O Chromecast é uma dispositivo que permite assistir à filmes, fotos e fazer streaming de forma rápida e prática na televisão, sem precisar de cabos. No entanto, alguns problemas podem aparecer na conexão, que dão dores de cabeça aos usuários. Para ajudar, confira cinco dicas desde configuração até forma de resetar o dispositivo de streaming do Google para resolver os erros.

Como funciona o Chromecast, famoso gadget do Google para TVs? Entenda

Resolva os principais problemas do seu Chromecast (Foto: Divulgação/Chromecast)

1) Garanta a configuração correta

Para garantir que o Chromecast funcione de forma correta, é necessário seguir todos os passos para configurar o aparelho na TV. Se tiver alguma dúvida durante a configuração, confira este tutorial do TechTudo.

Verifique as configurações do Chromecast (Foto: Divulgação/Google)

O processo permite se conectar com o Wi-Fi de casa, então, é fundamental que a rede esteja ligada e funcionando para concluir a instalação. Também confira se o sinal de Internet está chegando na TV, e caso necessário utilize o roteador mais potente ou repetidor de sinal, que custa a partir de R$ 60.

2) Internet não conecta? Tente resetar o Chromecast

Mesmo depois de configurar o Chromecast seguindo todos os detalhes, o aparelho pode apresentar alguns erros de conexão. Primeiro vale verificar se o problema não está no Wi-Fi, testando no computador ou celular. Se estiver tudo certo e nada do Chromecast funcionar, o próximo caminho é reiniciar o aparelho.

Erros de conexão do Chromecast podem ser resolvidos reiniciando ou resetando o aparelho (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para isso, acesse as configurações do app Google Cast pelo celular ou computador e selecione “Reiniciar o Chromecast”. O aparelho vai desligar e ligar novamente na TV. Se nada disso der certo, vale resetar o dispositivo pelo computador ou celular. Dessa forma você retorna para o formato de fábrica, eliminando possíveis erros no meio do caminho.

3) Transmissão de vídeo travando na TV

O espelhamento de vídeos pelo celular ou computador na TV, pelo Chromecast, pode apresentar travamentos. Isso pode ser resultado do superaquecimento do aparelho que está reproduzindo a mídia ou pouca bateria, deixando o funcionamento restrito, principalmente em aparelhos mais antigos.

... h="695">Resolva travamentos de filmes no Chromecast na TV (Foto: Divulgação/Chromecast)

Caso esteja reproduzindo um vídeo por determinado aplicativo, tente fechar e abrir novamente a execução. Se continuar o problema, instale uma nova opção: o Plex transmite vis streaming na TV seus vídeos e fotos gratuitamente do Android, iOS e Windows Phone. Já o app do Chromecast para Google Chrome mostra a tela do computador de forma simples na TV, também pelo dispositivo.

Travamentos ao reproduzir vídeos com espelhamento de tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso uso o espelhamento pelo app do Google Cast, encerre e reinicie a transmissão da tela. Outro detalhe é conferir a velocidade de Internet: caso ela esteja fraca demais os vídeos podem ser afetados, com falha ou travamento ao carregar algum filme no Netflix ou YouTube, por exemplo.

Qual a melhor Smart TV a ser comprada? Opine no Fórum do TechTudo.

4) Erro: “Nenhum dispositivo Google Cast foi encontrado”

O usuário que configurou o Chromecast de forma correta e se deparou com o erro “nenhum dispositivo Google Cast foi encontrado” pode seguir alguns passos para tentar resolver. O mais básico e desligar a conexão e a TV e iniciar tudo novamente para tentar usar o streaming.

Ajustando erro de conexão com o Chromecast (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Note que no canto esquerdo da TV fica um indicativo da conexão Wi-Fi e se o dispositivo está devidamente configurado e pronto para uso. É importante lembrar que o computador/celular e o Chromecast devem estar na mesma rede Wi-Fi para o streaming funcionar. Verifique a conexão Wi-Fi, já que é por ela que a conexão é possível com a TV: teste no computador ou dispositivo móvel o acesso.

Se não resolver, tente se desconectar de redes VPN ou servidor de proxy, caso necessário. Isso porque o Chromecast não se conecta usando essas redes. Outro fator que pode estar gerando erro é o software firewall ou antivírus do computador, negando acesso ao dispositivo. Caso necessário, adicione uma exceção para a aplicação Chromecast no PC.

Nada disso resolveu? Então tente resetar o dispositivo para as configurações de fábrica e fazer uma nova instalação.

Formatos que o Chromecast suporta

O Chromecast suporta vários formatos de vídeos, fotos e músicas, mas não todos. Então, caso esteja tentando executar alguma mídia e esteja se deparando com o erro, veja quais os formatos que o aparelho consegue rodar: BMP, GIF, JPEG, PNG e WEBP e mídias AAC, MP3. MP4, WAV, WebM, codecs de vídeo H.264, Vp8, codecs de áudio HE-AAC, AAC LC, MP3, Vorbis, WAV AC-3 e E-AC-3.

Chromecast suporta determinados formatos ou codecs (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Caso precise transmitir um vídeo de outro formato, como RMVB ou VOB,o jeito é converter a mídia para depois usar o serviço de streaming. Para ajudar, confira a lista de conversores, com opções gratuitas e simples de usar. Um jeito também é usar uma aplicação de celular ou computador capaz de ler e usar codecs para essas extensões de mídias.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.