A Microsoft desenvolveu um projeto bem curioso em parceria com a revista norte-americana The New Yorker. A ideia é ensinar computadores a entender humor. A partir das charges (cartoons), o programa pretende ensinar o sistema de inteligência artificial a identificar traços que tornam uma situação engraçada. A meta é fazer com que os próprios PCs sejam capazes de criar piadas automaticamente.

Cinco coisas que seu pai já fez no Facebook e deixou você envergonhado

PC Microsoft tem sistema de inteligência artificial capaz de entender piadas em charges (Foto: Pond5)

Conduzido por Dafna Sharaf, da Microsoft, o projeto foi estruturado da seguinte forma: o computador foi exposto a um grande volume de charges. Depois, o software recebeu informações que dão o contexto da piada e traduzem o conteúdo de cada quadrinho do cartoon. Em outra etapa, funcionários da revista foram convidados a classificar piadas e charges com objetivo de estruturar um ranking.

Qual é o seu aplicativo favorito? Comente no Fórum do TechTudo. 

Em seguida, o computador foi exposto às charges que foram usadas pelos funcionários da The New Yorker para criar o ranking. O curioso é que a inteligência artificial foi capaz de fazer escolhas que estavam em sintonia com o que os editores da revista consideram mais engraçado, com um ótimo filtro.

A The New Yorker é uma revista muito tradicional nos Estados Unidos, e suas últimas páginas são dedicadas ao humor. Muitas pessoas enviam sugestões semanalmente e o computador treinado pela Microsoft começou a ser usado no processo de triagem desse conteúdo sugerido.

A imagem mostra como o computador an
... alisa uma piada. Em verde, o contexto "espaço de trabalho, secretária". Em vermelho, a anomalia da situação: "paraíso, caminho para o céu" (Foto: Divulgação/Microsoft)

O "computador bem humorado" foi capaz de eliminar aproximadamente 2.200 sugestões de piadas e charges pouco interessantes de um total de mais de 5 mil que a revista recebe todas as semanas. Mais do que agilizar o processo, a ferramenta poupou o tempo dos editores da The New Yorker.

Via Microsoft Research



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.