O TechTudo compara as configurações de dois smartphones chineses disponíveis no Brasil: o Xiaomi RedMi 2 e o Meizu MX4. A análise leva em consideração os prós e contras dos aparelhos, em questão de desempenho, tela, design, câmeras e mais quesitos. Quer saber qual tem o melhor custo-benefício? Então confira essa "briga" de smarts.

RedMi 2 contra Zenfone 5, Moto G e Lumia 640: veja o comparativo

RedMi 2 ou Meizu MX4? Confira o comparativo e decida qual smart chinês é o melhor (Foto: Arte/TechTudo)

Design: empate

O RedMi 2 tem design mais compacto, graças à sua tela menor, de 4,7 polegadas. As dimensões são de 134 x 67,2 x 9,4 mm, com peso de 133 g. Por sua vez, o Meizu MX4 apresenta um visual mais refinado, com metal nas bordas e espessura mais fina: são 144 x 75.2 x 8,9 mm, com 144 g de peso. Vale considerar que sua tela é maior, com 5,36 polegadas.

RedMi 2 é mais leve e tem dimensões mais compactas que Meizu MX4  (Foto: Laura Martins/TechTudo)

O RedMi 2 está disponível nas cores rosa, amarelo, verde, preto e branco, enquanto o Meizu MX4 está disponível nas versões cinza, prata e dourado. Se o usuário prefere um smartphone mais leve e compacto, o aparelho da Xiaomi é uma boa opção.  Mas se você quer um aparelho fino e elegante, o MX4 não decepciona. Esse quesito resulta em empate, por depender do gosto da pessoa.

Tela: Meizu MX4

O RedMi 2 é um modelo intermediário, que conta com tela de 4,7 polegadas, com resolução HD de 1280 x 720 pixels. Isso gera uma densidade de aproximadamente 312 pixels por polegada – considerado bastante.

Apesar disso, o Meizu MX4 sai na frente quando o assunto é tela, com uma opção maior, de 5,36 polegadas e qualidade superior, com resolução 1920 x 1152 pixels. Totalizando 418 ppi, o que possibilita uma leitura mais agradável para o comprador.

Meizu MX4 tem tela Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

No dia a dia, a qualidade da tela é importante para os usuários que gostam de assistir a vídeos em alta definição, ler textos, navegar na Internet e até jogar pelo celular. Tudo isso sem riscos da imagem ficar pixelizada. Com isso, ponto para o smart MX4.

Desempenho: Meizu MX4

O RedMi2 oferece um processador Snapdagon 410, com plataforma de 64 bits, quad-core de 1,2 GHz, combinado com 1 GB de memória RAM. Por outro lado, o MX4 é ainda melhor. O smartphone da Meizu vem com processador potente de oito núcleos octa-core (quad-core 2,2 GHz e 1,7 GHz), em conjunto com a memória RAM de 2 GB.

Para escolher qual é o smartphone ideal, vale pensar nas funções desejadas. Caso você procure um aparelho para recursos mais básicos, como redes sociais e e-mail, não há muita exigência de processador. No entanto, para games, vídeos e mais tarefas pesadas, pode ser necessário investir em um modelo mais avançado, como o MX4.

... o)" height="463" width="695">RedMi 2 oferece processador quad-core (Foto: Laura Martins/TechTudo)

O armazenamento interno do RedMi 2 é de 8 GB, com expansão até 32 GB via microSD. Já o MX4 tem capacidade de 32 GB de espaço interno, no modelo brasileiro, sem slot para cartão. Ou seja, o gadget da Meizu tem memória maior, sem que o usuário precise comprar cartão de expansão.

Sobre o sistema operacional, os dois vêm de fábrica com o Android 4.4.4 (KitKat), com provável atualização para uma versão mais recente da plataforma móvel. No final das contas, a combinação de um octa-core com mais RAM resulta em funcionamento mais fluído e de acesso mais rápido às funções do sistema do que seu concorrente. Por isso, mais um ponto para o Meizu MX4.

Câmera: Meizu MX4

Câmera do Meizu MX4 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Quais são os cinco melhores smarts Android baratos? Veja no Fórum do TechTudo

Neste ponto, o Meizu MX4 ganha facilmente do concorrente da Xiaomi. Isso porque o MX4 vem com uma câmera principal de 20,7 megapixels, equipada com sensor Sony IMX220, flash dual-LED e lente com proteção do Gorilla Glass 3, contra arranhões. Para completar, conta com gravação de vídeo em qualidade de até 2160p (o dobro da Full HD). Já o sensor frontal é de 2 megapixels, tem aprimoramento de selfie e filmagem em Full HD.

O RedMi 2 chega com configurações mais modestas nas câmeras: o sensor traseiro oferece 8 megapixels com HDR  e gravação em Full HD (1080p). Já a frontal tem 2 megapixels e registra vídeos em qualidade HD (720p). Portanto, quem procura por um smartphone com câmera mais competente, o modelo da Meizu é a melhor opção.

Bateria: Meizu MX4

Meizu MX4 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)

Escolher um smartphone com boa bateria é fundamental para não ficar na mão. O RedMi 2 chega com bateria de polímeros de íon-lítio com carga de 2.220 mAh. Enquanto isso, seu concorrente, o Meizu MX4, conta com capacidade de 3.100 mAh, quase o dobro do concorrente. Isso significa que ele deve durar mais horas ligado, executando as mesmas funções.

Preço e disponibilidade: empate

O RedMi 2 chegou ao mercado brasileiro no final de junho, com preço sugerido de R$ 499, no modelo dual-chip com 4G. Um intermediário com valor bem abaixo da concorrência, considerando suas boas configurações.

Por enquanto, não é possível encontrar o celular da Xiaomi nas lojas convencionais. Para comprar, é preciso se cadastrar em um evento online, no site da Xiaomi, para conseguir concluir a ação. O próximo evento de vendas está marcado para terça-feira (21) às 12h.

RedMi 2 (Foto: Divulgação)

O Meizu MX4 já foi anunciado em território nacional, com conectividade 4G e vendas previstas para 8 de agosto. É possível fazer uma reserva no site especial da companhia. O preço ainda é um mistério e vai ser divulgado futuramente. Mas, considerando suas configurações avançadas, deverá ser mais caro do que o concorrente.

Essa rodada termina em empate, já que, por enquanto, os dois smartphones são difíceis de comprar, e não há informação do preço do MX4 para comparação.

Conclusão: Meizu MX4

Mesmo sem saber o preço do Meizu MX4, não dá para negar que suas especificações são bem superiores às do RedMi 2. O smartphone da Meizu oferece qualidade de tela superior, hardware poderoso, além de câmera principal de 20,7 megapixels.

Câmera principal do Meizu MX4 é de 20,7 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

No geral, é um celular para usuários mais exigentes, enquanto o RedMi 2 é intermediário. Com isso, o resultado do comparativo é positivo para o Meizu MX4.

Tabela comparativa entre o RedMi 2 e o Meizu MX4 (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.