Uma nova tecnologia promete dificultar qualquer tentativa de cola. Desenvolvido pela xerox com foco em escolas e faculdades, o GIP (Gestão Inteligente de Provas) é uma interface web que utiliza um banco de dados de questões para criar versões de uma mesma prova. O sistema, que é uma evolução do Xerox SCFLink, adiciona a foto do aluno em seu teste e possui um algoritmo para corrigir as questões de forma automatizada. Para quem cola, o GIP pode ser uma tremenda dor de cabeça.

Dificuldade para se concentrar? Sete utilitários evitam distrações online

Novo sistema anti-cola põe até a foto do aluno no teste para evitar 'troca de provas' (Foto: Divulgação/Xerox)

Como funciona?

Para impedir os alunos de colarem, o professor deve inscrever as questões de sua prova na plataforma, que depois serão embaralhadas, criando modelos diferentes de um mesmo teste. Sendo assim, é possível criar, para uma mesma turma, provas com a mesma dificuldade, mas exercícios com informações diferentes. Essas provas podem ser intercaladas entre fileiras de alunos, ou exclusivas. 

O uso da foto também impede a "troca de provas" entre os alunos e facilita a identificação. Esse sistema já é utilizado em algumas escolas, mas a automatização da tarefa deve expandir sua aplicação.

Correção automática 

A solução para corrigir as provas funciona por meio de um algorítimo que em menos de um segundo reconhece as respostas de forma assertiva. O resultado de cada aluno é apresentado com informações estatísticas. As provas são identificadas por um QR Code e o envio de resultados é automático por e-mail. Tudo isso ajuda ao professor poupar tempo e acompanhar melhor o erros e acertos de alunos.

Para Daliana Farjallat, gerente de Negócios da Xerox, as diferentes variáveis integradas em uma só plataforma não tornam mais difícil a prática de como colar, como também deixa o processo educacional mais dinâmico.

“O GIP representa, para os professores, uma revolução no dia a dia em sala de aul

... a. Certamente com a tecnologia, as colas dos alunos estão com os dias contados”,  diz Daliana.

Qual é o melhor app para estudar para o ENEM? Veja no Fórum do TechTudo.

O GIP é uma evolução do Xerox SCFLink e os professores podem operar o sistema pelo Windows, Linux e Mac. Ele também é integrado ao painel da multifuncional Xerox, tornando mais fácil imprimir.

Via Xerox Brasil



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.