O Gmail é um dos melhores e mais usados serviços de e-mail do mundo. Embora seja campeão de popularidade, poucas pessoas sabem tirar proveito de tudo o que ele tem a oferecer. Saiba como cancelar o envio de um e-mail, restaurar contatos deletados, recuperar mensagens excluídas e mais.

Como inserir emojis em seus e-mails usando o Gmail

Gmail é um dos serviços de e-mail mais usados no mundo (Foto: Reprodução/Google)

Desfazer envio de e-mail

Se você mandou um e-mail por engano ou seu arrependeu do conteúdo da mensagem, é possível voltar atrás e cancelar. Para ativar essa função, você deve ir até as configurações de sua conta, clicando no ícone de engrenagem que se localiza no canto superior direito e então navegar até “Cancelar envio”, marcando o botão “Ativar”. Então, é só definir quanto tempo você terá para cancelar a mensagem. 

Cancelar Hangouts e voltar ao Gtalk

Se não gostou da interface do Hangout e quer voltar para o tradicional Gtalk, também é muito simples. Quando estiver usando o Hangouts no Gmail, basta clicar no seu nome e então na opção “Voltar para o bate-papo antigo”. O seu Gmail vai atualizar e assim será possível usar o bate-papo da Google.

Restaurando contatos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Restaurar contatos

É possível fazer uma restauração da sua lista de contatos para um período de até 30 dias atrás. Para isso, clique em “Gmail” no canto superior esquerdo e clique em “Contatos”.

Acima da sua lista clique na opção “Mais” e depois em “Restaurar contatos”. Defina o período para o qual deseja fazer a restauração, como 10 minutos atrás, 1 hora ou 10 dias. Clique em “Restaurar” e espere o procedimento ser concluído.

Cancelar seu endereço de e-mail

Se você decidir cancelar a sua conta no Gmail, é preciso ir em “Minha Conta” e em seguida na opção “Excluir sua conta ou serviços” na seção “Preferências da conta”. Clique no item “Excluir produtos” e na seção “Excluir um produto” selecione “Remover Gmail permanentemente”. Siga o breve passo a passo apresentado e, por último, selecione “Remover Gmail”.

Seu Gmail será excluído mas a sua conta Google ainda permanece ativa, com seu histórico de busca, uso do YouTube, dentre outras coisas.

Sair do Inbox e voltar ao Gmail 

Se desfazendo do Inbox by Gmail (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

No Inbox vá até as Configurações e na seção “Outras” desmarque a caixa de seleção que diz “Redirecionar o Gmail para inbox.google.com”. Então, é só entrar no Gmail tradicional normalmente. Essa dica é útil para aqueles que não curtiram a interface do Inbox e nem sua dinâmica de organização.

Desfazer tradução de e-mail

O Gmail oferece a opção de tradução de e-mails automática quando percebe que você recebeu uma mensagem em outro idioma. Se você fez a tradução e agora quer retornar ao conte�

... �do original, basta clicar na opção “Visualizar mensagem original” para desfazer a tradução. Essa função é útil para quando não sabemos o que significa apenas algumas palavras do texto.

Desfazer denúncia de SPAM ou phishing

O Gmail nos permite denunciar certos destinatários como SPAM. Isso impede que sejamos incomodados com propagandas. No entanto, o que faz quando denunciar, por engano, um contato legítimo? Para desfazer a ação, abra a mensagem marcada como SPAM ou phishing, clique na setinha para baixo, ao lado de Responder e então clique na opção “Informar que não é phishing”. 

Recuperar mensagens excluídas

Ao deletar uma mensagem, ela vai para a lixeira do Gmail. Se você quiser recuperar uma mensagem que foi excluída a menos de 30 dias, basta clicar na lixeira, que fica à esquerda de qualquer página do Gmail e procurar pela mensagem apagada. Marque a caixa de seleção ao lado do nome do remetente e então clique na opção “Mover para a Caixa de Entrada”. Se você não estiver encontrando a lixeira, acesse a guia “Marcardores” e clique em “Mostrar” para visualizar a lixeira.

Cancelar login automático

Se você não quer que o Gmail entre automaticamente na sua conta, por questões de privacidade, é possível desfazer isso desmarcando a opção “Continuar conectado”, presente na tela de login. Quando terminar de ler as suas mensagens, encerre a sessão. Para isso, clique na sua foto, e então em “Sair”.

Desfazer 'descartar rascunho'

Quando estiver escrevendo um novo e-mail, especialmente os importantes, é necessário muita atenção. Se, por acidente, você descartar o rascunho, o Gmail oferece uma opção temporária no topo da tela para que esse rascunho seja recuperado. Utilize. Se você não fizer isso, o rascunho será perdido para sempre.

Com essas dez dicas esperamos que você domine um pouco mais um dos melhores e mais populares serviços de e-mail do mundo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.