Novena é o primeiro notebook open source do mundo, elaborado com os preceitos do hardware livre, ou seja, com os esquemas de montagem disponíveis para quem quiser replicá-lo. O projeto é de autoria da dupla Andrew Huang e Sean Cross, que decidiu apostar tudo no desenvolvimento de seus próprios laptops. Cross compareceu ao 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorre de 8 a 11 de julho em Porto Alegre, para contar sobre a aventura.

Como assistir as palestras do FISL 16 online

Novena, o primeiro notebook open source (Foto: Giordano Tronco/TechTudo)

“Nós dois queríamos construir computadores quando crianças, a partir do zero”, conta Cross. O sonho virou realidade em dezembro de 2012, após meses de pesquisa e seleção de componentes acessíveis e de fácil operacionalização para a montagem do primeiro Novena. O projeto despertou o interesse da comunidade virtual de tal forma que Cross e Huang conseguiram captar 782 mil dólares via crowdfunding para iniciar a produção de algumas centenas de unidades para venda.

A pessoa pode até se perguntar: por que encomendar um Novena de desenvolvedores de Singapura se eu posso fazer o meu próprio? Mas a verdade é que, por mais que você possa fazer o seu em casa, a brincadeira pode custar caro, mais precisamente de US$ 5 a 10 mil. E a performance não compensa o gasto: o desempenho é equivalente a um computador de 10 anos atrás. 

“Não faz sentido construir um Novena a não ser que você queira montar vários para vender”, afirma Cross que também dá um conselhos aos desenvolvedores: “Se você quer montar um, ligue para uma empresa chinesa e passe as especificações. Eles vão montar e enviar para você.”

O que torna um Novena interessante e que compensa o investimento caro é que ele é "amigável" a adaptações. “O Novena tem vários GPIOS (portas genéricas de entrada e saída de dados). A maioria dos PCs tem zero. Na prática, o GPIOS garante que eu possa abrir o computador e montar o hardware da maneira que eu quiser”, explica Cross.

... n Cross (Foto: Giordano Tronco/TechTudo)" height="521" width="695">Sean Cross (Foto: Giordano Tronco/TechTudo)

Para ilustrar o que está dizendo, Sean Cross abriu o Novena e, ao invés de revelar um teclado, como na maioria dos notebooks, o que observamos são as peças da máquina e as diversas portas de dados usadas para customizá-la. “É literalmente um laptop ‘aberto’”, brinca o criador.

Tem vírus no Linux? Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.