Adoniran Barbosa, famoso sambista de São Paulo que imortalizou a canção Saudosa Maloca é o tema do Doodle do Google desta quinta-feira (6). Conhecido por batucar em uma caixinha de fósforos, é assim que ele foi retratado na página inicial do buscador, junto ao Trem das Onze, outro de seus grandes sucessos. Nos esboços iniciais do Doodler Leon Hong, responsável pela arte, é possível ver os ponteiros do relógio apontando 11 horas e o trem se aproximando em um trilho com uma pauta musical.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Adoniran Barbosa e o Trem das Onze ganham Doodle do Google no Brasil (Foto: Reprodução/Google)

O Google criou ainda uma Rádio Adoniran Barbosa no Google Play Música com canções de Adoniran Barbosa e de outros músicos que ele inspirou e que o inspiraram. Conhecido no Brasil como um dos cantores de samba mais influentes do gênero, o sambista paulista ganhou uma homenagem pelo que seria seu 105º aniversário. O Doodle também ajuda o Google a divulgar seu serviço de streaming, rival de outros como Spotify, Deezer e Apple Music, que recentemente ganhou "playlists contextuais locais".

Adoniran exaltou as classes populares, os trabalhadores e moradores de favelas de São Paulo, dando vida à uma narrativa sobre a vida nas malocas e nos cortiços. De origem simples, o sambista foi criticado por usar o "português errado", cheio de vícios. O que não o impediu de se tornar um ícone.

Esboços do doodle de Adoniran Barbosa feito a lápis pelo Google (Foto: Reprodução/Google)

"Como a maioria das pessoas que influenciaram a história, a identidade musical única de Adoniran ressoou com seus ouvintes por meio da sua marca de honestidade e autenticidade, defendendo sua arte como um marco musical e uma relíquia querida do samba brasileiro", afirma o Google em comunicado. A gigante de buscas divulgou ainda esboços do desenho feito a lápis. 

"O desejo de Adoniran de ser diferente é a razão pela qual sua música continua a inspirar gerações de compositores de samba", completa o Google.

O doodle está

... disponível na página inicial do Google no Brasil e também em outros países como Chile, Argentina e Peru, na América Latina. Além de outras nações da Europa e Ásia. 

Nascido João Rubinato, em 6 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo, o sambista usava Adoniran Barbosa como nome artístico. O artista representava em programas de rádio vários personagens, entre eles Adoniran Barbosa, que adotou para a carreira musical. O também conhecido como pai do samba paulista morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos.

Conheça a história dos Doodles do Google 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.