O PlayStation 4 oferece algumas ferramentas para ajudar a diminuir o gasto de energia do console. Neste tutorial, você encontra algumas dicas para usufruir os benefícios de todas as opções para economizar e, desse modo, reduzir o impacto do aparelho em sua conta de luz. Confira:

PlayStation 4: dicas para aumentar a duração da bateria do DualShock 4

Playstation 4: é possível limitar o tempo de alimentação das entradas USB do console (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Limite o tempo de alimentação das entradas USB

Quando lançado, o PS4 trouxe como uma das novidades a possibilidade de carregar os controles (e outros dispositivos) a partir das entradas USB, mesmo se o console estivesse em modo standby. Apesar de ser uma função útil, ela impacta no alto consumo de energia. Por sorte, é possível limitá-la.

Para isso, no menu superior do console, selecione a opção “Configurações”. Em seguida, escolha “Configurações de economia de energia”, e então clique em “Definir as funções disponíveis no modo de repouso”.

Nesse menu, selecione o item “Fornecer energia para as portas USB”. É possível ligar ou desativar, completamente, a alimentação das entradas USB durante o modo standby. Se preferir, é possível também mantê-la funcionando apenas nas três primeiras horas após o console entrar em repouso.

Feche os jogos ao desligar o console

Ainda no menu “Definir as funções disponíveis no modo de repouso”, a última opção “Manter aplicativo suspenso” permite ao jogador manter games e outros aplicativos abertos no modo standby. Assim, ao ligar o console novamente, é possível retomar partidas exatamente do ponto onde foram interrompidas.

Playstation 4: feche jogos abertos antes de deixar o console em modo de repouso. (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Embora esta função seja útil, é interessante notar que ela também ajuda a aumentar o consumo de energia do console no modo de repouso. Uma forma de economizar sem precisar desativá-la. Apesar disso, é importante se lembrar de fechar os aplicativos não utilizados antes de deixar o PS4 em espera.

Para isso, quando um jogo estiver aberto, basta segurar o botão central do controle e selecionar a primeira opção do menu. Assim, quando o PS4 entrar em modo de espera, ele não vai permanecer com o aplicativo suspenso desnecessariamente.

Ative o desligamento automático

É possível definir que o seu PlayStation 4 desligue, automaticamente, após certo período de inatividade. O jogador pode, inclusive, escolher se prefere que o aparelho seja desligado completamente ou entre no modo de repouso. Veja como:

No menu superior do console, selecione a opção “Configurações”. Em seguida, vá em “Configurações de economia de energia”, e então a  clique em “Definir o tempo até o PS4 ser desligado”.

Playstation 4: há duas categorias diferentes para o desligamento automático do videogame. (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Neste menu, o jogador pode definir o tempo necessário para desligar o console após períodos de inatividade em duas categorias diferentes:

Reprodução de mídia: define o tempo necessário para desligar o PS4 qu

... ando o console reproduz arquivos de mídias, como filmes e músicas.

Geral (aplicativos): define o tempo necessário para desligar o PS4 quando o console roda jogos ou outros aplicativos.

Em cada uma delas, é possível definir o período de inatividade necessário para desligar o console. As opções variam entre uma e cinco horas.

Se todas as opções do menu “Definir as funções disponíveis no modo de repouso” (como a alimentação das entradas USB) estiverem desativadas, o PlayStation 4 será desligado completamente após o período selecionado. Caso contrário, o videogame vai entrar em standby.

Considere desligar o PS4 em vez de mantê-lo em standby

Quando é deixado em modo de repouso, o PlayStation 4 pode executar diversas tarefas, como baixar jogos e atualizações em segundo plano, além de carregar os controles conectados ao console.

Playstation 4: procure desligar o aparelho também em vez de mantê-lo sempre em standby (Foto:Reprodução/Cássio Barbosa)

Apesar de o consumo de energia do PS4, neste estado, ser relativamente baixo, pode impactar a sua conta, uma vez que o console está sempre, de certa forma, ligado. Para não perder os benefícios, uma boa solução é alternar entre o modo standby e o desligamento total do console.

Assim, deixe para utilizar o modo de repouso apenas em situações que o justifiquem, como para concluir um download ou manter uma partida que não pode ser interrompida. Nos outros casos, é recomendável desligar o aparelho completamente. A sua conta vai agradecer.

Você acha que falta alguma coisa no PlayStation 4? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.