Dizem que a vida imita a arte e, em alguns casos, isso pode ser bem verdade. Na tecnologia, por exemplo, muitos aparelhos e dispositivos surgiram primeiro nos filmes e séries para só depois serem lançados comercialmente. Nesta lista, você confere dez exemplos de tecnologias que surgiram primeiro nos cinemas e só depois foram parar nas mãos de pessoas do mundo todo.

Dia dos Pais: confira dicas de presentes tech

01. Computadores – Jogos de Guerra, 1983

Cena do filme Jogos de Guerra, de 1983 (Foto:Reprodução/YouTube)

Em 1983 os computadores eram máquinas bem diferentes das de hoje, limitadas apenas a geeks e engenheiros. Porém, o filme Jogos de Guerra retrata um mundo onde essas máquinas são acessíveis a todos e elas já fazem parte do cotidiano das pessoas. Além disso, ele traz um debate sobre segurança digital, hackers e, como cereja do bolo, este filme usou pela primeira vez a palavra “firewall”, um termo bem comum na segurança da informação.

02. Celulares e smartphones – Tempos Modernos (1928) e Star Trek (1960)

Celulares aparecendo nos filmes já na década de 60, como é o caso do filme Star Trek (Foto:Reprodução/YouTube)

Os celulares, tão onipresentes hoje, já foram parte apenas do imaginário das pessoas. No filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e lançado em 1928, vemos uma cena onde uma mulher está andando e segurando um aparelho no ouvido ao mesmo tempo em que conversa com outra pessoa que não está lá.Além disso, na série Star Trek, da década de 60, os tripulantes possuíam um comunicador muito similar aos nossos celulares hoje.

Smartphones também foram antecipados em filmes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

03. Tablets – 2001 – Uma Odisseia no Espaço, 1968

No filme 2001 - Uma Odisseia no espaço, os astronautas usavam tablets (Foto:Reprodução/YouTube)

Os tablets apareceram pela primeira vez no filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, um clássico de Stanley Kubrick e que foi lançado em 1968. Nele, dois astronautas almoçam enquanto lêem notícias em um aparelho muito similar ao tablet.

04. Telas sensíveis ao toque – Minority Report, 2002

As telas sensíveis ao toque foram apresentadas na telona no filme Minority Report (Foto: Divulgação/Fox)

A interface dos computadores mostrados no filme Minority Report, de 2002, impressionou a todos. As telas sensíveis ao toque eram bem comuns na realidade do filme. Porém, elas só começaram a se popularizar em 2007, quando Steve Jobs lançou o primeiro iPhone.

...

05. FaceTime/Skype – Os Jetsons, 1960

Videoconferência sendo mostrada no desenho Os Jetsons (Foto:Reprodução/YouTube)

No desenho de Hanna Barbera, os Jetsons, ela tentou imaginou um mundo 100 anos no futuro. E, em algumas coisas, ela acertou. Por exemplo, as conferências de vídeo hoje são bastantes comuns, por programas como Skype e FaceTime.

O Skype é uma opção de videoconferência (Foto: Divulgação/Google Play)

06. GPS – 007 Goldfinger, 1964

Um navegador GPS sendo mostrado num dos filmes do 007 da década de 60 (Foto:Reprodução/YouTube)

Hoje em dia, praticamente todos os celulares contam com GPS. Além disso, alguns carros já vem com esta tecnologia embutida.

Os GPSs atualmente estão presentes em diversos carros (Foto: Divulgação/Garmin)

Porém, em 1964, isso era apenas um sonho, que foi representado numa das aventuras do agente James Bond. No filme Goldfinger, ele dirige um Aston Martin que conta com um sistema de geoposicionamento.

07. Fones Bluetooth – Fahrenheit 451, 1966

No filme Fahrenheit 451 as pessoas já usavam fones Bluetooth (Foto:Reprodução/YouTube)

Na trama do filme Fahrenheit 451, lançado em 1966 e baseado no livro homônimo escrito por Ray Bradbury em 1953, as pessoas assistem televisão usando uma espécie de fone de ouvido sem fio, com um design bem similar aos nossos atuais fones de ouvido Bluetooth.

08. Kinect – De Volta para o Futuro, 1985

O Kinect, da Microsoft, foi mostrado primeiro no filme De Volta para o Futuro 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Na clássica trilogia De Volta para o Futuro, vemos em uma das cenas pessoas jogando videogame sem utilizar um controle, apenas o corpo. Esta tecnologia já é realidade, por meio do Kinect, do Xbox. Em jogos como Just Dance, por exemplo, você é o próprio controle. Mesmo existindo já há alguns anos, essa tecnologia ainda causa espanto em alguns. Imagine isso na década de 80!

  • Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

09. Skate Voador – De Volta para o Futuro 2, 1989

A Hoverboard está prestes a se tornar realidade (Foto:Reprodução/YouTube)

Sim, a Hoverboard, mostrada no filme De Volta para o Futuro 2, está prestes a se tornar realidade. A montadora japonesa Lexus anunciou que vai lançar um skate voador nesse mês de Agosto de 2015.

Veja como funciona o Slide, skate voador anunciado pela Lexus (Foto: Divulgação/ Lexus)

Ele é movido por ímãs e supercondutores resfriados com nitrogênio. Só nos resta esperar para ver se ele vai ser tão sensacional quanto o do filme.

10. Impressoras 3D – Star Trek, 1964

Replicador, do filme Jornada nas estrelas, é semelhante a uma impressora 3D (Foto:Reprodução/YouTube)

Em 1964, na série televisiva Star Trek, os tripulantes da espaçonave comandada pelço capitão Kirk contavam com um aparelho batizado de Replicador. Este aparelho criava peças e objetos físicos. É exatamente o que fazem as nossas impressoras 3D de hoje, que podem construir até mesmo casas!

Confira o vídeo abaixo com o funcionamento de uma impressora 3D

Essas são apenas algumas das tecnologias que apareceram primeiro no cinema e só depois de muita pesquisa e estudo se tornaram realidade. Visto que a tecnologia avança à passos largos, só podemos esperar que mais coisas incríveis mostradas nos filmes se tornem realidade, como a inteligência artificial JARVIS, que o Homem de Ferro usa.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.