A Epson lan?ou nesta quarta-feira (01), em evento em S?o Paulo, seus novos ?culos de realidade aumentada, o Moverio BT-200. O gadget auxilia deficientes auditivos a acompanhar conte?do em TV, canais On Demand e cinemas. Atrav?s dos ?culos, legenda e interpreta??o em libras s?o transmitidos direto para o usu?rio, sem interferir em sua experi?ncia.

Projetor da Microsoft imerge sala de casa em realidade virtual para jogos?

Moverio BT-200, novo ?culos de realidade aumentada da Epson (Foto: Leonardo ?vila/TechTudo)

O Moverio BT-200 pesa 88 g, uma diminui??o na casa de 60% em rela??o ao seu antecessor, o BT-100. O que mudou foi a bateria, que tinha autonomia de at? 6 horas no modelo anterior, e agora est? em uma caixinha que precisa ficar conectada constantemente aos ?culos.

Munido de bot?es e um trackpad multitouch, esse dispositivo, al?m de portar a bateria, serve tamb?m como o controle dos ?culos. Ele ? capaz de se comunicar via Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e Miracast com outros aparelhos. Diferente do Google Glass, por exemplo, os ?culos em si, cumprem apenas fun??o de projetor, c?mera e leitor de movimento.

Moverio: ?culos voltado para portadores de necessidades especiais funciona com?bateria externa (Foto: Divulga??o)

Testamos o Moverio BT-200

Com sistema baseado em?Android, o Moverio funciona com o aplicativo MovieReading. ? preciso ter o app no celular ou tablet para fazer o software funcionar, mas a inicializa??o ocorre com facilidade, ao toque de um bot?o. Vale ainda ressaltar que o wearable funciona sob a vers?o 4.0.4 do Android, traz processador dual core de 1,2 GHz e 1GB de RAM. O espa?o de armazenamento ? de 8GB mas pode ser expandido para at? 32 com um SD Card.

No teste, pudemos ver o aplicativo MovieReading em a??o no Moverio. Sendo apenas uma tela com legendas projetada em ambas as lentes, a demonstra??o foi bem simples, ainda mais se voc? considerar que o gadget tamb?m entende gestos de cabe?a atrav?s de girosc?pio e aceler?metro, traz display 3D em defini??o pr?xima do Full HD al?m de c?mera e microfone embutidos. Pontos positivos: a experi?ncia ?, de fato, nada intrusiva e o usu?rio pode controlar facilmente a posi??o e tamanho da legenda ao seu gosto atrav?s da caixinha.

O Moverio tamb?m traz lentes que podem ser ajustadas ? luminosidade ambiente (Foto: Leonardo ?vila/TechTudo)

Disponibilidade

O foco da Epson s?o as empresas. Embora haja planos futuros de disponibilizar o Moverio em lojas, a ideia, no momento, ? atender apenas companhias interessadas em solu??es de realidade aumentada.

Ainda n?o h? previs?o de quando a novidade chegar? aos cinemas brasileiros. As empresa

... s est?o aguardando uma regra da Ancine, que obriga a ado??o de medidas inclusivas para deficientes nas salas de cinema. ?A sala n?o depende de nenhuma estrutura espec?fica, nem da aquisi??o de nenhum equipamento especializado a n?o ser o ?culos com a aplica??o?, comenta Maur?cio Santana, diretor da Iguale, empresa criadora do app MovieReading.

A ideia ? que salas exibidoras adquiram unidades do Moverio no futuro e disponibilizem o aparelho para os clientes, ao entrarem na sess?o, assim como acontece com os ?culos 3D. Atrav?s de um app dispon?vel para tablets, os pr?prios clientes conseguem usar o servi?o. O pre?o do aluguel do ?culos estaria incluso no valor do bilhete.

Quais tecnologias vest?veis s?o mais promissoras? Opine no F?rum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.