Os cabos banhados a ouro estão na top da lista dos fãs de música que exigem uma alta qualidade sonora em seus equipamentos de áudio. Apesar de serem mais caros do que os concorrentes, eles prometem maior qualidade de transmissão, seja de áudio ou vídeo. Entenda agora a tecnologia por trás destes cabos e as vantagens que eles trazem para o usuário e veja se vale mais a pena investir nele.

Além do armazenamento: conheça funções ‘pouco conhecidas’ do USB

Galvanização

Galvanização é o nome técnico para o termo "banhado a ouro". Porém, não há tamanha ostentação. O processo de galvanização é de ordem micrométrica e não utiliza mais do que alguns miligramas de ouro.

A galvanização, ou galvanoplastia, consiste na técnica em que metais são revestidos por outros metais mais nobres, com o intuito de retardar a corrosão ou, ainda, para fins estéticos. Além disso, em caso de dano, é mais prático trocar o material revestidor do que o material revestido. A galvanização não utiliza apenas ouro. Ela pode revestir metais com cromo, prata e zinco também.

Quais as vantagens?

Cabos HDMI banhados a ouro (Foto: Divulgação/Santo Angelo)

A principal vantagem desses cabos é a resistência à corrosão. O ouro é muito mais resistente às ações do tempo e à oxidação do que o cobre, por exemplo. 

Além disso, o material é muito melhor condutor elétrico. Desta forma, cabos galvanizados têm uma capacidade ligeiramente maior de conduzir mais energia, melhorando a qualidade do áudio ou vídeo. O processo de galvanização também promove a aglutinação de partículas não condutoras para o interior do plug, diminuição do atrito, aumento da dureza superficial e resistência à temperaturas mais altas.

Normal ou banhado a ouro?

Apesar de serem superiores em qualidade, os cabos banhados à ouro são mais caros. Portanto, a não ser que você trabalhe profissionalmente com música ou com transmissões de vídeo, não vale muito a pena comprar um cabo galvanizado. Os convencionais já têm uma vida útil suficiente para a maioria dos usuários.

Modelos de cabos

Basicamente, qualquer cabo pode ser banhado a ouro. Porém, os mais comuns são fones de ouvido/headsets e cabos HDMI. Mas, se você é músico, pode encontrar diversos modelos de cabos para instrumentos, como guitarra e contrabaixo que também são galvanizados e prometem uma maior resistência e qualidade sonora.

Preço

Os fones de ouvido da marca Monster Diesel Vektr possuem plug de ouro e tem preço premium (Foto: Divulgação/Diesel
... )

Cabos HDMI banhados a ouro possuem até um preço acessível. É possível encontrá-los facilmente à venda por cerca de R$ 30. Já fones de ouvido e headsets são um pico mais caros. Os modelos galvanizados já começam em R$ 200 e o preço só sobe.

Por que um computador não funciona em 64bits? Comente no Fórum do TechTudo.

O mesmo acontece com os cabos para instrumentos, que são ligados em amplificadores. As versões galvanizadas custam bem mais que as versões normais. Portanto, se deseja comprar um cabo banhado a ouro, saiba que você estará pagando mais por mais resistência.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.