Surpreendendo a todos, os desenvolvedores da interface para Linux KDE anunciaram sua aposta para celulares: o Plasma Mobile. A novidade promete levar a qualidade e os recursos do popular ambiente KDE também para os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Android M terá backup automático de apps quando celular for restaurado

Surge mais um sistema para dispositivos móveis: Plasma Mobile (Foto: Divulgação/KDE)

Ubuntu Phone tem alguma chance? Responda no Fórum do TechTudo

O Plasma Mobile é um ambiente gráfico baseado no Ubuntu Touch, o sistema operacional da Canonical que também está presente nos celulares com a marca Ubuntu Phone. Na prática, ele é uma versão móvel do sistema para PCs Plasma.

Ainda em fase de desenvolvimento inicial, ele atualmente só oferece funções básicas para o uso em um smartphone. Por enquanto, o sistema possui apenas um alternador de tarefas, um espaço de trabalho para gerenciamento do sistema e suporte para fazer e receber chamadas telefônicas.

 Mesmo com essas limitações, o sistema tem potencial para crescer, pois é totalmente baseado em tecnologias abertas. Ele usa Wayland como servidor de exibição padrão e pode emular aplicações baseadas em KDE Qt, GTK+, Ubuntu Touch e Sailfish OS. Um dos objetivos do projeto é que no futuro ele também suporte nativamente aplicativos feitos para

... pico-tip">Android.

No momento, o sistema operacional móvel do KDE ainda é apenas um protótipo e pode ser testado no LG Nexus 5. No futuro, ele também será suportado pelo Arch Linux ARM, o que permitirá instalar o sistema em outros dispositivos.

Via Plasma Mobile e It’s F.O.S.S.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.