Com a chegada do Windows 10 no último 29 de julho, os usuários do sistema ganharam mais um navegador nativo: o Microsoft Edge. Desenvolvido para substituir o polêmico Internet Explorer, o browser vem cheio de novidades e com uma interface completamente reformulada. Conheça os principais recursos do Microsoft Edge para começar a usar o mais recente browser do Windows.

Golpe usa upgrade do Windows 10 como isca para invadir computador

Microsoft Edge é o nov navegador desenvolvido pela Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

1) Como usar o Microsoft Edge?

Há, pelo menos, três maneiras de iniciar o novo navegador da Microsoft: pelo Menu Iniciar, pela aba "Todos os aplicativos" ou pela barra de tarefas. Logo após a atualização seu ícone é fixado na barra por padrão, basta clicar para começar a usar. 

2) A Tela Inicial

Página inicial do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

A tela inicial no Microsoft Edge é dividida em três áreas principais. A primeira é a barra de busca, onde você pode fazer pesquisas na web ou digitar endereços de sites. A segunda, se chama “Sites principais” e exibe as páginas visitadas com mais frequência.

A última é o feed de notícias, que reúne links para os principais sites de notícias da Internet, além de alguns widgets, como previsão do tempo e o resultado dos jogos do Campeonato Brasileiro.

3) Personalizando o seu feed de notícias ou a tela inicial

É possível personalizar as notícias que aparecem em seu feed ou, ainda, a própria tela inicial do navegador. Para isso, clique em “Personalizar”, link que se encontra no canto superior direito, entre a barra de busca e os sites principais.

Na página que abrir é possível definir o conteúdo da tela inicial do programa, seu idioma, e ainda os assuntos de maior interesse como: “Dinheiro”, “Estilo de Vida”, “Entretenimento” ou “Notícias” em geral.

4) A barra de ferramentas do Microsoft Edge

Barra de ferramentas do Microsoft Edge (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Os principais diferenciais da barra de ferramentas do Microsoft Edge ficam do lado esquerdo da tela. Primeiro, com ícone em formato de livro, é o modo leitura, que ajusta a exibição da página web focar somente no texto. Depois do botão de favoritar, fica o novo botão Hub, que reúne em um único lugar os seus favoritos, lista de leitura, histórico e downloads.

Logo em seguida fica, o botão para criar anotações nas páginas da web, o ícone de compartilhamento e, por fim, as configurações do navegador. 

5) Alterando o buscador padrão do Microsoft Edge

Por padrão, o Microsoft Edge faz pesquisas utilizando o Bing. Mas, para quem não está acostumado com o buscador da Microsoft, é possível alterar essa configuração de forma muito simples. Veja como alterar o buscador padrão do Microsoft Edge

... r>

6) Abrindo novas abas

Abrir novas abas no Microsoft Edge é extremamente intuitivo e igual aos outros navegadores. Basta clicar no botão “+” ao lado da última aba aberta para abrir uma nova. Outra maneira é usar o atalho “Ctrl + T” para isso.

7) Navegando de forma anônima

Para usar a navegação InPrivate, ou navegação anônima, basta clicar no botão “…” no canto direito da barra de ferramentas e depois na opção “Nova janela InPrivate”. A nova janela aberta não criará registros no histórico nem salvará cookies. 

8) Definindo um site como página inicial

Por padrão, a página inicial do Microsoft Edge é o um compilado de notícias e links para os sites mais visitados. No entanto, é possível definir um endereço web para ser a sua página inicial.

Para isso, clique em “…” e depois vá em “Configurações”, na nova janela que se abrir clique em “Exibir configurações avançadas” e ative a primeira opção, “Mostrar o botão da página inicial”. Em seguida, digite o endereço do site que você deseja que seja a sua página inicial.

9) Alterne entre os temas “Claro” e Escuro”

O Microsoft Edge possui dois temas para a sua interface: um claro e outro escuro. Para alternar entre eles, clique novamente no botão de menu “…”, depois em “Configurações” e selecione o tema do navegador na primeira opção, “Escolha um tema”.

10) Importando favoritos

Para importar os favoritos de um outro navegador para o Microsoft Edge, você deve novamente acessar as configurações do programa, clicar em “Importar favoritos de outro navegador” e, então, escolher o browser. Depois, é só clicar no botão “Importar” e esperar o processo ser concluído.

11) Modo Leitura

Modo Leitura no Microsoft Edge (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Microsoft Edge conta com um novo recurso chamado de “Modo Leitura”. Quando ativado, ele remove banners publicitários, cabeçalho, rodapé e barra de navegação para que o usuário possa se concentrar somente no texto. Para habilitar o Modo Leitura, basta clicar no ícone de livro aberto, que se encontra no canto superior direito da barra de ferramentas. 

12) Adicionando uma página à sua “Lista de Leitura”

No Microsoft Edge é possível criar uma lista de leitura com textos que você pretende ler mais tarde. Para incluir uma página na sua lista de leitura, basta clicar no botão de “Favoritos”, ícone em forma de estrela, e selecionar a opção “Lista de Leitura”. Depois, é só clicar em Adicionar, e você poderá voltar naquele texto quando tiver mais tempo. 

13) O Hub

O Hub do Microsoft Edge (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Hub é mais um novo recurso presente no Microsoft Edge. Ele reúne, em um único espaço, todos os sites marcados como favoritos, os textos que estão na sua lista de leitura, o seu histórico e os downloads recentes. Para acessá-lo, clique no quarto botão da direita para a esquerda na barra de ferramentas, representado por três linhas.

14) Anotações Web

Anotações da Web - Novo recurso do Microsoft edge (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Com o recurso de Anotações Web o usuário pode escrever com o mouse nas páginas abertas. Para habilitar a função, é só clicar no botão em formato de caneta na barra de ferramentas. 

É possível usar pinceis de pontas e cores diferentes, borracha, criar balões de fala e até recortar determinadas partes da página. Depois de todas as edições serem feitas, você pode salvar e compartilhar a página web modificada.

15) Configurações do Microsoft Edge

Clicando no botão “…” do Microsoft Edge, é possível acessar as configurações do programa. Nessa aba, é possível alterar o tema do navegador, a página inicial, limpar os dados de navegação, personalizar o modo de leitura e mais. 

Nas configurações avançadas o usuário pode bloquear pop-ups, escolher usar ou não o plugin Adobe Flash Player, gerenciar as senhas salvas, alterar o buscador padrão, bloquear cookies, ativar o filtro SmartScreen, dentre outras opções de segurança e de uso.

Atualização do Windows 10 funciona em PC com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.