Você pode não ter notado. Mas, assim como a logo do Facebook mudou, alguns usuários repararam também que o ícone de adicionar amigos da rede social ficou um pouco diferente. A figura feminina agora tem mais contornos e aparece na frente da masculina; antes disso, a mulher ficava atrás do homem, em tamanho menor na escala. A alteração, feita pela designer Caitlin Winner, é simples, mas cheia de significado e busca de maior igualdade de gênero na plataforma de Mark Zuckerberg.

Ícones de adicionar amigos antigo (esq.) e novo (dir.) do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Caitlin contou sobre a história do novo desenho em sua página no Medium. Ela diz que o incômodo surgiu ao vasculhar o kit de glifos da companhia, onde são armazenados os arquivos em Photoshop. A designer notou que o ícone do homem era simétrico, enquanto o da mulher tinha um corte no ombro.

Arquivo original antigo do ícone de mulher do Facebook (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Ao compartilhar sua queixa com outra designer, a colega de trabalho apontou para um cartaz que diz: “Nada no Facebook é problema de outra pessoa” (tradução livre). “O ícone de mulher precisava de um ombro, então eu o desenhei”, explica Caitlin, confirmando que não houve um pedido de autorização para realizar a mudança, apenas um desconforto pessoal com o ícone de amizade e suas figuras.

Capacete de Darth Vader

A designer também redesenhou os ícones por completo, tirando da mulher o “capacete de Darth Vader” e substituindo-o por uma forma mais natural de cabelo, feita com maior cuidado. Na cabeça do homem, outra mudança. Saiu o topete, que conferia um visual datado, na opinião da profissional do Facebook.

Evolução dos ícones femininos do Facebook redesenhados (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Ao atualizar as imagens, Caitlin percebeu ainda que todas as novas solicitações eram representadas por um ícone masculino, então ela criou diferentes silhuetas. “Como mulher, educada em um colégio de mulheres, era difícil não se ater ao simbolismo do ícone atual; a mulher era literalmente a sombra do homem”, conclui. A mudança ainda levantou uma corrente feminista de apoio a Cait

... lin na Internet.
Nova notificações de amizade sempre traziam a figura masculina em destaque (Foto: Divulgação/Caitlin Winner)

Via Medium



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.