Os pen drives são bem práticos para carregar seus arquivos para qualquer lugar, principalmente pelo tamanho compacto. O preço também é um atrativo com diversas opções de armazenamento e modelos compatíveis com computadores, celulares e demais aparelhos. No entanto, é fundamental ter alguns cuidados para que o dispositivo tenha uma vida útil maior. Quer saber como cuidar bem do seu pendrive? Então confira nossas seis dicas.

Vale a pena comprar um pendrive com USB 3.0? Confira nossa análise

Algumas dicas podem ajudar a preservar o seu pen drive (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Plugar e desplugar com segurança

Muitos usuários esquecem de ejetar com segurança o pen drive, ao invés de desplugar diretamente do computador. O procedimento é importante para evitar o corrompimento de dados no dispositivo, ou até problemas maiores. Para isso, quanto tiver terminado as transferências de seus arquivos no PC, acesse a tela de “Meu Computador”, clique com o botão direito no ícone do pendrive e selecione “Ejetar”.

Entenda a importância de remover o pendrive com segurança do computador

Ejete o pendrive antes de desplugar do computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quando concluir a ação, você poderá desplugar normalmente o pendrive da entrada USB do computador. Confira mais dicas neste tutorial para Windows e as instruções para ejetar o pendrive com segurança no Mac OS.

Criptografia

Para manter a segurança de seus dados, é possível criptografar um pendrive. Dessa forma, o acesso só é possível por meio de uma senha pessoal, mantendo seus arquivos importantes longe da visualização de amigos curiosos, por exemplo. Quer saber como configurar? O procedimento pode ser feito pelas configurações do “Painel de Controle” no PC, no item de “Sistema e Segurança”.

Criptografe seu pendrive com senha e mantenha os dados seguros (Foto: Reprodução/TechTudo)

Plugue o dispositivo, selecione a “Criptografia de Unidade de Disco” e siga os passos. Veja todos os detalhes do procedimento neste tutorial do TechTudo.

Rodar antivírus

Atualmente existem programas antivírus especialmente para proteger seus pendrives contra malwares. A ação é importante para evitar contaminações no computador, depois dele ser plugado. A dica vale principalmente para quem usa o dispositivo em diversos computadores diferentes, no trabalho, faculdade e lan-house.

Varrendo o pendrive contra vírus (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Uma opção gratuita é o ClevX DriveSecurity, criando uma barreira de segurança diretamente no drive externo contra trojans e vírus, sem precisar de instalação. Está com algum problema? Então veja nosso tutorial de como remover vírus do seu pendrive. Antivírus populares no computador também fazem a varredura de pendrives, como Avast, Norton, AVG e demais. Para isso clique com o botão direito no item do dispositivo, em “Meu Computador” e selecione “Sca

... n”.
Análise de drivers externos pelos Antivírus no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Manuseio no dia a dia

O uso no dia a dia também influenciam bastante na durabilidade do seu pendrive. É importante escolher aqueles modelos com tampinhas, principalmente para evitar que resíduos, como areia ou poeira, se aloquem na entrada USB, danificando os componentes internamente.

Por que meu pendrive não pode ser formatado? Comente no Fórum do TechTudo.

Mantenha o pendrive com tampa e protegido de resíduos e umidade (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

A dica é importante principalmente para quem deixa o dispositivo solto na bolsa, carteira ou bolso. A umidade também pode enferrujar, tanto internamente quanto externamente, prejudicando a transmissão de dados. Então vale ficar atento para esses detalhes.

Computadores de risco

Os vírus estão espalhados de forma camuflada em computadores, principalmente aqueles com acessos públicos de bibliotecas, faculdade, lan-houses e demais. Então, é importante, além do antivírus, ter em mente de que talvez seja melhor investir em um modelo mais barato para essas ações do dia a dia. E, por segurança, manter o pendrive mais caro para os PCs de confiança, em uso pessoal. Assim, você não perde dinheiro com um dispositivo caro.

Por segurança mantenha dois pendrives, um para PCs públicos e outros pessoais (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Formatar o pendrive

Uma forma de deixar o pendrive como “novo” é formatando o dispositivo. Dessa forma, serão deletados arquivos danificados e o recurso voltará ao seu formato original. Essa ação pode ajustar diversos problemas, bugs e erros de forma rápida. A ação deleta todos os arquivos, então, faça o backup anteriormente, copiando os arquivos para o computador.

Formate o pendrive para resolver alguns problemas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na formatação, plugue o pendrive no PC e na tela de “Meu Computador” clique com o botão direito no ícone do dispositivo. Depois selecione “Formatar” e confirme em “Iniciar”. Siga os passos deste tutorial para mais informações do procedimento no Windows e Mac, sem instalar nada.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.