O consumo excessivo de bateria nos iPhones é um problema recorrente. Com os novos iPhone 6 e 6 Plus equipados com o iOS 8.4 os usuários sentem menos estes efeitos, contudo, mas existem algumas maneiras simples de preservar a bateria e prolongar seu tempo de uso. Confira 20 passos que ajudarão a manter o seu iPhone mais tempo longe das tomadas.

Por que a bateria dos smartphones acaba tão rápido?

Veja truques para economizar bateria no seu iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1. Desativar a pesquisa automática de redes Wi-Fi

Esta dica impedirá que o seu aparelho procure automaticamente por redes disponíveis. A função não deixa de ser interessante, porém aumenta o consumo de bateria.

Vá em: Ajustes > Wi-Fi > Solicitar Conexão;

Desative a pesquisa automática de Wi-Fi (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

2. Verificar os apps que consomem mais bateria

No iOS 8, a Apple permite que os usuários verifiquem o consumo de bateria por aplicativo, facilitando a identificação dos apps mais “famintos”. Isto pode ajudar na redução do uso de tais aplicativos ou até mesmo a desinstalação dos mesmos.

Vá em: Ajustes > Geral > Uso > Uso da bateria;

Verifique apps que consomem mais energia (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

3. Ativar a redução das animações do iOS

Reduzir as animações do sistema contribui para aumentar o tempo de vida da bateria. O mesmo vale para o efeito “Parallax”, que movimenta o papel de parede de acordo com movimentação do aparelho nas mãos do usuário.

Vá em: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento;

Reduza as animações no iOS (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)


4. Desativar atualizações em segundo plano

Isto impedirá que os apps façam atualizações de informações em segundo plano, o que aumenta o consumo do seu pacote de dados e da bateria. Cabe ressaltar que ao optar pela desativação, os aplicativos se conectarão apenas enquanto a tela do iPhone estiver ligada. Para saber mais, veja o tutorial de como desativar atualizações em segundo plano no iOS.

Vá em: Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano;

Desative atualizações em segundo plano (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

5. Desativar transferências automáticas

Impedir que o iOS transfira de forma automática atualizações de aplicativos, livros e músicas para o seu i

... Phone ou para outros dispositivos com a sua conta iCloud é uma prática eficiente para economizar bateria. O sistema continuará informando sobre as atualizações, mas deixará de fazer o download de forma automatizada.

Vá em: Ajustes > iTunes Store e App Store > Transferências automáticas;

Desative transferências automáticas (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

6. Organize o serviço de localização (GPS)

O serviço de localização por GPS sempre será um grande vilão por trás do consumo excessivo de bateria no iOS. Mas é possível minimizar estes efeitos simplesmente determinando quais apps podem localizar você e em qual momento; sempre ou apenas durante o uso do aplicativo. Veja, também, como enviar sua localização por mensagem.

Vá em: Ajustes > Privacidade > Serv. Localização;

Configure o GPS corretamente (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

7. Aumentar contraste

Desde o iOS 7 diversas mudanças e melhorias foram feitas no visual do sistema, como transparências, efeitos de profundidade e movimentação mais fluida. No entanto, apesar de bonitas, as modificações alteram a autonomia da bateria. Por este motivo, a Apple permite desativá-las. Quer saber como ocultar várias fotos de uma vez no iOS 9? Descubra

Vá em: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Aumentar contraste;

Aumente o contraste do seu dispositivo (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

8. Desativar o brilho automático e reduzir brilho da tela

De forma simples, impedir que o sistema gerencie automaticamente o brilho da tela significa que o sensor de luminosidade do iPhone deixará de ser utilizado, o que vai acarretar em um consumo de bateria. Para economizar ainda mais, regule a intensidade do brilho de forma manual. Valores entre 50% e 70% são suficientes para enxergar o conteúdo do display em ambientes internos e externos.

Vá em: Ajustes > Tela e brilho;

Desative o brilho automático e reduza a luminosidade da tela (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

Dica: Devido ao tipo de tecnologia utilizada na construção do display Retina da Apple, a utilização de papéis de parede com cores claras auxiliam na redução do consumo de energia.

9. Desativar notificações para determinados aplicativos

O sistema de notificações é uma das funções principais de um smartphone, mas pode ser um grande vilão do consumo de bateria, caso não seja configurado adequadamente. Mantenha ativas apenas as notificações para aplicativos importantes, como e-mail, mensagens, lembretes ou calendário. Para apps como Facebook, Twitter ou WhatsApp, considere apenas os avisos nos ícones, já que estes aplicativos possuem bastante atividade.

Vá em: Ajustes > Notificações;

Desative a notificação em alguns aplicativos (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

Qual o melhor app para economizar bateria? Comente no Fórum do TechTudo  

10. Desativar localização (GPS) para alguns serviços do sistema

Existem serviços do sistema que executam em segundo plano e que utilizam o GPS para determinar a sua localização. Esta busca frequente pelas suas coordenadas gera consumo extra de bateria. Veja abaixo quais devem ser desligados:

Vá em: Ajustes > Privacidade > Serv. Localização > Serviços do Sistema;

- Alertas por localização

- iAds com localização

- Sugestões do Spotlight

- Conexão a redes Wi-FI

- Locais frequentes

Selecione as funções que podem utilizar o GPS (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

11. Desativar definição de data e hora automática

O iOS mantém a data e a hora do seu dispositivo atualizados de forma automática, e ao fazê-lo, ele utiliza as coordenadas de sua localização e a conexão de dados, gerando consumo de bateria. Mas você pode mudar essa configuração.

Vá em: Ajustes > Geral > Data e hora;

Desative a atualização automática de data e hora (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

12. Desativar o Bluetooth após utilização

Desde o iOS 8, o Bluetooth vem ativado por padrão, e é mais uma característica do sistema que aumenta desnecessariamente o consumo de bateria. Apenas ative este recurso quando for efetivamente necessário, por exemplo, quando estiver usando: fones de ouvido Bluetooth, apps para troca de arquivos ou quando for utilizar o Airdrop. Quer saber como enviar fotos, vídeos e outros conteúdos entre dispositivos iOS sem usar cabo? Veja este tutorial.

Vá em: Ajustes > Bluetooth;

Utilize o Bluetooth só quando necessãrio (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

13. Desativar Handoff e Aplicativos Sugeridos

O Handoff é um recurso do iOS que transfere atividades entre dispositivos Apple, como iPhone, iPod, iPad ou Mac. Por exemplo, você pode começar a escrever um e-mail no seu iPad e terminá-lo em um Mac. Entretanto, este é um recurso que pode ser ativado somente quando for necessário, pois utiliza o Bluetooth e o Wi-Fi. Já o recurso Aplicativos Sugeridos, como o nome já indica, sugere apps já instalados ou da App Store supostamente úteis e de acordo com a sua localização atual, ou seja, o GPS e sua conexão de dados ou Wi-Fi serão ativados neste recurso.

Vá em: Ajustes > Geral > Handoff e Aplicativos sugeridos;

Desligue o Handoff e Aplicativos Sugeridos (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

14. Desativar o AirDrop

O AirDrop é uma ferramenta para compartilhamento de arquivos entre dispositivos Apple, através de Wi-Fi ou Blluetooth. Desativar o AirDrop irá impedir que o seu dispositivo busque constantemente outros gadgets Apple nas proximidades. Para desativá-lo basta abrir o Centro de Controle, clicar em “AirDrop” e depois em “Inativo”.

Seu Mac é antigo? Veja como usar o AirDrop em dispositivos Apple com versão anteriores do sistema

Desative a função AirDrop (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

15. Desativar Podcasts

Um Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet e que permite aos ouvintes acompanhar a sua atualização constante. Caso o Podcasts seja uma ferramenta indispensável em seu dispositivo, você pode reduzir a frequência de atualização dos dados e assim economizar bateria e seu pacote de dados. Configure seu Podcasts da seguinte forma:

Vá em: Ajustes > Podcasts;

- Desligar: Atualização em segundo

- Desligar: Sincronizar Podcasts

- Ativar: Transferir apenas via Wi-Fi

- Altere o Atualizar para: Manualmente

Desative a atualização dos Podcasts (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

16. Desativar Movimento e Preparo Físico

Este recurso funciona como um complemento para o novo aplicativo de Saúde da Apple. Ele faz com que seu dispositivo determine sua localização e utiliza os sensores do aparelho para contagem de passos. Esta opção é ativada por padrão, mesmo para quem não utiliza o app de Saúde.

Vá em: Ajustes > Privacidade > Movimento e Preparo Físico;

Desative as funções Movimento e Preparo Físico (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

17. Desativar o FaceTime para redes celulares

O FaceTime é um recurso que permite realizar videochamadas em seu dispositivo. A função pode ser utilizada na rede 3G/4G ou via Wi-Fi. Para quem utiliza o FaceTime é recomendado desativar a opção de redes celulares e utilizar somente conexões de rede Wi-Fi. Para quem não faz ligações de vídeo, é recomendado desativá-lo. Descubra como resolver falhas no FaceTime do iOS.

Vá em: Ajustes > FaceTime;

Confidure o FaceTime apenas para uso do Wi-Fi (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

18. Desativar compartilhamentos de fotos do iCloud

Com este recurso ativo, o seu dispositivo enviará automaticamente todas as fotos salvas na memória para o drive de nuvem da conta iCloud ou para os demais dispositivos associados a conta. Desative esta opção para economizar o pacote de dados e bateria. Veja aqui como encerrar sessões do iCloud e evitar invasões.

Vá em: Ajustes > iCloud > Fotos;

Desative o compartilhamento de fotos no iCloud (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

19. Não enviar diagnóstico de uso para Apple

Esta função envia logs de uso e relatórios de falhas do sistema de forma automática para os servidores da Apple. Desative a opção para economizar energia e o pacote de dados.

Vá em: Ajustes > Privacidade > Diagnósticos e Uso;

Desative o envio de diagnóstico de uso para a Apple (Foto:Reprodução/Rafael Jandre)

20. Utilize mais o modo avião

O modo avião pode ser utilizado em situações de uso que não necessitem de conexão de dados, por exemplo: ouvir músicas, assistir a filmes ou ler livros que já estejam na memória interna do dispositivo. 

Vá em: Ajustes > Modo avião; 

Utilize o "modo avião" (Foto: Reprodução/Rafael Jandre)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.