Que o YouTube é o maior portal de vídeos da Internet você já deve saber. Que milhares de vídeos são enviados ao site a cada minuto você provavelmente já desconfia. Ainda assim, há muitas coisas que nem todo mundo sabe e que tornam a navegação no site ainda mais interessante. Confira a lista preparada pelo TechTudo com as curiosidades mais inesperadas sobre o site de vídeos do Google.

Mozão, de Lucas Lucco, é o clipe mais visto do YouTube Brasil em 2014

Confira sete curiosidades do YouTube (Foto: Reprodução/YouTube)

1. Números de gigante

Às vezes perdemos a noção de como o YouTube se agigantou desde sua criação em 2005. Os números a seguir nos ajudam a mensurar a dimensão que ele tomou:

UM BILHÃO: É o número de usuários únicos visitam o YouTube todos os meses;

SEIS BILHÕES: É o total de horas de vídeo são assistidas por mês no YouTube, ou seja, quase uma hora para cada pessoa do planeta;

100 (CEM): Volume de horas de vídeo enviadas ao YouTube a cada minuto;

80% GLOBAL - É a parcela do tráfego do YouTube que vêm de fora dos Estados Unidos. O YouTube está disponível em 61 países e 61 idiomas;

40% MÓVEL: É o tempo de exibição mundial do YouTube em celulares e dispositivos móveis;

AO INFINITO E ALÉM: YouTube está disponível em centenas de milhões de dispositivos.

2. O campeão de visualizações

Psy no hit "Gangnam Style" (Foto: Divulgação/Psy)

NÃO TEM PRA NINGUÉM: Gangnam Style, o videoclipe nonsense do cantor sul-coreano Psy, é até hoje o único vídeo do YouTube a bater os 2 bilhões de visualizações. Quando o hit surgiu, em julho de 2012, o campeão de audiência era “Baby”, de Justin Bieber. Três meses depois, Psy passou para a liderança, de onde não saiu mais. O sucesso de Gangnam Style é tão grande que obrigou o YouTube a alterar o código do site para permitir uma marcação de visualizações superior a 2 bilhões – os programadores nunca imaginaram que um vídeo pudesse atingir esse total de views!

Outro videoclipe de Psy, “Gentleman”, detém o recorde de maior número de visualizações num único dia (38 milhões em 14 de abril de 2013), além de ser o 8º mais assistido do Youtube. Psy ainda aparece outra vez na lista dos mais visualizados com uma versão de “Gangnam Style” com a cantora Hyuna. Juntos, esses três vídeos somam quase 3,5 bilhões de visualizações. Uau!

E o vídeo brasileiro mais popular, tem alguma dúvida de qual é? “Ai Se Eu Te Pego”, do Michel Teló, é claro. O cantor está em 16º lugar no ranking mundial, com mais de 600 milhões de visualizações.

Confira a lista do top 10 (dados de novembro de 2014):

“Gangnam Style”, Psy  -  2,164,617,718 visualizações;

"Baby", Justin Bieber feat. Ludacris  -  1,118,977,434 visualizações;

"Charlie bit my finger – again!"  -  805,999,352 visualizações;

“On the Floor”, J-Lo feat. Pitbull  -  796,507,191 visualizações;

“Party Rock Anthem”, LMFAO feat. Lauren Bennett & GoonRock  –  783,940,551 visualizações;

“Waka Waka”, Shakira  -  779,426,113 visualizações;

“Love the Way You Lie”, Eminem feat. Rihanna  –  777,428,460 visualizações;

“Gentleman”, Psy  –  765,735,818 visualizações;

“Wrecking Ball”, Miley Cyrus  –  729,133,830 visualizações;

“Roar”, Katy Perry  –  721,813,023 visualizações.

Você confere a lista completa e atualizada na Wikipédia.

3. Escola online p

... ara criação de vídeos

Quer fazer um canal do YouTube legal, que renda vários acessos e que gere uma graninha? Então o Centro de Criação é para você. Trata-se de uma central de recursos online mantida pelo YouTube para ensinar os produtores de vídeos a usar o site de forma profissional. Aqui você vai encontrar aulas gratuitas sobre como montar o seu canal, atrair espectadores e inserir anúncios publicitários para ganhar dinheiro com suas criações. As aulas são, obviamente, em formato de vídeo e estão em inglês, mas há opção de legendas em português.

Videoaulas para criação de conteúdo (Foto: Reprodução/YouTube)

Separamos algumas das coisas mais legais que encontramos no Centro de Criação. Confira!

Manual de criação de conteúdo

Conceitos básicos para começar no YouTube 

Lições para aumentar seu público 

Como conseguir espectadores

Como ganhar dinheiro com os vídeos

Perguntas e respostas

4. YouTube tem estúdios físicos também!

Estúdios super equipados do YouTube têm câmeras profissionais, iluminação e mais (Foto: Divulgação/YouTube)

Imagine você começar um canal de YouTube com vídeos gravados com o seu celular e, em pouco tempo, ter à sua disposição um estúdio de gravação e pós-produção profissional. É isso o que o YouTube oferece para os colaboradores que possuam canais com no mínimo cinco mil assinantes. Qualquer usuário com audiência superior a esse número pode reservar um dia de gravação ou edição num dos estúdios do YouTube em Londres, Tóquio, Nova York ou São Paulo. Na infraestrutura oferecida estão câmeras, microfone, espaço amplo e computadores para edição e upload de vídeos.

Instalado em novembro de 2014, o YouTube Space São Paulo, localizado em Bom Retiro, tem uma vantagem ante os outros estúdios do site: a linha de corte para sua utilização é mais baixa, basta ter mil seguidores. Em breve o espaço também receberá palestras e oficinas sobre produção audiovisual para a Internet.

Confira o site do YouTube Space São Paulo.

YouTube Space em São Paulo (Foto: Divulgação/Youtube)

5. Blog acompanha os sucessos do YouTube

O YouTube Trends é um blog que acompanha semanalmente o que está fazendo sucesso no YouTube. É um bom jeito de não se perder no fluxo constante de novos vídeos, e ao mesmo tempo um bom mecanismo para entender o que desperta a curiosidade dos usuários. Há ainda um link no Google Trends dos Hot Vídeos mais assistidos do momento no YouTube (google.com/trends/hotvideos).

Há também o blog oficial do YouTube, mais voltado para notícias relacionadas a projetos da empresa, mas que conta no final do ano com retrospectivas bem legais – vale conferir!

O conteúdo dos dois blogs é todo em inglês.

6. YouTube em canecas, camisetas, cadernos…

A Google Store tem um bom número de produtos com a marca YouTube à venda, em sua maior parte roupas (camisetas, chapéus, jaquetas), mas também cadernos, bolsas, pendrives e uma simpática caneca. Os produtos preferidos aqui da redação são a claquete do YouTube e as caixas de som em formato de microfone, ambos com a marca do site. Se você tem dúvidas sobre um presente para os seus amigos geeks, tá aí uma dica.

Você pode ver os produtos Google Store para o YouTube.

7. Easter eggs!

SURPRESA: Deixamos o mais divertido para o final. “Easter Eggs” são pequenas surpresinhas deixadas para os fãs, normalmente em video games, filmes ou quadrinhos, mas neste caso no YouTube também. Por exemplo, experimente procurar por um destes termos no YouTube para ver coisas engraçadas acontecerem:

Use the force Luke;

Do the harlem shake;

Beam me up scotty;

Doge meme

Use the force Luke é um dos easter eggs do YouTube (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

É claro, elas não serão tão engraçadas se você não entender a referência (“Beam me up, Scotty” é uma referência a Jornada nas Estrelas, por exemplo). Veja uma lista completa de easter eggs do YouTube.

CONTADOR: Lembra que dissemos que os programadores do YouTube alteraram o código do site por causa dos 2 bilhões de acessos do Gangnam Style? Se você passar o cursor do mouse sobre o contador de acessos desse vídeo, aparecerá o número que ele mostraria caso o código não tivesse sido alterado.

Como evitar que um filme online fique travando? Confira no Fórum do TechTudo.

SNAKE: Por fim, o mais famoso: pressionando uma das teclas direcionais do computador enquanto o vídeo está carregando (quando aquelas bolinhas estão girando), você dá início a uma partida de Snake. Só cuidado para não se focar demais no jogo e esquecer de assistir o vídeo.

BÔNUS: YouTube cria ferramenta que transforma todos os vídeos em GIF; inscreva seu canal!

Via YouTube e Wikipedia



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.