Se você depende da Internet ou cabos para transmitir arquivos entre dispositivos eletrônicos, sabe o que às vezes esses recursos te deixam na mão. Para te ajudar, o TechTudo selecionou algumas tecnologias alternativas que permitem compartilhar mídias sem precisar de Wi-Fi, 3G ou cabos. Listamos desde tecnologias mais conhecidas, como o Bluetooth, até outras mais incomuns, como USBs Bluetooth e HDs Wireless. 

Conheça aparelhos para assistir vídeos no celular sem Internet

Bluetooth está presente em muitos gadgets (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Bluetooth

O Bluetooth surgiu em 1994, desenvolvido pela empresa de telecomunicações Ericsson, e é uma tecnologia de comunicação sem fio entre aparelhos que estejam a uma certa distância. Ele permite a transferência de mídias entre diversos aparelhos, como celulares, tablets, fones de ouvido sem fio, Smart TV, computadores e mais.

Existem diferentes classes de Bluetooth, cada uma com uma potência e alcance diferente. A mais potente permite transferir mídias grandes a até 100 metros, mas a maioria dos aparelhos ainda conta com classes com alcance de um a 10 metros que, apesar de ser uma desvantagem, acaba ajudando na segurança dos usuários.

USB Bluetooth

USB Bluetooth permite conectar seu aparelho a qualquer gadget com a tecnologia (Foto: Divulgação/Targus)

Para usufruir dos benefícios do Bluetooth, os dois aparelhos conectados precisam ter a tecnologia. Porém, se o seu dispositivo não conta com ela, você pode investir em um USB Bluetooth, permitindo que seu gadget se conecte a qualquer periférico com a tecnologia. Existem vários modelos do aparelho, que pode ser encontrado no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 15.

NFC

A tecnologia NFC pode ser usada para várias finalidades (Foto: Divulgação/NFC Forum)

NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução para o português), é uma tecnologia sem fio que permite a troca segura de informações entre aparelhos que estejam próximos um do outro. A tecnologia é um padrão definido pela NFC Forum, consórcio criado em 2004 e que tem como membros Motorola, Nokia, LG, Google, PayPal, Microsoft, Visa e Mastercard, entre outros.

O recurso funciona entre dispositivos que estejam a até 10 centímetros de distância, com o objetivo de garantir a segurança do usuário. Existem diferentes tipos de transmissão, que podem ser entre dois aparelhos que geram o sinal ou entre apenas um que gerador e um receptor. NFC pode ser usada em várias situações, como pagamentos, ingresso de um evento e imprimir fotos da câmera aproximando a mesma da impressora, por exemplo.

HD Wireless

Alguns HDs permitem a visualização do conteúdo pelo celular, tablet e PC (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
...

Outra forma de transmitir mídias sem cabos ou Internet é utilizando um HD Wireless, ou seja, um HD externo com Wi-Fi, que pode ser utilizado como sua biblioteca digital móvel. O dispositivo permite compartilhar as mais diversas mídias, como músicas, fotos e filmes, entre computadores, smartphones e tablets. A Seagate, por exemplo, tem vários modelos, com capacidade de até 2 TB.

Armazenamento móvel Wireless

(Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Você também pode optar por um armazenamento móvel Wireless. O dispositivo funciona como um espaço extra para armazenar, transmitir e compartilhar conteúdo com tablets, smartphones e computadores. Basta carregar seu conteúdo favorito e compartilhar, sem precisar de cabos ou fios. A Seagate possui um modelo com capacidade de armazenamento de até 500 GB.

Como escutar as musicas do celular Android no USB do carro? Opine no Fórum do TechTudo.

ZigBee

ZigBee é semelhante ao Bluetooth (Foto: Divulgação/ZigBee Alliance)

Pouco conhecido, o ZigBee  permite a comunicação sem fios entre diversos dispositivos eletrônicos. Seus destaques ficam por conta da baixa taxa de transmissão de dados, baixa potência de operação e também baixo custo. A tecnologia é comparada ao Wi-Fi e Bluetooth, porém com menor consumo e alcance reduzido, que chega a no máximo 70 metros.

Wi-Fi Aware

Wi-Fi Aware permitirá que gadgets se comuniquem sem conexão à Internet (Foto: Reprodução/Wi-Fi Alliance)

O último item da nossa lista é uma nova tecnologia desenvolvida pela Wi-Fi Alliance. O Wi-Fi Aware irá permitir que gadget se comuniquem sem a necessidade de fios ou conexão à Internet. Ele irá funcionar de acordo com o perfil do usuário, acontecerá através de aplicativos e irá permitir transmissão entre os aparelhos sem que o cliente precise contratar um plano de dados ou estar conectado à Internet.

A tecnologia funcionará como o Bluetooth, porém específica para cada usuário, já que irá traçar seu perfil para dar informações. O objetivo é que pessoas que estejam próximas possam se localizar, dar dicas, descobrir novos serviços e compartilhar arquivos, entre outras funcionalidades. Ela está e m desenvolvimento e deve chegar aos gadgets em breve. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.