O Windows 10, nova versão do consagrado sistema operacional da Microsoft, será lançado nesta quarta-feira (29) e muitos já poderão utilizá-lo logo no primeiro dia. O sistema traz de volta o Menu Iniciar, um substituto para o Internet Explorer, a Cortana, assistente virtual da Microsoft e muito mais. Veja dez motivos para deixar para trás o Windows 7 ou 8.1 e atualizar para o Windows 10 "para ontem".

Testamos o Windows 10 com Cortana; veja o melhor e o pior do novo sistema

1) O Windows 10 é familiar

O principal motivo que impede pessoas de trocar de sistema operacional é o medo de mudanças. Especialmente usuários mais básicos que podem se perder com atualizações muito diferentes. Mas, essa não deve ser uma preocupação de quem instalar o Windows 10. Isso porque o novo sistema é muito familiar, já que une o que há de melhor no Windows 7, até hoje o sistema mais usado da Microsoft; e também do Windows 8, que promoveu mudanças profundas na interface de usuário.

Windows 10 reúne recursos do Windows 7 e 8 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Menu Iniciar, por exemplo, que foi retirado no Windows 8, está de volta no novo OS. Entretanto, ele também suporta as live tiles (blocos dinâmicos), criados para o Windows 8. E o melhor, com a migração, você não perde nenhum arquivo pessoal, como fotos, vídeos, contatos e mais dados armazenados. 

2) Assistente virtual Cortana

Windows 10 trará assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

Assim como a Apple e o Google, a Microsoft também tem uma assistente virtual, a Cortana - e ela está disponível para computadores com Windows 10. Apesar de ainda não falar português, a Microsoft já informou que até o final do ano os brasileiros poderão aproveitar todo o potencial da assistente

Com ela, o usuário pode fazer pesquisas por voz, encontrar documentos mesmo sem saber sua localização exata, bem como obter lembretes, informações sobre o clima e muito mais. Tudo com o poder da sua voz. A Cortana também está disponível no Windows Phone, Android e iOS (iPhone).

3) Especial para

... gamers

Outra novidade do Windows 10 é o DirectX 12, mais recente conjunto de APIs gráficas da Microsoft. Para gamers isso quer dizer que os jogos exigirão menos do computador mas terão um desempenho muito melhor. Já quem prefere jogar em consoles e possui um Xbox One, poderá fazer transmissões ao vivo de suas partidas ou, ainda, jogar no PC ou no tablet. E, graças a função DVR Game, os usuários poderão gravar gameplays de forma nativa, sem precisar instalar nenhum outro aplicativo no PC. 

4) Microsoft Edge, o novo IE

Windows 10 vem com substituto do Internet Explorer (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Microsoft Edge, novo navegador, veio para substituir o Internet Explorer. E não trata-se apenas de uma mudança de nome. O Edge foi desenvolvido totalmente do zero e está adaptado à todos os padrões web. Ele fornece uma navegação rápida e eficiente. Além de conter com ótimos recursos.

No novo browser é possível fazer anotações diretamente na página web ou compartilhá-la facilmente com outra pessoa. Ele também conta com um “Modo Leitura”, que elimina possíveis distrações.

Antes chamado de Project Spartan, Microsoft Edge é revelado em vídeo

Outra novidade fica por conta da barra de endereços, que agora pode fornecer algumas informações, como condições climáticas, valor de ações na bolsa de valores e até fazer alguns cálculos simples.

5) Segurança 

A Microsoft garante que o Windows 10 é a versão mais segura já feita do sistema. O Windows Defender, antivírus que já vem embutido, sofreu grandes reformulações e agora, segundo a desenvolvedora, se equipara aos maiores softwares do tipo. Ele é atualizado constantemente, para proteger os usuários mesmo dos malwares mais recentes, e age de forma quase instantânea.

Durante a navegação web, o recurso SmartScreen, presente no navegador Edge, monitora as páginas web e protege os usuários contra ataques de phishing, que tentam roubar informações pessoais. O sistema também bloqueia sites que são conhecidos por conterem malware e disseminarem vírus e mantém um banco de dados na nuvem com os sites mais perigosos para os usuários.

6) Multitarefa

Windows 10 pode dividir tela entre diferentes aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Multitasking é o novo conceito multitarefa Microsoft, que pretende expandir a produtividade de seus usuários. Com auxilio dele e do recurso Snap Assist, a organização da área de trabalho será muito mais eficiente. Há também a função de múltiplos desktops, já vista em outras plataformas como a Linux. Com ela, o usuário poderá criar mais de uma área de trabalho e gerenciá-las de acordo com a necessidade. 

7) Ótimos aplicativos nativos

O Windows 10 conta com uma grande gama de aplicativos nativos. Tudo para que o usuário possa instalar o novo sistema e já começar a usar, sem precisar baixar mais nada. Photos, Maps, Groove, Movies&TV e Mail & Calendar, são apenas alguns dos programas que já vem instalados no sistema. 

8) Adeus senhas! Windows Hello

Com o Windows Hello você pode desbloquear o computador com o seu rosto (Foto: Divulgação/Microsoft)

As senhas são a forma mais tradicional de desbloquear um PC, mas nem por isso são as mais seguras. É possível esquecer e até mesmo ter seu código roubado. Por isso, no Windows 10, a Microsoft implementou o Windows Hello. Agora, de forma nativa, o Windows 10 usa reconhecimento facial, com o rosto do dono do PC e desbloqueia o sistema apenas para ele. Adeus, senhas longas e complicadas! 

9) Modo Tablet

Windows 10 traz modo tablet que adapta interface à telas sensíveis ao toque (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Uma das grandes críticas do Windows 8 é sua interface, totalmente pensada para tablets e consequentemente inadequada para computadores sem tela touch. Para resolver esse problema, o Windows 10 ganhou o modo tablet, que pode ser ativado, ou não, dependendo da máquina do usuário. 

Veja como funciona o Windows 10 em telas touch neste vídeo

10) Central de Ações

A Central de Ações reúne todas as notificações do sistema. Ela veio para substituir a Charm Bar, outro recurso bastante polêmico do Windows 8 que incomoda os usuários do sistema da Microsoft. A nova central abriga configurações rápidas, como Wi-Fi, Bluetooth, volume, brilho, dentre outras opções.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.