O Google Drive ganhou um recurso para garantir aos usuários os direitos de propriedade sobre arquivos salvos na nuvem. Em anúncio feito nesta terça-feira (14), o Google afirma que as pessoas que não quiserem compartilhar seu conteúdo com qualquer um poderão editar suas preferências e garantir que só o que for liberado será visualizado por outros usuários, sem direito a download ou edição.

Google passa a exibir os resultados da Mega-Sena com apenas um clique

Atualização no Google Drive impede cópia de arquivos compartilhados (Foto: Divulgação/Google)

Até esta atualização, qualquer pessoa que tivesse acesso a uma pasta do Google Drive poderia salvar, encaminhar ou até imprimir os arquivos. O que é, aparentemente, algo comum, tendo em vista o lado colaborativo do serviço, que estimula trabalhos em conjunto pela web.

Entretanto, em casos que não tenham esta finalidade, o conteúdo acaba ficando bastante exposto para qualquer pessoa. Digamos que você compartilhe um trabalho que fez com algum contato. Ele pode, então, salvar, encaminhar para um amigo ou imprimir. Mesmo que esse não fosse o seu desejo.

“Com o gerenciamento de informações de direitos (IRM, em inglês Information Rights Management), as pessoas que usam o Google Drive agora podem desativar downloads, impressões e cópias a partir do menu de compartilhamento. É perfeito quando o arquivo tem informações que você não quer que sejam compartilhadas ou vazadas”, explicou o Google, em nota oficial.

Drive ganhou nova opção nas configurações de compartilhamento (Foto: Divulgação
... /Google)

Para desativar o compartilhamento, basta ir ao menu de compartilhamento de qualquer documento do Google e, no lado direito inferior, clicar em “Advanced”. Então, marque a opção “Desativar opções de download, impressão e cópia para quem comenta e visualiza”. Depois, é só salvar as mudanças.

Via Google Apps Updates

Qual é o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.