Google Play e pode baixar jogos e aplicativos, como Spotify e Deezer, por exemplo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.