Quem nunca sofreu com notebooks engasgando ao carregar jogos? A queda de desempenho dos aparelhos na hora de rodar aplicações mais pesadas é mais comum do que se imagina. Para te ajudar a solucionar isso, o TechTudo preparou uma lista com o que pode estar deixando sua máquina lenta. Confira os principais motivos e saiba como resolvê-los. 

Lista reúne os teclados mais adequados para cada tipo de jogo

Veja o que pode estar causando lentidão no seu notebook (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Bateria e carregador

Bateria e carregadores com defeito podem deixar o notebook mais lento com o tempo de uso. Para confirmar se o seu problema é esse, faça um teste simples. Se for possível, retire a bateria e deixe a máquina ligada apenas no carregador. Continua com a queda de desempenho? Talvez seja a hora de fazer a troca. Teste com outro carregador e outra bateria. Lembre-se: para evitar acidentes e mais dor de cabeça, sempre compre acessórios originais, indicado para o seu aparelho.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

Opções de energia

Para economizar bateria, alguns notebooks vêm configurado para reduzir o desempenho quando não estão ligados à tomada. Vá em "Painel de Controle", "Hardware e Sons", "Opções de Energia" e marque a opção "Alto Desempenho". Com isso, a máquina funcionará ao máximo, mesmo se estivar na bateria.

Temperatura

Além de prejudicar o desempenho, a temperatura excessiva pode danificar os componentes do notebook. Isso pode estar acontecendo por dois motivos principais: excesso de sujeira e mal funcionamento dos coolers. Pasta térmica gasta ou de má qualidade também pode aumentar a temperatura do processador.

A temperatura do seu notebook pode fazer o desempenho dele cair (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Faça um teste de estresse utilizando o Prime95 e monitore as temperaturas com o SpeedFan. Se o valor permanecer acima de 95º – pode variar de acordo com a máquina - pode ser necessário fazer uma limpeza, trocar coolers ou pasta térmica. Um suporte com ventoinhas também pode ajudar a manter a temperatura estável.

Aplicativos

Veja no Gerenciador de Tarefas se tem algum aplicativo consumindo mais recursos do que deveria (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Assim como nos desktops, abrir vários programas ao mesmo tempo pode causar lentidão nos notebooks. Você pode ver no "Gerenciador de Tarefas" todos os softwares que estão abertos e consumindo o desempenho do computador. Em relação a isso, não tem mistério. Finalize as tarefas que não estão em uso, simples.

Uma dica legal é diminuir os programas iniciados junto com o Windowse o programa CCleaner pode ajudar nesta tarefa. O seu Antivírus também podem ser um vilão se estiver com varreduras agendadas automaticamente. A dica é o colocar em modo silencioso/jogos ou até mesmo o fechar na hora de abrir apli

... cações pesadas.

Armazenamento

SSD aumenta velocidade no carregamento de arquivos (Foto: Divulgação/SanDisk)

Fez os testes e mesmo assim o notebook continua lento na hora de carregar games? Pode ser a hora de procurar um técnico. Mas antes disso há ainda a opção de fazer um upgrade. Além de mais memória RAM, colocar um SSD vai melhorar consideravelmente o desempenho da sua máquina. Hoje, já é possível encontrar SSDs custando em torno de R$ 270, um investimento razoavelmente baixo para dar sobrevida a máquina.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.