O keylogger é um recurso 'espião' instalado de forma maliciosa no Windows para registrar tudo o que é digitado pelo usuário. Dessa forma, cibercriminosos podem roubar dados de acessos bancários, pessoais e até de redes sociais. No entanto, há uma forma simples de descobrir e deletar essa aplicação do PC. Confira.

Windows bloqueou um programa de fornecedor desconhecido? Saiba executar

Aprenda a descobrir e remover keylogger do PC, o recurso 'espião' (Foto: Divulgação)

Descobrir se tem keylogger

Passo 1. Abra o Gerenciador de Tarefas no computador. Para isso, aperte os atalhos no teclado CTRL+ALT+ESC e acesse a aba “Processos”;

Abra o gerenciador de tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, procure por itens executáveis que contenham três ou quatro letras maiúsculas seguidas por (.exe), como POL.exe, YIO.exe, BKP.exe e AKL.exe. Se encontrar um deles, clique em “Finalizar Processo”.

Encontre a execução de um suposto Keylogger (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Removendo keylogger

Passo 1. Aperte o atalho no teclado “Win +R” para abrir o “Executar”. Em seguida, digite “regedit” (sem aspas) e conclua em “Ok”;

Abra o executar e digite o comando destacado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois, você vai abrir essas pastas e subpastas em cascata, uma dentro da outra. Inicie pelo item “HKEY_LOCAL_MACHINE” e depois selecione “Software”;

Acesse as pastas destacadas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Microsoft” e depois “Windows”;

Acesse as pastas de Windows e Microsoft (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Busque pela pasta “Current Version” e selecione “Ru

... n”;
Finalize na opção RUN (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Agora busque pelo keylogger e delete o arquivo. Ele está representado por três ou quatro letras maiúsculas, seguidas de (.exe), como POL.exe, YIO.exe, BKP.exe e AKL.exe.

Busque pelo Keylogger especificado e delete (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você estará livre do recurso malicioso. É recomendado passar seu antivírus antes e após o processo para conferir se ele captura algum malware. O Combofix e Spybot também são boas opções para detectar programas espiões.

Por que meu Office 2007 dá erro na instalação? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.