A Samsung pretende trazer um recurso curioso para o arsenal de sensores biométricos disponíveis nos smarts: a capacidade de medir o índice de gordura corporal do usuário a partir do toque. A tecnologia é descrita num documento de obtenção de patente por parte da gigante sul-coreana. A ideia é usar um conjunto de sensores que sejam capazes de identificar a gordura corporal de quem segura o dispositivo.

Vai malhar? Conheça cinco aplicativos para usar durante o treino

Sensores fariam estimativa do índice de gordura a partir do toque dos dedos (Foto: Reprodução/USPTO)

O registro da ideia por parte da Samsung explica que, para funcionar, a tecnologia dependeria de quatro sensores, que podem ser montados no próprio aparelho, ou em um acessório, como uma capa protetora. A partir do toque dos dedos do usuário, esses sensores poderiam ser ativados para medir o índice de gordura corporal.

Segundo a Samsung, a medição funcionaria a partir de estimativas realizadas pelos sensores. O documento de registro da patente mostra uma pessoa segurando um smartphone numa posição em que quatro sensores estabelecem contato com a pele. Segundo a Samsung, esses sensores entrariam em ação, medindo taxas de impedância (a taxa de resistência que um circuito impõe à corrente elétrica) do corpo do usuário. Os dados obtidos nessas medições seriam usados para calcular o quanto dessa impedância é causado pela gordura corporal.

Ainda não há uma perspectiva de quando esse tipo de tecnologia pode chegar ao usuário. Em todo caso, a ideia complementa a variada lista de informações biométricas q

... ue smartphones já são capazes de coletar e poderia contribuir para aplicativos de fitness ainda mais completos e interessantes para quem usa o smartphone como ferramenta na hora de controlar o peso e os treinamentos.

Galaxy S6 ou S6 Edge? Qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo!

Via Venture Beat e Ubergizmo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.