A Samsung apresentou nesta quinta-feira (13) o maior disco rígido do mundo super disco em formato de 2,5 polegadas foi desenvolvido para aplicações comerciais, mas chama atenção por ser o primeiro SSD a destronar os discos rígidos mecânicos do posto de recordistas de espaço. Até então, os maiores discos disponíveis eram da Seagate, com 8 TB, e da Western Digital, com 10 TB.

Notebook ficando sem áudio? Corrija o problema

Com 16 TB, Samsung lança o primeiro SSD a superar o espaço disponível nos maiores discos rígidos mecânicos (Foto: Divulgação/Samsung)

O feito da Samsung foi possível pela aplicação da tecnologia de fabricação de chips NAND verticais em 48 camadas, que leva a módulos com 256 gigabits. Essa técnica reduz custos e aumenta consideravelmente a densidade de armazenamento de dados por chip, permitindo que, pela primeira vez, um SSD superasse a quantidade de espaço disponível nos maiores discos rígidos. O novo SSD da Samsung foi apresentado no Flash Memory Summit, uma conferência da indústria fabricante de memórias NAND Flash, realizado na Califórnia.

O SSD de 16 TB foi batizado com o nome pouco interessante de PM1633a e usa algo em torno de 500 chips de com 256 gigabits de armazenamento, que juntos dão um total de 15.36 TB. A ideia de ter todo esse espaço disponível num SSD é bastante atraente, mas é preciso considerar que esse tipo de equipamento, por enquanto, é voltado para uso em data centers e em aplicações de escala industrial. O disco de 16 TB deve chegar ao mercado dentro de alguns meses a preços não revelados.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Para o consumidor doméstico a notícia é boa de qualqu

... er forma, já que a tendência é que SSDs com maior capacidade provoquem quedas nos preços dos discos rígidos convencionais. Outro ponto positivo é que o processo de fabricação que possibilitou o SSD de 16 TB da Samsung aplica uma manufatura que aumenta a densidade por chip de memória, o que no fim das contas significa um processo de fabricação de custos menores e que poderá levar a SSDs domésticos mais baratos no futuro.

Via ZDnet, Ars Technica e VR-Zone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.